Review: Sonar Tremolo Zvex

Novidades TC Electronic!
24 de maio de 2017
Novidades da Keeley!
29 de maio de 2017
Novidades TC Electronic!
24 de maio de 2017
Novidades da Keeley!
29 de maio de 2017

Review: Sonar Tremolo Zvex

Acabamento/Construção/Embalagem

A Z.Vex já é conhecida no mercado por suas caixinhas na horizontal. Esse modelo é da série Vexter, onde os pedais são todos sem uma pintura, apenas polidos com as inscrições e uma pequena arte no centro do pedal. O acabamento é bem simples mas no final dá um resultado bem legal.

A construção dos pedais é bem bacana, com todos os componentes placas e fios muito bem organizados numa montagem bem limpa e organizada. Vale lembrar que esses pedais da série Vexter não são fabricados nos EUA, mas mesmo assim o padrão de construção é muito bom. O pedal pode ser alimentado por bateria de 9v ou vonte padrão (centro negativo).

Nesse modelo em especifico nós não recebemos o pedal na embalagem, mas outros pedais do fabricante seguem um padrão de caixa branca com um adesivo na parte superior indicando o modelo, os pedais vem embalados num paninho e normalmente acompanham manual e certificado de garantia.

 

Timbres

A primeira coisa que eu gostaria de ressaltar aqui é a capacidade da Z. Vex de colocar em caixas pequenas uma quantidade absurda e de opções e controles. Nesse, são 10 parâmetros que podem ser controlados e/ou alterados. Um dos principais objetivos do Sonar é trabalhar bem com amplificadores distorcidos e pedais de distorção/fuzzes. Para isso o modelo foi construído com um gate que trabalha entre cada pulso do tremolo para suprimir qualquer feedback ou sujeira no sinal. E é bastante eficiente nesse aspecto.

4 pedais controlam os parâmetros do pedal: Volume, Speed, Duty (que determina a duração do pulso) e Delta. Esse último é responsável por uma das ferramentas mais legais do Sonar. Dependendo de como você ajustar o switch para uma das duas posições (duas setas amarelas) o efeito vai acelerar ou desacelerar de acordo com ajuste do knob. O Tap tempo é muito preciso, bastando 2 pisadas para ajustar a velocidade de acordo com o andamento desejado. Ainda existe um switch em que você define a quantidade de repetições, onde você pode dobrá-las ou quadrupicá-las. Como se isso tudo já não bastasse, a Z.Vex adicionou o circuito do Machine ao pedal, o que torna o Sonar capaz de fornecer sonoridades absolutamente distintas e até estranhas em alguns momentos e ajustes. Se você gosta de experimentos sonoros com timbres bizarros e não tradicionais, esse pedal vai lhe satisfazer bastante!

Ainda existem controles “ocultos” no Sonar. Ao manter pressionado o controle de “Tap”por poucos segundos, dois leds amarelos piscarão, e assim, os controles de Speed, Duty e Delta passam a ser controles de Attack, Release e Depht. Como esses são controles mais “tradicionais”, podem ajudar a moldar o seu som para tremolos mais convencionais.

As possibilidades do Sonar vão muito além de um simples tremolo. Você encontra as sonoridades clássicas mas também pode explorar sonoridades mais exóticas com a adição do Machine. O controle de Tap facilita bastante a utilização em diversas possibilidades e o controle Delta oferece umas viagens interessantíssimas. Isso torna esse pedal único dentro da sua categoria, e isso é um mérito incrível.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Aqui eu entrei num dilema. São muitos controles que oferecem diversas possibilidades e configuração. Mas como se trata de um efeito simples como é o tremolo, as coisas se tornam mais simples. E além disso, você não precisa mexer em todas as configurações para encontrar uma boa sonoridade. Isso facilita bastante a utilização do pedal.

Regulagem Favorita

Vol: 12:00h

Speed: 12:00h

Duty: 09 :00h

Delta: 10:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *