424 MKII Preamp
9 de dezembro de 2025
Review: Stellar Stereo Reverb Fuhrmann
15 de dezembro de 2025
424 MKII Preamp
9 de dezembro de 2025
Review: Stellar Stereo Reverb Fuhrmann
15 de dezembro de 2025

Big Muff 2

Novidade da JHS Pedals em mais uma parceria com a EHX!

Por 50 anos, um esquema esquecido permaneceu enterrado na poeira e no tempo – um conceito à espera do nascimento. Agora, seu momento chegou. O EHX Dual Op-Amp Big Muff 2 está aqui, oferecendo um timbre de Big Muff completamente novo, diferente de tudo que você já ouviu.

Em 2021, durante uma viagem de pesquisa que resultou no livro Made On Earth For Rising Stars: The Electro-Harmonix Story, tivemos o privilégio de vasculhar décadas de materiais, objetos de recordação, dispositivos e protótipos na oficina de Bob Myer, o inventor do Big Muff. Foi lá que o descobrimos: uma folha de papel solta com um esquema desenhado à mão, intitulado “BIG MUFF USANDO (2 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS DUPLOS)”.

Este não era apenas mais um circuito. Era a própria tentativa de Bob Myer de reimaginar o circuito original transistorizado do Big Muff, utilizando a nova tecnologia de ponta dos amplificadores operacionais que surgiu no final da década de 1970.

Por quase 50 anos, este projeto “Lost Big Muff” permaneceu esquecido em seus cadernos — até agora. Nós o encontramos. Nós o construímos. E o trouxemos à vida.

Assim que o descobrimos, montamos o circuito em uma placa de ensaio exatamente como Bob o desenhou e imediatamente soubemos que tínhamos algo que valia a pena produzir. Descobrimos que o projeto de Bob é único quando comparado ao agora famoso Big Muff com amplificador operacional do final dos anos 70, projetado por Michael Abrams. Um arranjo de clipping diferente, um estágio de ganho extra e vários outros elementos tornaram esta versão perdida extremamente especial.

Enquanto o Big Muff original oferece aquele icônico “sustain doce como um violino”, a abordagem de Bob com dois amplificadores operacionais duplos explora um território mais agressivo e incisivo. É o DNA do Big Muff com uma sonoridade mais afiada, mais volume e os graves e médios mais pronunciados do que qualquer Big Muff da EHX. Ele expressa a visão de Bob de sustain agressivo e presença marcante, com o layout de controle familiar do Big Muff que você conhece e adora. É o som do que quase foi.

O próprio Mike Matthews, depois de ouvir nosso protótipo, admitiu que ele tinha “algo especial”, mesmo que se afastasse da sonoridade tradicional do Big Muff que ele normalmente preferia. Às vezes, as melhores criações são aquelas que não seguem as regras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *