Entrevista: Source Audio

Published on fevereiro 10th, 2017

Uma empresa calcada em tecnologia e inovação num mercado extremamente tradicional e de certa forma preso ao passado. Tinha tudo para ser uma história conflituosa e fadada ao fracasso. Mas a Source Audio encontrou seu caminho e vem conquistando cada vez mais adeptos!

Para entender um pouco mais a marca, fomos conversar com o CEO da empresa! Confira o papo!

Pedais & Efeitos: Roger, muito obrigado por nos conceder essa entrevista! Você pode nos contar como a Source Audio foi criada?

Roger: Eu estava trabalhando na Analog Devices desenvolvendo chips de computador para sistemas de áudio. Jesse Remignanti trabalhou para mim como engenheiro de áudio. Também conhecemos Bob Chidlaw, o cientista-chefe da Kurzwiel. Nós 3 temos um profundo fundo técnico de áudio. Bob e Jesse são guitarristas e baixistas muito bons. Nós pensamos que nós poderíamos combinar nossas habilidades para fazer uma companhia excelente de efeitos da guitarra que seja baseada em chips modernos de computadores de audio.

Pedais & Efeitos: Qual foi o primeiro pedal vendido sob a marca Source Audio?

Roger: O Hot Hand Wah Filter. Foi o primeiro sistema de processamento de efeitos controlados por movimento. Nós apresentamos isto em 2006 na NAMM de Inverno.

Pedais & Efeitos: Inovação e Tecnologia, sempre me pareceram, uma presença forte no DNA dos seus produtos. Isso sempre foi uma questão importante para empresa?

Roger: Isso é EXATAMENTE o que nós fizemos para o mercado para sermos bem sucedidos la (por 20 anos) e isto foi o que Bob fez com a Kurzweil. A inovação está profundamente enraizada em nós!

Pedais & Efeitos: Outra coisa que sempre me chamou a atenção é o cuidado que vocês tem com os baixistas, com produtos específicos para esse instrumento…

Roger: Bob é um baixista muito bom e nós sempre tivemos vários bons baixistas na nossa empresa (Nathan Navarro e Will Cady). Nós achamos que o mercado de pedais para baixo estava muito mal servido. E é parte da nossa estratégia mudar isso.

Pedais & Efeitos: Quantos modelos vocês produzem hoje? 

Roger: Até esse momento, nós produzimos 28 diferentes produtos. Quando contamos fontes e acessórios, chegamos a quase 40.

Pedais & Efeitos: Quantas pessoas trabalham na empresa hoje? Qual a capacidade de produção mensal de vocês?

Roger: Nós temos 6 pessoas em tempo integram e 2 em meio expediente. Nós possuímos um sistema de fabricação muito flexível e temos a capacidade de produzir volumes bastante elevados para uma empresa de efeitos. Nós não compartilhamos nossos números de vendas publicamente.

 

Pedais & Efeitos: Qual o seu pedal mais vendido? 

Roger: Durante muitos anos o Bass Envelope Filter Pro foi o número um. Agora, é o Nemesis Delay. Esse pedal recebeu uma esmagadora atenção de músicos e crítica. Pouco depois do seu lançamento o Nemesis recebeu vários prêmios como Premier Guitar Magazine’s “Premier Gear Award,” Tone Report Weekly’s “Top Tone Award,” e Guitar Player Magazine’s “Hall of Fame.” Nós temos muito orgulho do nosos pedal de delay.

Pedais & Efeitos: E qual é o seu favorito?

Roger: O Nemesis é uma criação incrível e o pedal de delay mais excitante do mercado em 2016. O Fletcher Stewart do Tone Report definiu-o como um “futuro clássico. Eu acho que ele está certo.

O pedal soa muito bem, vem numa carcaça bonita, compacta, e é muito fácil de usar. Fora da caixa o Nemesis se parece com um pedal clássico, mas se você procura mais controle e possibilidades de ajustes, nós oferecemos o nosso Neuro Mobile App. Esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos com sistemas Android ou IOS. Ele se conecta diretamente ao pedal e pode oferecer 12 tipos de delay adicionais (E estamos desenvolvendo mais) e uma enorme coleção de parâmetros adicionais. Depois de personalizar uma predefinição com o App, ela pode ser gravada diretamente no botão de seleção do efeito do pedal ou em qualquer um de seus 8 presets onboard e 128 presets acessíveis via MIDI. Combine o Nemesis com o nosso Soleman MIDI Foot Controller, os pedais Neuro Hub e One Series e você tem o sistema de multi-efeitos mais poderoso disponível hoje.

 

Pedais & Efeitos: Na sua opinião, qual o grande diferencial da Source Audio? 

Roger:

    1. Uma profunda biblioteca de efeitos incomparável a qualquer outra empresa (delay, reverb, fuzz, overdrive, filters, chorus, phaser, flanger, pitch shifting, etc.);
    2. Pedais flexíveis com uma interface de usuário muito intuitiva;
    3. Lindas caixas de metal, projetadas aqui mesmo na nossa oficina em Boston.
    4. Poderosos pedais que funcionam de forma independente ou integram-se perfeitamente num sistema flexível de multi-efeitos com controle de expressão, editores de efeitos, aplicações móveis, MIDI, etc.

Pedais & Efeitos: Existe uma preocupação em fazer pedais originais no aspecto sonoro?

Roger: Por muitos anos, os clientes achavam que nosso trabalho estava muito longe no futuro, e às vezes estava mesmo. Agora o futuro está nos alcançando e a Source Audio está no local perfeito!

Pedais & Efeitos: O Brasil é um mercado emergente e promissor com milhares de músicos. Vocês vendem diretamente para cá ou têm planos de terem seus pedais vendidos aqui?

Roger: Embora o Brasil seja considerado por alguns como um mercado emergente, tem uma rica história de músicos profissionais. Muitos músicos brasileiros são músicos de classe mundial que influenciaram a cena musical global e atuam com alguns dos maiores nomes da música de hoje. A Source Audio está ativamente buscando parceiros de varejo e distribuição no Brasil e esperamos disponibilizar nossos produtos a seus muitos profissionais e aspirantes a músicos em um futuro próximo.

 

Pedais & Efeitos: E sobre os projetos futuros da Source Audio? Você pode nos contar alguma coisa, alguma novidade exclusiva?

Roger: Todas as empresas de efeitos digitais projetam os seus produtos com um único chip DSP (Incluindo a Source Audio). Isso funciona bem, mas tem algumas limitações em termos de combinar vários efeitos ao mesmo tempo em uma caixa. Estamos desenvolvendo uma arquitetura dua DSP para o nosso pedal de reverb da próxima geração. Isto abre a porta para lotes de possibilidades novas e emocionantes!

Pedais & Efeitos: Roger, muito obrigado por essa entrevista! Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?

Roger: O mundo dos efeitos será sempre uma combinação de olhar para trás e apreciar o passado, e ao mesmo tempo, criar o futuro. Não teríamos pedais de efeito clássico se não fossem os pioneiros. Na Source Audio gastamos uma enorme quantidade de tempo entendendo a vasta história de sons no passado e combinando isso com a nossa compreensão da tecnologia de ponta em chips e sistemas de comunicação para que possamos criar efeitos extremamente úteis e bem sucedidos para o futuro!

 

Pedais & Efeitos: Roger, thank you for granting us this interview. Can you tell us how the Source Audio was created?

Roger: I was working at Analog Devices developing computer chips for audio systems.  Jesse Remignanti worked for me as a top audio engineer.  We also knew Bob Chidlaw, the chief scientist at Kurzwiel.  The 3 of us have a deep audio technical background.  Bob and Jesse are very good guitar and bass players.  We thought we could combine our skills to make an excellent guitar effects company that is based on modern audio computer chips.

Pedais & Efeitos: Which was the first model already marketed under the brand Source Audio?

Roger: The Hot Hand Wah Filters.  It was the first motion-controlled effects processing system.  We introduced it at 2006 Winter NAMM.

Pedais & Efeitos: Innovation and technology, it seems to me, as well strong in the DNA of their products. This has always been an important issue for the company?

Roger: This is EXACTLY what we did at Analog Devices to be successful there (for 20 years) and this is what Bob did with Kurzweil.  Innovation is deeply in our blood!!!

Pedais & Efeitos: Another thing that always caught my attention was the attention that you give bass players, with specific products for the instrument…

Roger: Bob is a very good bass player and we have always had a couple of other good bass player in the company (Nathan Navarro and Will Cady).  We think that the bass effects market has been under-served.  As part of our strategy, we want to change this!

Pedais & Efeitos:  How many models you produce today?

Roger: At the moment we make 28 different major product models.  When you count in accessories and power supplies it is more like 40.

Pedais & Efeitos: How many people work in the company? What is the monthly production capacity of you?

Roger: We have 6 full time people and 2 part time personnel.  We work very hard!  We have a very flexible manufacturing system and have the capacity to create fairly high volumes for an effect company.  We do not share our sales number publicly.

Pedais & Efeitos: What is your best selling pedal?

Roger: For many years the Bass Envelope Filter Pro was number one.  Now, it is the Nemesis Delay. This pedal has received overwhelming attention from musicians and critics alike. Shortly after its release the Nemesis Delay was honored with several notable awards including Premier Guitar Magazine’s “Premier Gear Award,” Tone Report Weekly’s “Top Tone Award,” and Guitar Player Magazine’s “Hall of Fame.” We’re very proud of our new delay pedal.

Pedais & Efeitos: And what’s your favorite?

Roger: The Nemesis Delay is an amazing creation and the most exciting delay pedal on the market in 2016.  Fletcher Stewart of the Tone Report called it: “a future classic”.  I think he is right.

The pedal sounds great, it comes in a beautiful, compact housing, and it’s very easy to use. Out of the box, the Nemesis looks and feels like a classic stompbox, but if you’re looking for more control and tweakability, we offer the Neuro Mobile App. The App is a free download for iOS or Android devices. It connects directly to the pedal and provides access to 12 additional delay engines (with more still under development) and a huge collection of additional parameters. After you’ve customized a preset with the App, it can be burned directly to the pedal’s effect selector knob or any of its 8 onboard presets and 128 MIDI accessible presets. Combine the Nemesis with our Soleman MIDI Foot Controller, the Neuro Hub and One Series pedals and you’ve got the most powerful multi-effects system available today.

Pedais & Efeitos: In your opinion, what is the great differential of Source Audio? 

Roger: 1. A deep library of beautiful effects that is unmatched by any single company (delay,

reverb, fuzz, overdrive, filters, chorus, phaser, flanger, pitch shifting, etc.)

2. Flexible pedals with a very intuitive user interface.

3. Beautiful, metal housings, designed right here in our Boston, Massachusetts workshop.

4. Powerful pedals that work independently or seamlessly integrate into a flexible multi-effects system with expression control, effects editors, mobile apps, MIDI, etc.

Pedais & Efeitos:  There is a concern in making pedals with original sound aspect?

Roger: For many year customers thought our work was too far in the future, and sometimes it was. Now the future is catching up with us and Source Audio is in the perfect spot!

Pedais & Efeitos: Brazil is an emerging and promising market with thousands of musicians. You sell directly here or have any plans for your pedals are sold here?

Roger: Though Brasil is considered by some to be an emerging market, it has a rich history of professional musicians. Many Brasilian musicians are world-class player who have influenced the global music scene and perform with the some of the biggest names in music today. Source Audio is actively pursuing retail and distribution partners in Brasil and hope to make our fine products available to its many professional and aspiring musicians in the very near future.

Pedais & Efeitos: And what are the future projects of the Source Audio? Can you tell us anything, some exclusive news?

Roger: All digital effects companies design their products with one single DSP chip (including Source Audio).  This works well, but has some limitations in terms of combining multiple effects at the same time in one box.  We are developing a dual DSP architecture for our next generation reverb pedal.  This opens the door to lots of exciting new possibilities!

Pedais & Efeitos: Roger, thank you for the interview. Would I like to leave a message for our readers?

Roger: The world of effects will always be a combination of looking back and appreciating the past, while also creating the future.  We would have no classic effect pedals if not for the pioneers back in the day.  At Source Audio we spend an enormous amount of time understanding the vast history of sounds in the past and combining this with our understanding of cutting edge technology in chips and communication systems so that we can create extremely useful and successful effects for the future!