Entrevista: Samtone Effects

Classic Valve Distortion!
10 de março de 2016
Novidades da JHS Pedals!
14 de março de 2016
Classic Valve Distortion!
10 de março de 2016
Novidades da JHS Pedals!
14 de março de 2016

Entrevista: Samtone Effects

Se teve uma empresa que cresceu e apareceu em 2015 foi a Samtone Effects! E rapidamente conquistou inúmeros fãs e clientes, com seus pedais habitando os pedalboards por todo o Brasil. Para conhecer um pouco mais sobre a empresa, batemos um papo com seu criador, Samuel Santos!

Logo SamTone

 

Pedais & Efeitos: Samuel, em primeiro lugar obrigado por sua atenção e disponibilidade em responder essa entrevista. Como surgiu a Samtone?

Samuel: A SamTone surgiu meio que por acaso, eu queria muito um TS-808 e como não tinha dinheiro para comprar um, comecei à estudar alguns projetos eletrônicos e entender melhor como funciona os pedais, ja que tinha conhecimento em eletrônica para informática, tive uma certa facilidade em me familiarizar, mas acabei fazendo um clone do TS-808 (desses de internet) e ficou muito legal, mas sem intenção de vender. Na época eu revendia alguns pedais e equipamentos para guitarra e rolando por uma página, eu me deparei com um rapaz procurando um TS-808 para comprar, e me veio a ideia de oferecer o meu clone, e veio a surpresa, ele comprou, e assim surgiu a SamTone Effects.

Pedais & Efeitos: Qual o primeiro pedal fabricado por você já sob a marca Samtone Effects?

Samuel: O primeiro mesmo, foi este TS-808 citado, porém, com o passar do tempo, percebi que podia fazer mais, assim comecei à trabalhar no Makkina Odb, com a ideia de fazer uma série Makkina, que seriam: Makkina Odb, Micro Makkina e uma ideia que não saiu do papel, o Makkina Boost, acabou que as coisas tomaram um rumo um pouquinho diferente do planejado, mas o primeiro lançamento exclusivo da SamTone foi o Micro Makkina.

Pedais & Efeitos: Até onde eu sei a Samtone é uma empresa de um homem só, estou certo? Com isso, qual a tua capacidade de produção mensal?

Samuel: Atualmente sou eu e minha esposa me ajudando, mas pelo andar da carruagem, logo teremos que expandir algumas coisas, sobre a produção mensal, eu nunca contei exatamente quantos pedais 11020905_505706472915186_6152343322517564252_nconsigo produzir, mas creio que na média de 70 à 100 pedais, estou trabalhando para diminuir o tempo de produção e aumentar a demanda.

Pedais & Efeitos: Como funciona o seu processo de Desenvolvimento? Quanto tempo leva da idéia de um novo pedal até ele estar disponível para venda?

Samuel: No meu caso, depende muito de várias coisas, como trabalho praticamente sozinho, o tempo de desenvolvimento de um produto varia de acordo com as vendas dos produtos vigentes, pra se ter ideia, estou trabalhando em um chorus e um delay, desde o meio do ano passado, e ainda não consegui finaliza-los, pois testo muitos protótipos antes de lançar o produto final, e sempre faço com calma para que saia algo que realmente valha a pena, o meu lema para produção é: “Melhor um único pedal realmente bom, do que vários que deixem à desejar”.

Pedais & Efeitos: 2015 foi um ano em que a Samtone deu um salto incrível. Você esperava por isso tão cedo?

Samuel: Não!!! Eu sempre gostei de ter tempo livre, de dormir, de não fazer nada, de pescar, de jogar vídeo game, minha ideia era vender cerca de 15 pedais por mês, mas as coisas cresceram e continuam crescendo, graças à Deus, hoje eu corro atrás de tempo para ter tempo… hahahaha

Pedais & Efeitos: Você poderia nos falar resumidamente sobre as características de cada pedal fabricado por você?

Samuel: Basicamente, o Makkina é uma simulação de dois amplificadores clássicos da Marshall (que eu sou apaixonado), no canal low, ele simula um Bluesbreaker, soando semelhante à pedais como Morning Glory, BB preamp, o próprio pedal Marshall Bluesbreaker, no canal high ele simula um Marshall JMP Plexi, ai já cai mais pra uma onda Plextortion, J. Rockett ANIMAL, Pinnacle.

O Wheezy foi meio que uma brincadeira com um vídeo do Mateus Asato (The Bridge), eu escutei aquele drive e pensei, uau, quero um pedal com graves reforçados, cremosidade e definição assim, e comecei à 10389548_496309733854860_518330650735284230_npensar em algo, fiz o primeiro protótipo dentro de 24 horas, dei uma incrementada em algumas coisas, coloquei um canal high gain, e quando fiz o primeiro teste, nossa, o som ficou incrível, este pedal tem um potencial gigante para vender igual ou até mais que o Makkina.

O BluesTone é um Od low gain, minha proposta para fazer a linha Tubescreamer, com umas pitadas à mais de “Marshall tones”, um som mais brown e definido que o TS, ele tem também um canal que simula um préamp valvulado levemente saturado, da pra brincar bastante com este pedal…

Pedais & Efeitos: Qual o seu pedal mais vendido?

Samuel: Atualmente é o Makkina, ele caiu no gosto da galera de uma forma incrível, hoje tem até nomes de peso que usam ele, como o Cacau Santos, Deio Tambasco, Lari Basilio, Leandro Esteves, Paulo Sergio Salles, e a procura e vendas só aumentam.

Pedais & Efeitos: Na sua opinião, qual o grande diferencial da Samtone?

Samuel: Acredito que seja oferecer pedais com timbres diferenciados do mercado brasileiro, temos grandes nomes no Brasil, porém eu quis fugir do “mais do mesmo”, e descobri que muitos brasileiros estão buscando novas identidades sonoras, e isso tudo com preço acessível, mas a qualidade da ferramenta e timbre, de altíssimo nível.

Pedais & Efeitos: Existe uma preocupação em tornar os seus pedais originais no aspecto sonoro?

Samuel: Sim, eu sei que não posso reinventar a roda, hoje todos comemos praticamente o mesmo “arroz com feijão” dos timbres, porém, cada um com seu tempero e sabor, e eu jamais poderei dizer que sou o melhor cozinheiro, mas pode ter certeza que vou fazer o meu melhor para dar os melhores timbres possíveis, esperando que agrade o máximo de pessoas.

11006435_448843095268191_689002487591841871_n

Pedais & Efeitos: E quais são os projetos futuros da Samtone? Pode nos adiantar alguma coisa, alguma notícia exclusiva?

Samuel: Bom, o próximo lançamento será um chorus 100% analógico, com timbre encorpado e algumas funções extras, em seguida vem um delay e estou pensando em um reverb, mas quero algo diferenciado, estou trablhando também em um Overdrive signature, mas ainda não posso dar muitas informações sobre ele.

Pedais & Efeitos: Samuel, muito obrigado pela entrevista. Gostaria de deixar um recado para os nossos leitores?

Samuel: Quero agradecer à todos que me ajudam, me apoiam de alguma forma, desde um simples elogio à vendas finalizadas, todos que acreditam na SamTone Effects, vocês que fazem a coisa acontecer, Deus abençoe à todos, e estejam sempre de asas abertas pra voar!

2 Comments

  1. Adriano Silva disse:

    boa noite…onde consigo comprar esse MAKKINA. vi o review do Ozielzinho gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *