Review: Vola Preamp/Overdrive AC Noises

Published on fevereiro 2nd, 2018

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal que analisamos da AC Noises (mas não o último!) e o acabamento deles sempre me chamou bastante a atenção. Quando peguei o pedal em mãos pude verificar que as ótimas impressões eram verdadeiras. A pintura do pedal é muito bem executada, assim como a arte presente no pedal (que é bem inusitada). A indicação dos controles é bem discreta e a cor dos knobs contrasta bem com a cor do pedal, formando um ótimo conjunto.

A construção é muito bem executada, com ótimos componentes utilizados, tanto na parte do circuito interno como na escolha e utilização de jacks e knobs. Os jacks de in e out ficam na parte superior do pedal o que ajuda a bastante a economizar espaço no pedalboard. O Vola pode ser alimentado apenas via fonte padrão 9v (centro negativo).

A embalagem é simples, com uma caixa de papelão com adesivos com a logo do fabricante. Dentro o pedal vem dentro de um saquinho de pano e acompanham o pedal manual, certificado de garantia, adesivo e palheta. Dado ao lindo acabamento do pedal, acho que uma embalagem mais classuda valorizaria ainda mais o produto.

 

Timbres

A primeira coisa que preciso deixar clara é que o Vola não é derivado de um TS. Digo isso porque ao olharmos um overdrive, verde, com três controles, nos faz ter uma associação quase que imediata com o clássico. Ele oferece um drive que varia de baixo a médio ganho e com uma característica bem própria.

Uma das coisas legais no pedal é que ele pode ser utilizado de diversas formas dentro do seu pedalboard. Ele pode trabalhar muito bem como booster, como overdrive de primeiro estágio, ou até como overdrive de segundo estágio em configurações mais extremas. Mas não espere nada de alto ganho. Não é a praia dele.

O que me chamou mais a atenção no Vola, como característica sonora, foram os graves que ele proporciona. O pedal oferece um drive corpulento e cheio, que funciona muito bem em guitarras equipadas com captadores single coils. E isso sem sacrificar o brilho e os agudos no timbre. Com guitarras equipadas com humbuckers foi necessário abrir um pouco mais o controle de tone, para evitar que os graves embolassem um pouco.

O Vola trabalhou muito bem em diversas situações com instrumentos e amplificadores diferentes. Eu o utilizei mais na função de overdrive principal e fiquei bem satisfeito. Esses graves que o pedal oferece deixam uma stratocaster com uma sonoridade gorda e feroz. E ao reduzir o controle de volume do seu instrumento, você ainda pode utilizá-lo como crunch, apenas para dar aquela “granulada”no timbre. Ótimo overdrive!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Overdrive de três controles é praticamente aquela situação de plug and play. O Vola é muito fácil e simples de se operar e os timbres estão praticamente prontos! Só é necessária atenção ao controle de tone dependendo do amplificador e guitarras utilizados.

 

Regulagem Favorita

Vol: 12:00h

Tone: 12:00h

Gain: 13:00h