Review: Ed’s Fuzz Ed’s Mod Shop

White Whale v.2
23 de abril de 2024
Tonex One
25 de abril de 2024
White Whale v.2
23 de abril de 2024
Tonex One
25 de abril de 2024

Review: Ed’s Fuzz Ed’s Mod Shop

Acabamento/Construção/Embalagem

Uma das características da Ed’s Mod Shop desde o seu início é não ter um acabamento definitivo dos seus modelos. Eles podem ser customizados de acordo com alguma solicitação do cliente ou existem lotes de um acabamento específico, que podem varia de cores sólidas ou a utiulização de um bonito e chamativo sparkle nos pedais, que é o cado desse Ed’s Fuzz que recebemos para review. A pintura é muito bem feita, utilizando duas cores e o acabamento sparkle, o que confere ao pedal um visual único!

A construção do pedal é simples, com uma placa pequena e poucos componentes envolvidos, mas com tudo muito bem organizado e soldado e com tudo feito a mão. Os jacks para entrada e saída de aúdio ficam nas laterais do pedal, assim como a entrada para alimentação do pedal, que fica localizada um pouco abaido do jack de entrada do sinal. O Ed’s Fuzz deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui opção de alimentação por bateria.

Não tive acesso a embalagem do fabricante (esá em desenvolvimento), mas o manual do Ed’s Fuzz está muito bem feito, esclarecendo muito bem os controles e o funcionamento geral do pedal. Vai acompanhar o pedal tambem umas palhetas personalizadas do fabricante.

Timbres

O Ed’s Fuzz é baseado no clássico fuzz face que utiliza uma mistura de transistores de silício de baixo e ganho, buscando proporcionar a textura e sonoridade do germânio, sem os problemas de temperatura que os clássicos normalmente tem. Em termos de controle, ele oferece três controles que o original nunca teve, oferecendo muito mais versatilidade e opções de timbres para o guitarrista. Se você é alguém mais purista em termos de fuzz, talvez não goste de um pedal que ofereça tantas opções, mas a verdade é que elas podem acrescentar bastante na experiência e usabilidade do efeito.

Um controle que o Ed’s Fuzz oferece é um controle específico para médios, que é muito útil para ajudar a sonoridade do fuzz a se destacar no contexto de banda. Você pode deixar os médios mais escavados ou dar uma bela acentuada nessa frequência. Só isso já vai oferecer uma variadade bem interessante de timbres, com todo o range de frequências para que você possa escolher onde o timbre do seu instrumento se encaixa melhor com o pedal. O controle Bias é responsável pela alimentação dos transistores e oferece em todo o seu curso texturas e possibilidades distintas, com uma variação bem legal de sons. Você pode variar de um timbre de fuzz bem estragado e “falhando” indo até quase um pedal de distorção (sem perder completamente o DNA de fuzz). É um dos controles mais divertidos do pedal!

O knob Fuzz determina a quantidade de ganho no pedal e você pode tranquilamente deixar o pedal com ganho no máximo e controlar as variações de ganho no controle de volume de isntrumento, já que o Ed’s Fuzz limpa muito bem o som da guitarra com a utilização desse recurso. Com isso a dinâmica do som fica todo nas suas mãos, tornando a utilização do pedal muito mais acessível e intuitiva. Mas o knob Fuzz também atua muito bem em outras posições, caso você queria deixá-lo regulado em algum ponto específico com menos ganho. A chave Voice é outro recurso particularmente interessante nesse fuzz. Ela possui três posições e vai definir a quantidade de graves atuando no pedal. Na posição do meio, ela corta todos os graves, atuando como um treble booster e esse não é o tipo de som que você espera encontrar num fuzz face, mas que funciona muito bem para empurrar um amp valvulado ou outro pedal de drive. Na posição para cima ela oferece um timbre gordo, com bastante graves e na posição par abaixo ela entrega um meio termo entre as duas sonoridades anteriores e foi a minha utilização favorita desse recurso.

O Ed’s Fuzz é um pedal que pode se encaixar em diversos contextos musicais e por isso é uma ótima ferramenta para se ter no pedalboard. É um pedal compacto e repleto de recursos que entrega uma miríade de sons de maneira muito simples e rápida. Se você gosta de fuzz, mas procura um pedal que possa entregar mais possibilidades e versatilidade, o Ed’s Fuzz é um pedal pra você. E se você ainda não gosta de fuzz, o Ed’s Fuzz pode lhe abrir todo um novo mundo de possibilidades sonoras, pois se trata de um dos melhores fuzzes fabricados no Brasil hoje em dia.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

São tantos timbres que você pode conseguir com o Ed’s Fuzz que é preciso investir um tempo para entender a atuação de cada controle e de como eles interferem um no outro. Se vcoê já possui experiência com pedais de fuzz, rapidamente vai entender as possibilidades do pedal. Se você for um iniciante na arte dos fuzzes, tenha paciência e tente experimentar a maior quantidade de combinações e regulagens possível para definir o caminho que vai trilhar. E eu garanto que vai ser bem difícil de achar um som ruim nesse pedal!

Regulagem Favorita

Volume: 11:00h

Fuzz: 3:00h

Midz: 02:00h

Bias: 10:00h

Voice: Pra baixo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *