Review: FS08 Octave Flamma Innovation

JangleMaster
8 de julho de 2024
Bitters
12 de julho de 2024
JangleMaster
8 de julho de 2024
Bitters
12 de julho de 2024

Review: FS08 Octave Flamma Innovation

Acabamento/Construção/Embalagem

Como é de se esperar, a Flamma Innovation tem um padrão muito bem definido para seus produtos, tanto em termos de acabamento como de construção. A maioria dos pedais da linha FS da empresa segue o mesmo padrão de design/acabamento com apenas variações nas cores entre cada modelo. O FS-08 Octave vem em uma cor verde, com os mesmos cinco knobs e a chave save/select que os outros modelos também possuem. O acabamento é muito bem feito, sem nenhum tipo de falha. É um visual simples, mas que funciona e já se tornou uma característica marcante dos pedais da empresa

A construção da Flamma é bem sólida e eu diria até que é acima da média para sua faixa de preço e de outros fabricantes chineses aos quais eu tive acesso. A placa é muito bem soldada e organizada, o que é de se esperar numa produção em escala. O pedal possui entrada e saída mono e os jacks ficam localizados nas laterais do pedal. O Octave deve ser alimentado via fonte padrão (centro negativo, 9v) mas é necessário atenção para o consumo do pedal, que é de 300mA. Eu recomendaria a utilização de uma fonte com saída isolada e estabilizada. Outro detalhe bem interessante são os led’s ao redor do footswitch indicando que o pedal está ligado. Lembrando que cada em cada modo você pode salvar uma configuração.

A embalagem da Flamma é bem funcional, especialmente se pensarmos na escala industrial em que as coisas são produzidas na China. A caixa do pedal em si é toda branca, mas ela vem acompanhada de uma “luva”, onde constam todas as informações necessárias sobre o modelo em questão. Dentro da caixa acompanham o pedal: Um certificado de garantia, um pequeno adesivo e uma versão resumida do manual. Mas se você quiser o manual um pouco mais completo, ele está disponível para download no site do fabricante.

Timbres

O FS-08 Octave é um oitavador polifônico que trabalha com quatro diferentes intervalos de pitch: -2 (duas oitavas abaixo), -1(uma oitava abaixo), +1 (uma oitava acima) , +2 (duas oitavas acima), com cada um desses intervalos possuindo seu próprio controle. Esses controles funcionam como volume de cada pitch, fornecendo a possibilidade de misturar todos eles como o músico achar interessante e em diferentes graus de intensidade. É possível, por exemplo, utilizar um sinal com uma oitava acima em destaque, mas deixar duas oitavas graves mais discretas, oferecendo um pouco mais de peso ao som. Esse é um recurso bem interessante do pedal, ainda mais com a possibilidade de salvar presets.

Algumas coisas precisam ser observadas ao analisarmos um pedal de octave e talvez a princial delas seja a latência. Para quem não sabe do que se trata, latência é o atraso da nota sem o efeito para a nota processada pelo pedal. E quanto maior o LAG (ou latência) pior, pois o efeito soa em um tempo diferente do que você está tocando e isso me incomoda bastante. Isso acontece mais do que eu gostaria com o Octave da Flamma, especialmente com os intervalos de duas oitavas (acima e abaixo). O tracking desse tipo de efeito é complicado mesmo, inclusive até para pedais mais caros que oferecem esse recurso, mas aqui, na minha opinião atrapalhou a performance do pedal.

Como mencionei, isso acontece de maneira mais gritante quando o pedal trabalha com duas oitavas. Quando o efeito trabalha com apenas 1 oitava o LAG é bem menor e , dependendo do contexto, passar desapercebido. Se você costuma utilizar o efeito de maneiras mais específicas, como para swells, por exemplo, esse problema pode ser mitigado e o pedal pode ser utilizado tranquilamente. Você também pode dosar a questão do volume das oitavas utilizadas para achar um equilíbrio satisfatório em que o FS-08 Octave possa atuar no seu pedalboard. O pedal oferecer espaços para salvar presets pode ser bem útil nessa pesquisa de possibilidades.

O seu nível de tolerância quanto a questão da latência (LAG) é que vai determinar o seu nível de empolgação e utilização do pedal. O FS-08 Octave oferece recursos interessantes, que podem ser úteis em determinados contextos. Você pode até achar meios de transformar essa dificuldade com a latência em algo a seu favor, criando alguma sonoridade em que isso possa ser explorado. Mas como isso certamente não será o caso da maioria, fica a observação. É um bom pedal, que poderia ser ainda melhor, mas ficou no quase.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A operação do FS-08 Octave é bem simples e fácil de entender, especialmente se você já teve contato com outros produtos da empresa. O fato de você poder salvar presets ajuda na exloração do pedal, criando várias possibilidades. O “mix” entre as oitavas é o maior desafio que o pedal vai oferecer, por isso eu recomendo que você experimente bastante as possibilidades e combinações par aencontrar o que funciona para você.

Regulagem Favorita

-Oct: 01:00h

-2 Oct: 01:00h

Dry: 11:00h

+Oct: 07:00h

+2 Oct: 07:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349