Review: Tube Short Aura Amps

Published on abril 28th, 2017

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal da Aura Amps que avaliamos. O Acabamento do modelo analisado é bem interessante. A pintura é muito bem feita, um verde que tem tudo a ver com o pedal. Os knobs do tipo chicken head combinaram bem com o pedal. O grande diferencial do acabamento fica por conta da placa de acrílico fixada na parte superior do pedal, que além de funcionar na parte estética, ajuda a proteger as inscrições feitas no pedal, fazendo com que não se apaguem com o passar do tempo.

Com relação a construção, o Tube Short está preparado para sobreviver a uma guerra! O pedal é um verdadeiro tanque! Os componentes e peças utilizados são de boa qualidade e se você não for um troll das cavernas, deve durar um bom tempo sob seus pés. O que eu não gostei tanto foram dos parafusos utilizados o pedal (Não que eles tenham algum problema, longe disso, é só pela minha forma de fixação de velcro nos pedais) e do tamanho do pedal, que é um pouco grande e pode ser difícil de encaixar em pedalboards menores.

As embalagens da Aura são um show a parte. São caixas de madeira, todas diferentes e exclusivas, revestidas com histórias em quadrinhos. Além disso, a parte interna é revestida para acomodar muito bem o pedal. Acompanha o pedal um certificado de garantia. Senti falta de um velho manual (apesar do pedal ser muito simples de utilizar).

 

Timbres

O grande mérito do Tube Short é oferecer diversas possibilidades ao usuário. No overdrive, você pod escolher entre duas opções: TS 808 e TS9. Só isso já ofereceria um leque interessante de possibilidades, já que os modos soam distintos (um mais comprimido e macio e outro mais aberto e com mais volume). Nesse aspecto o pedal não apresenta novidades, e sim o competente timbre que a maioria dos guitarristas usa ou já usou. Só utilizando o overdrive, você já consegue abranger uma boa quantidade de estilos, do pop ao rock, passando pelo blues (afinal, estamos falando de Tube Screamers). O controle de tone é bem abrangente, o que proporciona um bom ajuste de acordo com o setup que você está utilizando. Só tenha cuidado com o controle de tone, pois os agudos podem se tornar um pouco estridentes de acordo com a configuração utilizada. Além do tone e do switch para alternar entre as versões do TS, esse “lado”possui controles de volume e ganho.

No lado do booster os controle são volume e ganho. Na verdade, apesar do nome boost no footswitch, esse lado é praticamente um outro overdrive, já que possui bastante ganho. É claro que reduzindo-se o ganho a utilização como booster é totalmente possível, só não espere nada “clean”. A utilização desse lado sozinho gera uma saturação rica em harmônicos e com um timbre bem aberto. Esse brilho me incomodou um pouco em alguns setups que eu experimentei (Não se deu muito bem com amps SS e em algumas situações com strato me pareceu por demais agudo). Mas esse brilho ajuda por demais na hora de colocar o drive no mix de uma banda, especialmente quando somado aos médios do “outro lado”.

A soma dos dois lados oferece diversas possibilidades sonoras e eleva o patamar de versatilidade do Tube Short. Você pode configurar o overdrive com baixo ganho para passagens mais tranquilas e o booster com bastante ganho para somá-lo na hora dos solos. Ou pode usar os dois lados de maneira independente. Consegui timbres bem legais em diferentes guitarras e amplificadores. Mesmo as sonoridades que ficaram muito estridentes para o meu gosto, certamente podem agradar a outros. O Tube Short é uma opção para quem gosta de sonoridades clássicas, especialmente Tube Screamers, e ainda de quebra, se consegue um segundo overdrive/booster, o que amplia e muito as possibilidades sonoras.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Tube Short é muito simples e intuitivo de se usar. Os três controles do overdrive são bem conhecidos e os dois do booster também. A mágica da coisa é você encontrar os seus timbres preferidos em cada canal e eles funcionarem também em conjunto, para maximizar tudo o que o pedal tem a oferecer.

Regulagem Favorita

Overdrive

Vol: 12:00h

Tone: 13:00h

Ganho: 13:00h

Switch: 808

Booster

Volume: 12:00h

Ganho: 10:00h