
Silt Harmonic Fuzz
17 de janeiro de 2024
Abelha Tropical Fuzz
19 de janeiro de 2024Review: Krakenheart v.2 Krozz Devices

Acabamento/Construção/Embalagem
Na minha opinião, o Krakenheart foi o grande ponto de virada da Krozz Devices. Não só pelo efeito escolhido (já que haviam pouquíssimas opções do efeito disponíveis no mercado nacional) mas também pelo visual e acabamento únicos escolhidos pela empresa, que chamaram muita atenção. E com o atual alcance e pretensões da empresa atualmente, nada mais natural que manter o mesmo visual para a nova versão do pedal. O Krakenheart v.2 possui o mesmo padrão do seu irmão mais novo, numa caixa um pouco maior. Eu sempre achei o Krakenheart um pedal muito bonito e a nova versão mantém o altíssimo padrão da anterior.
A construção do Krakenheart v.2 é sólida e muito bem executada, com uma placa repleta de componentes mas muito bem organizada. Tudo de boa qualidade e com um óbvio cuidado na montagem. O pedal possui os seus jacks para entrada e saída de áudio na frente do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal deve ser alimentado através de fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria. Ainda existe um jack em uma das laterais do pedal para utilização de pedal de expressão.
As embalagens da Krozz acompanharam a evolução dos produtos da empresa, com uma apresentação muito mais profissional. A caixa, na cor preta possui a logo do fabricante com uma reserva de verniz na parte superios. Nas laterais a logo da empresa estão em destaque na cor branca. Dentro da caixa o pedal bem muito bem embalado e acompanham uma palheta com a logo do fabricante e um manual que dá gosto de ver, com uma ótima diagramação e com informações relevantes e concisas sobre o funcionamento do pedal.
Timbres
O Krakenheart v.2 é um pedal muito mais completo e com mais opções do que seu irmão mais novo. É uma evolução esperada (e até aguardada) de um pedal que foi muito importante que marcou uma mudança de patamar e relevância da empresa e chega num momento de franca expansão e expectativas sobre a marca. E ele não decepciona. Para quem não sabe, o Krakenheart v.2 é baseado no icônico univibe, efeito que foi imortalizado por Jimi Hendrix e que foi utiulizado por nomes grandes da guitarra desde então. É um pedal de modulação que oferece um som com textura e movimento bem particulares, com uma lâmpada e sensores no coração do pedal.
As novidades na nova versão são muito bem vindas. As principais são uma chave chorus/vibrato o que aproxima o modelo ainda mais dos timbres mais clássicos e um segundo footswitch (Hold), responsável por controlar a velocidade do efeito. Você pode ajustar essa mudança de velocidade (que acontece ao pressionar o footswitch hold) através de um trimpot lateral. Você também pode controlar a velocidade através de um pedal de expressão, por uma entrada localizada em uma das laterais do pedal. O grande mérito do Krakenheart v.2 é se aproximar mais da sonoridade clássica sem deixar de lado recursos que acrescentam mais versatilidade ao pedal e permitem que o músico faça ajustes para adequar o timbre a sua necessidade. O knob Spectrum altera o voice do pedal, oferecendo mais médios quando posicionado no sentido anti-horário e uma sonoridade mais ampla, com mais graves agudos ao se girar o controle no sentido horário. Nessa posição, inclusive, ele oferece um som mais clássico de vibe. o knob Shadow é um ajuste de BIAS, que vai trabalhar a frequência das pulsações do efeito, deixando-as mais graves ou agudas.
O Krakenheart v.2 se aproxima ainda mais do efeito de vibe clássico do que a sua versão anterior. Ele oferece uma profundidade de efeito bem interessante e aquele pulsar bem característico do efeito. O controle Depht permite que você regule o quanto de efeito presente você quer no seu som. Dá pra deixar o vibe “engolindo tudo”, num efeito super presente ou ajustá-lo para ser um efeito suave. Nessas situações de um efeito não tão presente, o controle de volume do pedal é super útil para não deixar que o efeito se perca completamente. Com fuzz, os timbres de vibe brilham ainda mais, se aproximando de sonoridades consagradas e copiadas ao longo dos anos. No modo Vibrato eu demorei um pouco mais a achar um som que me agradasse. Precisei girar bastante os controles, que são um pouco menos efetivos do que no modo Vibe. Consegui encontrar bons timbres, mas creio que falta um pouco mais daquela sonoridade “lo-fi” tão característica do efeito.
O Krakenheart v.2 é uma clara evolução da versão anterior e da Krozz como um todo. É um produto em que se percebe todo cuidado e amadurecimento de um projeto, com um resultado final muito bom. Eu tenho certeza de que é um pedal que vai agradar quem ama as sonoridades de um vibe clássico mais ainda quer ter a possibilidade de alguns ajustes finos, sem abrir mão da identidade que marcou a história da guitarra que carazteriza esse efeito. Para timbres clássicos ou para uma modulação marcante em outros contextos musicais, o Krakenheart v.2 é uma opção incrível, que vai oferecer muita personalidade ao seu timbre.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Apesar de ser um pedal com poucos knobs, é preciso explorar bem o Krakenheart v.2 para entender bem os seus controles e extrair o que ele pode oferecer de melhor. O knob Spectrum alterando as frequências do pedal é bem importante para definir a característica do efeito. O controle Depth pode alterar também o formato da onda do efeito, oferecendo outra característica. São pequenos ajustes que podem ser feitos com resultados significativos no timbre final. Minha recomendação é que você teste bastante diversas configurações para entender a atuação dos controles e possa extrair tudo o que o pedal pode oferecer.
Regulagem Favorita
Level: 1:00h
Spectrum: 1:00h
Depth: 1:00h
Shadow: 10:00h
Pulse: 10:30h
Modo: Vibe