Review: 30ms Double Tracker Keeley Electronics

Rewind
22 de setembro de 2022
Novidades da 3 Series da JHS
26 de setembro de 2022

Review: 30ms Double Tracker Keeley Electronics

Acabamento/Construção/Embalagem

A Keeley Electronics é um dos grandes nomes do mercado, com uma linha diversa tanto sonora como visualmente. 0 30 ms Double Tracker tem um visual simples, mas bem elegante. A arte do pedal é dividida entre as cores vermelha e preta com uma faixa branca entre elas com o o nome no pedal invertendo a ordem das cores (com o mais importante: o vermelho nunca toca no preto). A pintura do pedal é impecável e todas as inscrições dos controles principais sendo bem visíveis. Como alguns controles tem funções secundárias de acordo com o modo selecionado pelo músico, elas estão indicadas numa cor diferente, e a distância são praticamente impossíveis de ler. Mas não é nada que impossibilite ou atrapalhe a utilização do pedal. São apenas dois knobs com essa particularidade.

A construção segue o altísismo padrão da empresa, com uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal. O detalhe é que o 30 ms também pode ser utilizado em estéreo, modo Pro e com um cabo que TRS que acompanha o pedal. A entrada para fonte de alimentação fica na frente do pedal e ele deve ser alimentado através de fonte padrão(centro negativo, 9v). Além dos 4 knobs e um switch visíveis no pedal existem trimpots na placa que podem colocar o pedal no modo pro.

A embalagem da Keeley é customizada, com a logo do fabricante em todas as laterais e um adesivo identificando o modelo do pedal a que a embalagem se refere. Dentro, o pedal vem embalado num saquinho de plástico com um manual simples, mas bem escrito e um adesivo com a logo do fabricante.

 

Timbres

Não é das tarefas mais fáceis tentar definir e escrever sobre o 30 ms Double Tracker. Imagine um pedal de modulação sutil, que pode variar entre chorus, flanger e slapbach delay. Ele pode ser tudo isso e ainda é um pedal que adiciona profundidade, movimento, como se trabalhasse escondido, quase que nas sombras, para proporcionar uma amplitude maior ao timbre. 0 30 ms tem a capacidade de tornar o seu timbre gigante com uma espacialidade extremamente musical. Eu mencionei que o 30ms pode ser utilizado como uma modulação sutil mas você pode querer trabalhar com um timbre de Chorus super presente e destacado, que ele também vai entregar essa possibilidade com muita competência.

O 30ms é uma referência a 30 milissegundos de efeito de uma trilha dupla, que de forma bem simples é a duplicação do seu sinal, criando um som exuberante, amplo e ‘dobrado’ como se dois de você estivessem tocando em perfeito uníssono, embora com um som de delay muito pequeno. O pedal possui 3 modos: Dimension, que possui duas vozes que podem ser “desafinadas” e “atrasadas”, o modo Abbey que reproduz o efeito duble tracker do famoso estúdio londrino e o modo Slapback que altera o tempo de delay permitindo o sinal ser atrasado em até 120ms, com duas vozes. Além disso o pedal aida possui o modo Pro, com alguns trimpots dentro do pedal que permitem um controle mais amplo sobre o efeito “double tracker” e um reverb que também simula a sala do estúdio dois do Abbey Road.

É muito interessante a maneira com a qual você pode manipular as sonoridades no 30ms. No modo Abbey por exemplo, você pode configurar o pedal para um leve detuning com pouco reverb ou deixar um timbre mais gordo, aumentando as configurações dos knobs time e tuning. E o reverb… Que reverb! Como combiná-lo com o tuning oferece um timbre com uma espacialidade incrível e uma sensação de um som tridimensional. Lembrando que nesse modo ele oferece uma voz de atraso. No modo Dimension, que oferece duas vozes, tudo fica mais grandioso oferecendo uma sensação de movimento ainda maior. Ele funciona muito bem tanto para timbres como para utilizar com overdrive. É um timbre de chorus daqueles que preenche tudo e ainda mais com reverb! O modo slapback pode funcionar tanto como chorus com um slapback tradicional, ótimo para rockabily ainda mais considerando o ótimo reverb que pode acompanhá-lo de maneira mais sutil ou exagerada.

É uma pena que você só consiga utilizar um timbre nesse pedal e escolher apenas um som que ele oferece é quase uma crueldade. É o tipo de circuito que mereceria uns presets para ampliar ainda mais a sua usabilidade. Mas o 30 ms Double Tracker foi um pedal que me fisgou e que foi difícil de desligar. Seja para sonoridades mais exageradas sendo em timbres mais discretos, mas que serviam para “aumentar” o meu som, ele foi por demais útil em diversas situações. É um pedal que a primeira vista pode parecer comum, afinal é apenas um “chorus com reverb” (sendo extremamente simplista), mas depois de utilizá-lo você entende o que ele é capaz de fazer e o encantamento é instantâneo. Pedal incrível da Keeley!

 

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O 30ms Double Tracker é um pedal simples de usar mas com uma profundidade de possibilidades bem ricas, já que pequenos ajustes podem oferecer diferentes possibilidades sonoras. As vezes são mudanças simples mas com resultados práticos bem interessantes, resultando em sonoridades mais tímidas (como dobrar o som da sua guitarra acrescentando apenas um pouco de reverb) ou num chorus bem exagerado acompanhado de bastante reverb. A dificuldade nesse pedal não é achar um bom timbre, é escolher apenas um!

Regulagem Favorita

Tunning: 11:00h

Reverb: 1:00h

Time: 5:00h

Level: 3:00h

Modo: Dimension

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.