Review: Eons Five-State Fuzz Walrus Audio

Rivers
5 de abril de 2023
Aurelius
10 de abril de 2023
Rivers
5 de abril de 2023
Aurelius
10 de abril de 2023

Review: Eons Five-State Fuzz Walrus Audio

Acabamento/Construção/Embalagem

A Walrus Audio é uma das primeiras empresas que me vem à mente quando o tema é arte e acabamento de pedais. O esmero e a qualidade que eles empregam nesses quesitos é impressionante e o reconhecimento do mercado é merecidíssimo. O Eons segue o mesmo princípio visual dos outros dois dessa “linha” de saturação do fabricante (Ages e Eras). O pedal é pintado numa cor creme com um Carneiro ilustrando o pedal (referência a um clássico fuzz?).  O visual é bem legal!

A construção também mantém o alto padrão de qualidade da empresa. A montagem da placa é muito bem organizada e utilizando bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação. O Eons pode ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v) com um consumo de 100mA e não possui opção de alimentação por bateria.

A embalagem da Walrus é muito bonita e é padronizada pela empresa para todos os seus produtos. A caixa é preta com a logo do fabricante verde na parte superior e possui a indicção referente ao modelo que está dentro da caixa fica em uma das laterais do pedal. Dentro, o pedal vem embalado num saquinho de tecido branco com a logo do fabricante. Ainda acompanha adesivo, palheta e um manual simples mas muito bem ilustrado. Tudo no ótimo padrão já conhecido da empresa!

Timbres

O Eons é o terceiro pedal da linha “multi-clipagem” de saturação da Walrus. É um Fuzz de cinco diferentes tipos de clipagem que oferece uma variedade bem interessante de timbres. As possibilidades de clipagem são de silício, germânio e Led, com variações nos tipos de clipagem de silício. Outro controle interessante no pedal é o controle de voltagem, que permite que você regule a quantidade de energia no circuito do pedal, o que vai alterar consideravelmente a sonoridade do pedal, independente da clipagem que ele esteja utilizando. Ao girar o controle para a posição de 18v você encontra sonoridades mais massivas e abertas, quase flertando com uma distorção de alto ganho. No lado oposto, o pedal vai entregar sonoridades mais ríspidas e “gated”.

O Eons é um deleite para quem gosta de fuzz. Os 5 modos de clipagem oferecem diferentes texturas que podem cobrir um vasto território sonoro nas regiões mais sujas e pesadas do efeito. O primeiro modo oferece uma clipagem de silício, com um timbre encorpado e arredondado. É o que mais se assemelha a um Fuzz Face Tradicional e dá pra tocar muita coisa de rock/blues com ele. Se você não quer se arriscar muito ir num timbre mais conhecido, esse será o seu modo preferido. O segundo tipo de clipagem é semelhante ao primeiro, só que com a adição de um booster de graves no início do circuito, o que torna o timbre um pouco mais gordo e uma ótima opção para se utilizar com singles. Ele tem por característica ser um pouco mais comprimido e ter um pouco mais de ganho. O terceiro modo oferece uma clipagem germânio e é a opção que eu recomendaria para quem ainda não gosta tanto de fuzz. Esse modo vai oferecer um timbre que fica entre uma distorção e um fuzz e oferece uma dinâmica bem interessante, inclusive no ataque da palhetada, proporcionado diferentes texturas sem que seja necessário mexer no pedal.

O modo IV oferece uma clipagem LED com um corte significativo nos agudos, soando bem mais fechado que os anteriores e funcionou muito bem com singles e P-90’s. O Modo V é uma combinação de clipagem de diodos silício e LED com um hard clipping com transistores de silício e entrega toneladas de ganho. Foi o meu modo favorito do pedal! Os controles de equalização são bem efetivos no acréscimo ou corte de frequências o que ajuda o músico a ajustar muito bem o pedal ao seu setup, adequando o pedal a sua guitarra e amplificador. Mas a grande estrela do Eons pra mim foi o controle de voltagem. Ele é capaz de adicionar texturas e alterar o modo que você está utilizando, deixando o fuzz mais sujo e “estragado” ou aproximando-o de uma sonoridade de distorção, mas sem deixar de lado as características e texturas de um bom fuzz. Você pode percorrer todo o curso do controle, de 3v a 18v que vai encontrar muitas possibilidades em cada modo, e combinando com os controles de equalização, tornam o pedal um verdadeiro canivete suíço do fuzz.

Versatilidade não é um tema muito comum quando se trata de fuzz. Mas o Eons veio para quebrar esse paradigma e entrega uma miríade de (ótimos) timbres difícil de encontrar num único pedal. E essa quantidade enorme de opções o transforma numa ótima ferramenta para qualquer pedalboard que precise de um fuzz. O Eons é muito versátil, sem se tornar genérico, oferecendo timbres repletos de personalidade e bastante musicais. Um dos fuzzes mais bacanas que eu já testei e usei, e olha que não foram poucos. Se você gosta de fuzz é um pedal mais do que recomendado!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da quantidade de controles o Eons é um pedal bem simples de operar. Os controles são simples e a interação entre eles é que vai ser a grande sacada do pedal. Não tenha pressa ao testá-lo pois certamente você vai encontrar diversos e ótimos timbres nele. Recomendo até um caderno para anotar as diversas configurações que você vai curtir. Minha dica é explorar bastante o contorle de voltagem em cada modo e perceber as texturas e variações que ele pode oferecer.

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

Voltage: 10:00h

Gain: 2:00h 

Bass: 1:00h

Mode: V

Treble: 1:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *