Review: TL Overdrive Aura Amps

Published on fevereiro 23rd, 2018

Acabamento/Construção/Embalagem

Um dos diferenciais da Aura Amps é o cuidado com o acabamento/construção dos seus produtos. E com o TL Overdrive não é diferente. O visual baseado numa guitarra Telecaster é bem legal e chama bastante a atenção quando está no pedalboard. Foi uma ótima sacada do fabricante! A escolha da chave e knobs, o led grande e brilhante e a falta de inscrições deixa o visual bem limpo e a placa de acrílico com o nome do fabricante acrescenta um ar de sofisticação ao produto. E ainda tem a pintura, que é muito bem executada num fiesta red clássico!

A construção é muito bem feita e organizada. A Aura se utiliza de ótimos componentes e o pedal é um verdadeiro tanque, que passa a impressão que vai durar anos! Particularmente tenho curiosidade quanto a durabilidade da chave que seleciona os níveis de ganho no pedal (que é a chave que parece a seletora de pickups). Não que seja o tipo de controle que você vá alterar todo tempo, e ela também é bastante robusta. Mas é o tipo de chave que não se utiliza normalmente para essa função. Os jacks de in e out ficam localizados na lateral do pedal e a entrada para a fonte de alimentação, na parte de cima (ou frente?) do pedal. Um detalhe importante na construção é que a placa de circuito poderia ser melhor fixada.

As embalagens da Aura são um capricho a parte! Todas personalizadas e exclusivas, contendo um “forro” interno e com quadrinhos ilustrando a parte exterior. É uma amostra do cuidado do fabricante com seus produtos e com a exclusividade da marca. Um cuidado que não pode passar desapercebido e acrescenta valor ao produto como um todo!

 

Timbres

O TL Overdrive é um pedal de sonoridade bem definida. Ele oferece  uma quantidade de ganho moderada e pode ser utilizado como overdrive de primeiro ou segundo estágio. A primeira característica que eu gostaria de destacar é a de que ele respeita muito as características do seu instrumento. Utilizando guitarras com diferentes captadores é possível perceber como o pedal trabalha em conjunto com a sonoridade e não subjugando a característica do instrumento. E isso é excelente.

Ele pode ser utilizado em diversas situações e funciona muito bem para blues e várias vertentes de rock. Pode ser utilizado também como booster, empurrando outro pedal ou amplificador valvulado. O pedal oferece três níveis de saturação, aproveitando o shape e desenho escolhido para o mesmo. Eu achei os três níveis satisfatórios, mas um controle tradicional ofereceria mais possibilidades. Novamente, as três possibilidades oferecidas me agradaram plenamente. O controle de Tone é que eu acho que poderia oferecer um pouco mais de variação durante o seu cursor. Uma atuação maior certamente ofereceria ainda mais possibilidades a esse competente overdrive.

O TL overdrive é um pedal bem interessante. Além de um visual único, proporciona ótimas sonoridades de overdrive e combinou bem com tudo que eu testei por aqui, com diferentes guitarras e amplificadores. Se você está buscando um overdrive do tipo transparente, de baixo/médio ganho, pode ser o que você busca. Vale a pena conferir.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O TL é um pedal bem simples de operar. São dois knobs e uma chave. Certamente você vai plugar e já sair tocando. O meu senão vai para a falta de inscrições nos knobs de volume e tonalidade, e que num palo escuro, no meio da ação pode causar alguma confusão. Entendo que foi uma opção pela estética do pedal, mas um marcador nos knobs para mostrar como ele está configurado já ajudaria bastante.

 

Regulagem Favorita

Ganho: Posição 1

Volume: 13:00h

Tone: 13:00h