Review: Spaceball Classic Phase Shifter da Silverbox Effects

Hot-Rod Plexi!
novembro 13, 2013
Megatone Overstortion
novembro 15, 2013

Review: Spaceball Classic Phase Shifter da Silverbox Effects

 

7X7A1452

A Silverbox Effects é uma empresa Argentina com diversos pedais em sua linha de fabricação. E hoje vamos falar sobre o Spaceball Classic Phaser Shifter. O pedal possui três controles: Intensity, Speed e uma chave LFO Sweep que pode ser utilizada nas posições Fast e Slow(que é a grande sacada do pedal).

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O pedal não é lá muito vistoso esteticamente falando. A Arte é até bem simples em termos de acabamento/cores, mas em termos de construção o pedal parece um tanque! A caixinha é extremamente robusta!

O Spaceball vem numa caixa de metal bem legal embalado num saquinho de tecido e uma tira de velcro. O que acaba se tornando um diferencial interessante para o fabricante.

 

Timbres

Normalmente não há de se esperar uma grande gama de opções num pedal de Phaser. Mas a chave “LFO” (Low-frequency oscillation) trás um certo ar de novidade para o Spaceball. A utilização da chave em combinação com os dois knobs proporciona uma gama interessante de variações. Você pode encontrar alguns sons clássicos de Phaser como também um tremolo, combinando o knob speed com a chave LFO na posição “Fast”. Se fossemos comparar com outro phaser, a chave adiciona mais corpo à modulação, deixando o timbre mais gordo.

Mas infelizmente nem tudo são flores. Achei o timbre do pedal um pouco fechado em algumas situações(Será por causa do controle LFO?). Senti falta de um pouco de brilho e/ou agudos, especialmente em situação de banda, tocando com outros músicos e instrumentos. A chave LFO na posição central (nem Fast, nem Slow) deixa o pedal com um som sem expressão/profundidade/vida. Ou seja, a chave passa a ser não um recurso a mais, mas um controle vital para o funcionamento do pedal. Então para um melhor resultado é importante setar a chave em uma das duas posições.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Um pedal com poucos controles não apresenta muitas dificuldades na utilização. O ideal é achar as combinações da chave LFO com os knobs, para conseguir bons resultados. E já que esse controle (LFO) é tão vital para o bom funcionamento do Spaceball, a posição central da chave não precisaria existir, já que não acrescenta nada de interessante. As opções deveriam ser fast ou slow.

quadro - blog03

 

pee
pee

1 Comentário

  1. Alex Lemos disse:

    O que eu sempre quis num phaser era que ele tivesse dois níveis de oscilação independentes, com rate e depth separados para cada um.
    Acho que o Moog faz isso, mas por uns 2.000,00 aí não eras!
    Tenho um Uni-Vibe da MFio, esse seria o efeito perfeito pra mim já que ele une um vibrato a uma espécie de phaser, mas infelizmente são os dois na mesma intensidade e velocidade quando selecionados para atuarem juntos.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *