Review: TWA Echo

Published on setembro 22nd, 2017

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A TWA é uma empresa conhecida por seus pedais sofisticados, especialmente os envelope filters. Mas a linha Fly Boys oferece pedais mais simples e com preço mais acessível.  Os pedais são fabricados na China e possuem ótima qualidade de acabamento. A caixa é de alumínio numa pintura muito bem feita (eletrostática?) numa cor rosa bastante chamativa. Não encontrei nenhum tipo de falha no acabamento.

A construção é bastante sólida. A caixa é bem robusta e a placa está muito bem fixada com seus componentes. Já que se trata de um pedal bem pequeno, foi uma decisão bem acertada colocar o jack de alimentação do pedal na parte superior, o que ajuda a distribuir os cabos em torno dele. O Echo pode ser alimentado apenas via fonte (padrão Boss) e é true by-pass.

A embalagem é bem bacana, com simplicidade e beleza. A caixa é preta com o nome da série (Fly Boys) destacada em prata na parte superior e a indicação do modelo e do fabricante em uma das laterais. Acompanha o pedal um manuam simples de operação com informações sobre o pedal.

 

Timbres

O Echo FB-03 é um delay digital que pode oferecer de 20ms até 600ms de atraso. Ele pedal possui apenas três controles: Echo (mix), Intense (feedback) e o botão maior Rate (delay time). As repetições começam cristalinas e vão se degradando gradualmente, simulando aquela sonoridade analógica que (quase) todo mundo gosta.

Essa característica se torna bem bacana em configurações de feedback e delays mais longas. As notas soam claras no início mas vão se deteriorando formando uma sonoridade bem legal para acordes. O tempo de delay permite que você atinja sonoridades de rockabilly ou algo a lá The Edge, já com o atraso próximo ao máximo, coisas como umas sonoridades de dotted 8th, para delays mais rítimicos.

Outra característica legal do Echo é sua auto-oscilação. Em configurações de repetições mais altas dá para “brincar” bastante com as possibilidades, já que ele permite um equilíbrio interessante, permitindo que a oscilação fique ao redor, de maneira bastante orgânica.

Se você porcura um delay repleto de recursos e controles, certamente o Echo FB-03 não é para você. Mas se você procura um delay plug and play, que te forneça boas sonoridades sem custar uma fortuna, vale a pena dar uma olhada nesse modelo, que foi uma ótima surpresa para mim!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Dificilmente você vai achar algum delay mais simples de se trabalhar no mercado. São três controles, bem fáceis de se lidar e de ótima interação. Fica apenas o cuidado com os controles de Echo e Intense, que são bem pequenos e as vezes é difícil de ver onde estão posicionados.

Regulagem Favorita

Echo: 12:00h

Intense: 13:00h

Rate: 11:00h