Review: Aqualung Rockfabrik Effects

Published on janeiro 26th, 2018

Acabamento/Construção/Embalagem

Eu conheci os pedais da Rockfabrik Effects na NAMM em 2017 e certamente o que me chamou a atenção foi o cuidado do fabricante com o visual dos pedais. O acabamento do Aqualung é impecável e chama a atenção de qualquer um. A pintura e a arte no pedal são muito bem feitas e as inscrições e controles interagem com a arte do pedal. Os pedais são fabricados na Turquia.

A construção do pedal também é impecável. A placa é impecável com a utilização de ótimos componentes. Chaves, knobs, footswitch, jacks, tudo é de ótima qualidade. O pedal pode ser alimentado apenas por fonte 9 ou 18v (centro negativo, padrão Boss).

A Embalagem fecha com chave de outro todo o conjunto do produto e mostra a preocupação do fabricante com o design. É o tipo de coisa que trás mais um diferencial legal para marca e para o produto, oferecendo além dos ótimos timbres, um visual matador!

 

Timbres

O Aqualung é um overdrive do tipo “transparente”, com baixo ganho e que também pode ser utilizado como um clean booster. Você deve estar pensando: Mais um? Sim, mais um. Mas esse modelo tem uns recursos bem interessantes que vão ajudá-lo a se diferenciar da maioria.

Os três controles tradicionais em overdrive (Volume, tonalidade e ganho) são acompanhados por duas chaves para corte de frequências: Uma para o corte de algumas frequências agudas e outra para o corte de algumas frequências mais graves. E isso é a grande sacada do pedal.

Essas chaves facilitam bastante a utilização do pedal em qualquer guitarra, já que o acréscimo ou corte de frequências podem ajudar na hora de montar o timbre. E também é bem útil quando você vai tocar em um amplificador diferente do seu, com sobra de graves ou agudos. Você pode compensar esse excesso cortando as frequências no pedal. Outro detalhe interessante é que quando você corta as frequências agudas e as graves, o o pedal oferece uma sonoridade onde ele pode ser utilizado como um booster de médios, o que se torna bem útil para se destacar numa mix de banda.

O Aqualung funcionou muito bem em diversas situações e em diferentes guitarras e amplificadores. Nas situações em que precisei de um pouco mais de ganho, utilizei o pedal junto com um booster e resolvi o meu problema. O controle de tonalidade do pedal é bem atuante, mas mesmo em configurações extremas oferece sonoridades agradáveis. É o tipo de overdrive que é uma ótima ferramente para se ter no pedalboard, pois oferece diversas soluções sonoras de maneira muito simples. E com ótimos timbres!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A grande sacada do pedal são as chaves de corte de frequências. Isso vai oferecer a você diversas possibilidades. É um pedal simples de usar que com poucos minutos você já vai estar dominando e buscando as possibilidades que mais se adequem ao seu som. Difícil vai ser parar de tocar…

 

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

Tone: 12:00h

Gain: 13:00h

Hi Cut: on

Low Cut: off