Review: Plumes Earthquaker Devices

Buffalo Days
28 de junho de 2023
Carbide Distortion
30 de junho de 2023
Buffalo Days
28 de junho de 2023
Carbide Distortion
30 de junho de 2023

Review: Plumes Earthquaker Devices

Acabamento/Construção/Embalagem

A Earthquaker Devices se tornou uma das grandes empresas de pedais do mercado. Sua vocação em oferecer timbres fora da curva em pedais chamativos e com ótimo acabamento se mostrou uma combinação explosiva nos últimos anos. E no caso do Plumes a fórmula se repete. Apesar do acabamento relativamente simples, o pedal possui cores bem vivas que o ajudam a ser bem reconhecível e se destacar em qualquer pedalboard. A combinação de verde e amarelo funciona muito bem (Brasil, sil, sil…) e a arte, apesar de simples, confere um visual bem legal e diferente ao pedal. A pintura, como era de se esperar é muito bem feita.

A construção tem um bom padrão de qualidade, com uma placa muito bem montada e organizada se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam posicionados na frente do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação. Ele deve ser alimentado com fonte padrão(Centro negativo, 9v) e não possui opção de alimentação por bateria. O Plumes é true bypass e possui um sistema de acionamento silencioso (Soft Switch).

As embalagens da Earthqualer são padronizadas com uma bonita arte com a logo do fabricante em destaque. Dentro da caixa, o pedal vem embalado em um saquinho de pano, muito bem protegido. Acompanhando o pedal vem uma palheta com a logo do fabricante, um manual simples mas muito elucidativo sobre o pedal e um catálogo com os produtos da empresa. E eu sigo sem saber como eles conseguem colocar tudo isso dentro de uma caixa tão pequena…

Timbres

Logo que eu vi o anúncio sobre o lançamento do Plumes eu fiquei muito curioso. Ainda mais por ser um pedal baseado no Tube Screamer lançado pela Earthquaker Devices. Quem conhece a empresa e seus pedais sabe que dificilmente eles se mantém no lugar comum, sempre criando soluções e opções para ampliar a possibilidade de cada pedal. E foi o que eles fizeram com esse pedal também. Levaram o circuito do TS além, oferecendo novos (e antigos) sons, ampliando ainda mais as possibilidades do circuito.

O Plumes é um overdrive de baixo/médio ganho, que remete ao clássico mas oferece a sua própria personalidade ao ligar o pedal, entregando de cara mais clareza e headroom logo ao ser acionado. E o grande destaque do pedal fica para o switch de três posições que oferece três diferentes tipos de clipagem:  Simétrica LED, Sem Clipagem ou Clipagem por Diodo assimétrica. Além disso o pedal oferece controles bem versáteis, com o controle de tone oferecendo mais graves à esquerda, mais médios no meio e mais agudos à direita.

Se você quiser classificar o Plumes fora da família “TS” também vai conseguir. Ele possui bem mais articulação que outras variantes que eu testei. Na posição do meio da chave de clipagem o pedal vai funcionar praticamente como um clean booster, destacando as frequências que foram ajustadas no controle de tonalidade. A Clipagem LED oferece uma sonoridade mais agressiva, com mais ganho e a clipagem por diodo um timbre mais encorpado. Todas são muito musicais e acrescentam demais ao pedal, oferecendo uma boa versatilidade. O único ponto negativo é a diferença de volume entre os diferentes tipos de clipagem, o que dificulta um pouco em uma mudança na hora de uma apresentação, por exemplo. Dificulta porque vai requerer também um ajuste no volume geral, mas nada que também não se resolva rapidamente.

Pela sua simplicidade E versatilidade, o Plumes é um overdrive que vai se encaixar facilmente em vários contextos e necessidades. Para quem gosta de TS ou para quem está procurando algo que vá além do circuito clássico, é uma ótima alternativa. É o tipo de overdrive que eu gosto. Um overdrive que entrega ótimos timbres sem que você precise necessariamente gastar muito tempo entendendo o que ele pode oferecer. E nesse caso descobrir isso é fácil: ótimos timbres, boa versatilidade e simplicidade.

 

 

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Plumes é super simples de usar e de entender. A diferença de volume entre os diferentes níveis de clipagem precisa ser levado em consideração na hora dos ajustes para que não haja surpresas, especialmente ao vivo. Mas em linhas gerais, os ajustes são rápidos e muito facilmente você vai entender a proposta do pedal.

Regulagem Favorita

Level: 11:00h

Tone: 2:00h

Gain: 3:00h

Mode: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *