Review: Helios Overdrive VTR Effects

Abyss
26 de julho de 2017
Novo Delay da Walrus Audio!
28 de julho de 2017
Abyss
26 de julho de 2017
Novo Delay da Walrus Audio!
28 de julho de 2017

Review: Helios Overdrive VTR Effects

Acabamento/Construção/Embalagem

O Helios é o primeiro pedal do fabricante VTR Effects. O acabamento do pedal é muito bonito, nas cores creme e preto, com uma bonita arte. O led na cor branca combina muito bem com o conjunto assim como os knobs. Encontramos pequenas granulações na pintura da caixa, mas nada que desabone o resultado final.

A construção é bem sólida, com uma placa bem fixada e bons componentes sendo utilizados. A entrada para fonte de alimentação e na parte de trás do pedal, o que sempre me agrada mais. A caixa é bem sólida e o pedal passa uma aparência de robustez. Ele apenas pode ser alimentado via fonte (9v padrão Boss).

A embalagem é bem legal, numa caixa de madeira personalizada com a logo do fabricante e o nome do pedal. Dentro o pedal vem embalado num saco plástico e “protegido” por lascas de madeira, o que passa uma imagem bem artesanal do produto. Só senti falta de material sobre o pedal e o fabricante, como manual, adesivo e coisas do gênero.

 

Timbres

O Helios é um overdrive de baixo ganho, daquele tipo transparente que um monte de gente vem usando em seus pedalboards. Não espere encontrar grandes quantidades de ganho aqui. Seria um pedal indicado para blues, algumas vertestes de rock e algum pop que utilize overdrives que não necessitem de muito ganho.

É um ótimo pedal para aquela sonoridade de crunch, que funciona tanto em power chords como em acordes abertos, onde todas as notas soam definidas e claras. O Helios pode trabalhar muito bem sozinho ou em conjunto com outros pedais. Utilizei-o sendo empurrado e empurrando outros pedais e os resultados foram bem satisfatórios. Inclusive você pode somá-lo com um booster para alcançar mais ganho e sustain para algumas sonoridades que o pedal não entregaria sozinho. Outra função que ele pode desempenhar é a de booster sujo, para empurrar um amplificador valvulado.

O Helios se saiu bem com diferentes guitarras e amplificadores. Minha preferência foi utilizá-lo com Humbuckers, onde pra mim ele se saiu muito bem. Com singles ficou faltando um pouco mais de ganho para a minha utilização em algumas situações. Mas nessas, somá-lo a outro pedal foi a solução. O controle de tone tem um alcance interessante, podendo deixar a sonoridade bem rasgada ou um pouco mais fechada.

O Helios é uma ferramenta bem interessante para se ter no pedalboard já que pode exercer mais de uma função. Se você curte sonoridades de crunch a lá John Mayer, ou procura uma opção de overdrive transparente pode ser uma ótima opção. A VTR Effects chega ao mercado com um produto sólido, que vai agradar bastante gente!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Costumo dizer que nada mais simples do que um overdrive de três controles para o seu pedalboard. Em três minutos você já vai ter encontrado uma regulagem que lhe agrade. Fácil e simples de usar! praticamente um plug and play!

 

Regulagem Favorita

Volume: 13:00h

Tone: 11:00h

Gain: 14:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *