Review: 127 Sint.Cachalote Audio

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Review: 127 Sint.Cachalote Audio

Acabamento/Construção/Embalagem

A Cachalote Audio se firmou no mercado nacional com uma linha com uma identidade própria muito forte e característica, apesar da simplicidade no visual dos pedais. Então, o fato do 127 Sint. não ser todo preto já foi uma surpresa. Ele é possui uma única cor, creme, com as inscrições na cor preta. É um visual super simples mas também totalmente funcional, sendo muito fácil ler e identificar as inscrições dos (poucos) controles no pedal.

O padrão de construção da Cachalote é altíssimo, com uma excelência de dar gosto. A placa é muito bem montada e organizada, sempre com bons componentes sendo utilizados. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal (que foi projetado na horizontal, como os da Zvex…) assim como a entrada para fonte de alimentação. O 127 Sint. deve ser aliemntado com fonte padrão (9v, centro negativo) e consome 80mA. Você é capaz de alternar entre duas ou três oitavas no multiplicador de onda. Para isso, basta manter o footswitch do multiplicador (o da esquerda) enquanto pluga conecta o plug da fonte no pedal.

A embalagem dos pedais da Cachalote é bem simples, mas mostra como não é preciso nada de muito sofisticado para fazer algo bacana. É uma caixa de papelão, com a logo do fabricante impressa na parte superior e o nome do fabricante em uma das faces. Dentro, ela vem recheada de coisas interessantes. Duas palhetas, dois adesivos e um poster/manual que é um espetáculo a parte. A Empresa mostra que é possível ter um ótimo pedal e ainda acrescentar na experiência do usuário pensando em todos os detalhes do produto.

Timbres

Ainda é possível inovar em pedais de guitarra depois de milhares de pedais já terem sido lançados no mercado nos últimos 40 anos? E inovar utilizando uma tecnologia da década de 60? Foi exatamente isso que a Cachalote fez ao desenvolver o 127 Sint., um pedal que apesar de se identificar com pedais de fuzz, soa de maneira bem particular. Se trata de um gerador de onda quadrada que possui um multiplicador de onda que pode ser acionado momentaneamente ou de forma fixa. Ele não se utiliza de nenhum transistor transistor discreto no circuito, optando por usar os Chips CMOS da série 4000, inventados no fim dos anos 60, que são os responsáveis por gerar analogicamente a onda quadrada.

Mas e em termos de som? O que o 127 Sint. pode entregar que não encontramos em um fuzz mais, digamos, tradicional? O fato do circuito gerar uma onda quadrada já faz com que o timbre soe de maneira bem particular aos ouvidos. É um timbre sujo e pesado, mas sem uma certa gordura que fuzzes costumam proporcionar. Como o caro leitor pode imaginar, não é o tipo de timbre que dá pra se usar o tempo todo (dependendo do estilo até daria), mas que funciona muito bem em situações específicas para destacar a guitarra utilizando uma sonoridade diferente. Não espere sutilezas nem muita dinâmica aqui. Não é a proposta do pedal. Mas para umas linhas melódicas bem agressivas ou bases bem pesadas, ele é uma opção bem viável e interessante.

Ao acionar o footswitch do multiplicador de onda, um portal se abre para um som ainda mais intenso com duas ou três oitavas abaixo, se aproximando bastante da sonoridade de um ring modulator. Vale destacar que essa oitava é monofônica e destaca apenas uma nota por vez. Então esse modo é ótimo para ser utilizado em linhas melódicas, destacando cada nota separadamente. Combinei o 127 Sint. com reverbs profundos e delays bem longos e obtive resultados bem interessantes. Outra característica interessante do 127 Sint. é o gate inerente ao circuito, o que torna o pedal bem silencioso apesar da quantidade enorme de ganho que ele oferece.

O 127 Sint. é um sopro de novidade muito bem vindo aos ouvidos e que pode se tornar uma ferramenta poderosa na mão de músicos criativos e que gostam de se arriscar em novos territórios. Os timbres e possibilidades que ele oferece são um território fértil para novas explorações sonoras e vão fazer com que você largue imediatamente a sua zona de conforto e tente criar algo novo com esses sons. E isso é um mérito e tanto desse pedal. Se você quer fujir da mesmice, abraçe o caos do 127 sint. e boa viagem. E aperte bem o cinto!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Esse é um dos pedais mais simples de usar que você vai encontrar no mercado. Apenas um controle de volume e é isso. É só plugar seu intrumento e descobrir novas possibilidades musicais.

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

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