Review: The Schaffer Replica Storm Solo Dallas

Novos pedais da Bad Cat!
18 de novembro de 2025
Belle Epoch+
24 de novembro de 2025
Novos pedais da Bad Cat!
18 de novembro de 2025
Belle Epoch+
24 de novembro de 2025

Review: The Schaffer Replica Storm Solo Dallas

Acabamento/Construção/Embalagem

A Solo Dallas é um fabricante que surgiu motivada pela obsessão do seu criador pelo timbre de guitarra do Angus Young no álbum Back in Black. O Storm é parte desse conceito e apresenta visual e acabamento bem simples. O pedal é todo pintado na cor preta com suas inscrições na cor branca, facilitando bastante a visualização dos controles dado o contraste das cores. A escolha dos knobs também foi muito bem feia, realçando o conjunto do pedal.

A construção do pedal é bem competente, com uma placa bem montada se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam localizados nas laterais do pedal enquanto a entrada para fonte de alimentação fica localizada na frente do pedal. O Storm deve ser alimentado por uma fonte padrão de 9 a 12v e não possui a opção de alimentação por bateria

Timbres

O Storm é a versão em pedal de um equipamento pouquíssimo conhecido que era utilizado pelo guitarrista do AC/DC, Angus Young. O Schaffer-Vega Diversity System era um sistema sem fio que “coloria” o som de uma maneira muito particular e foi utilizado por diversos gigantes da guitarra nas décadas de 70 e 80. E o dono da empresa, aficionado pelo timbre do Angus, resolveu recriar esse timbre. Mas do que se trata exatamente esse pedal? Segundo o fabricante ele é um limitador óptico + expansor de equalização + circuito de clipagem harmônico + boost + buffer de linha, e tudo isso 100% analógico.

Na prática o que o Storm vai fazer é melhorar o seu som de guitarra. A maneira mais comum de utilizá-lo será como booster. Ele vai funcionar muito bem tanto sozinho, trazendo “cor” ao seu som limpo como trabalhando em conjunto com pedais de overdrive/fuzz/distorção. Ele oferece 31dB de ganho, então vai facilmente saturar qualquer amp limpo se utilizado com o controle de boost no máximo. Gostei muito de misturar o Storm com outros pedais de saturação, com o resultado sempre muito musical. Tanto empurrando outros circuitos como sendo utilizado para, com suas características e personalidade, elevar e acrescentar cor a um timbre de outro pedal posicionado antes dele.

Se você combinar os controles de Gain e Boost no máximo o Storm também vai te entregar uma saturação muito bonita e com todas as frequências no lugar. Mas o controle mais interessante para mim é o Limiter. controla o limitador Opto-Isolator, marca registrada de Ken Schaffer. Este circuito analógico óptico limita naturalmente o sinal de áudio que entra no circuito do pedal. Limiter é um recurso muito comum no processo de masterização para aumentar o nível geral, sem o risco de clipping e distorção geralmente associados ao aumento de ganho. Isso vai influenciar diretamente no ataque do instrumento. Você pode deixar tudo mais aberto ou mais fechado para um ataque mais percurssivo. A sensasção é parecida com a de usar um compressor, mas sem deixar o som comprimido. Mas aquela sensação de “aperto” ou de um certo “achatamento” está presente. É um recurso muito legal para utilizar em diferentes instrumentos e com diferentes pedais.

O Storm é o pedal que mais me surpreendeu em muito tempo. É uma ferramenta utilíssima que pode ser utilizada para diferentes situações. É um pedal que sozinho pode não paracer grande coisa mas quando utilizado em contexto e em conjunto com outros pedais faz TODA a diferença. Ele funcionou pra mim sendo utilizado de diferentes maneiras, sempre soando muito útil e musical. Você pode acrescentar bastante ao seu som saturado misturando o Storm com outros pedais e/ou trazer uma riqueza harmônica para o seu som limpo. Eu fico com as palavras de um amigo que, ao testar o pedal foi perguntado sobre o que o pedal fazia. Ele sem titubear respondeu: “Ele faz falta quando você o desliga”. É isso.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da sua simplicidade eu recomendo muito que você experimente todas as configurações possíveis dos controles do Storm. A operação do pedal é super simples e ele vai soar bem em qualquer configuração, mas se você encontrar AQUELA que se encaixe com sua necessidade e setup, esse pedal vai brilhar!

Regulagem Favorita

Gain: 12:00h

Boost: 01:00h

Limiter: 01:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *