Na prática: Kleber K. Shima

Published on agosto 26th, 2016

Hoje o nosso “Na Prática” é com um guitarrista que, além se ser um ótimo instrumentista, saca muito das nossas amadas latinhas. Confira nosso papo com o Kleber K. Shima!

kleber

Pedais & Efeitos: Kleber, em primeiro lugar, obrigado por nos conceder essa entrevista. Para quem não te conhece: Quem é Kleber K. Shima?

Kleber: Sou bacharel em música, professor do Curso de Set Up e Projeto On Stage da EM&T SP, proprietário do Instituto Musical IMKS, assino a coluna “É coisa nossa” fazendo teste de equipamentos para a revista Total Guitar Brasil, escrevi o primeiro Guia de Pedais do Brasil pela revista Guitar Load e toco na Banda Hot Rocks, possuo dois Cds instrumentais e sou endorsee de 18 marcas.

Pedais & Efeitos: Como surgiu o teu interesse por música e em que momento você decidiu seguir essa carreira profissionalmente?

Kleber: Surgiu quando eu tinha 8 anos de idade por causa do Kiss. A música sempre foi tudo pra mim. Sempre estudei para ser músico profissional e quando me formei com 21 anos de idade já tinha alunos o suficiente para me sustentar e já tocava na noite paulistana.0

Pedais & Efeitos: Quais são as suas referencias musicais? Quem te inspirou e inspira na música?

Kleber: No começo foi Kiss, Iron, Ozzy. Depois Yes, Genesis, Pink Floyd. Depois violonistas eruditos e guitarristas de tock instrumental. Atualmente ouço guitarristas que me inspiram e que possuem um timbre único, como Larry Carlton, Eric Johnson, Mike Stern, Mike Landau, David Gilmour, etc.

Pedais & Efeitos: Quais são os teus projetos musicais atuais?

Kleber: Estou trabalhando com uma produtora fazendo video aulas online sobre Set Up. Já filmamos mais de 20 horas de conteúdo.

Pedais & Efeitos: Você pode nos falar sobre o seu setup? Existe diferença no equipamento para gravações e o que você usa no palco?

Kleber: Sim, para gravações sempre uso vários amps, guitarras, pedais e simuladores. Ao vivo eu uso o set que está nesse diagrama.

IMG_3649

Pedais & Efeitos: Você tem algumas parcerias com empresas. Existe liberdade dentro dessas parcerias para que você possa pesquisar e utilizar outras marcas se for necessário? E uma dessas parcerias é com a Jim Dunlop, correto? Como aconteceu essa oportunidade?

Kleber: Não tem exclusividade, mas algumas marcas eu uso quase que com exclusividade porque eu gosto mesmo, como é o caso da Dunlop, que atende todas minhas necessidades. Essa oportunidade apareceu pois eles sabiam que eu era já fã da marca e já conhecia muito sobre os seus produtos. Ano passado a Dunlop completou 50 anos e eles precisavam de uma pessoa para fazer workshops e treinamentos para empresas, vendedores, lojistas e criar ações e eventos. Hoje sou o único endorsee oficial da marca no Brasil.

Pedais & Efeitos: Qual o seu pedal favorito?

Kleber: Atualmente é o MXR 5150 Overdrive, signature do Eddie Van Halen.

Pedais & Efeitos: E qual sera o seu próximo pedal? (Você sofre de G.A.S. ?)

Kleber: No meu caso isso é uma necessidade pois dou aula sobre esse assunto. Mas agora já tenho tudo que preciso graças as marcas que me apoiam. Alguns pedais que quero testar são: Way Huge Overrated Special, JHS Andy Timmons e MXR Reverb.

Pedais & Efeitos: Você já conseguiu encontrar o seu “timbre ideal”ou continua buscando e testando novidades?

DSC_3134Kleber: Eu estou bem feliz com o meu timbre e minha maior preocupação é tocar bem, mas sempre estou testando novidades, isso faz parte do meu ofício.

Pedais & Efeitos: Você hoje é professor do curso de Setup na IG&T. Como surgiu essa oportunidade? E qual é a dúvida mais comum entre os participantes do curso?

Kleber: Surgiu pois o antigo professor (Silas Fernandes) se mudou para os EUA e a vaga ficou aberta. O coordenador didático da EM&T conhecia meu trabalho no Guia de Pedais, tinha visto os vídeos reviews que faço para o Canal Guitar Experience e me convidou para o cargo, me senti muito honrado pela oportunidade pois eu amo esse assunto. A dúvida mais comum entre os mais de 300 alunos que já estudaram comigo é sobre as vantagens e desvantagens de se usar pedais analógicos e pedaleiras digitais.

Pedais & Efeitos: Kleber, obrigado pela entrevista. Quer deixar algum recado para os nossos leitores?

Kleber: Cuidado para não passar mais tempo tocando nos equipamentos do que na guitarra. Você nunca vai tirar um bom som se a peça principal (você mesmo) não funcionar direito! Continuem pesquisando sobre timbres mas não deixem de estudar, praticar e ouvir!