Review: Aquarius Delay Joyo

Nyle Compressor
julho 19, 2019
Kangra Filter Fuzz
julho 23, 2019

Review: Aquarius Delay Joyo

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A nova série “R” da Joyo realmente veio para mudar e elevar o conceito sobre a marca, já que apresenta um visual diferenciado. O pedal é muito bem pintado num bonito tom de azul e os knobs prateados oferecem um ar de sofisticação e modernidade. Os led’s nas extremidades chamam bastante a atenção e são sincronizados de acordo com o tempo do delay. Olhando de longe o Aquarius parece uma nave espacial!

A construção referente aos itens na pare externa é bem robusta. Jacks e pots são de boa qualidade e acaixa parace pronta para durar bastante tempo. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação fica na “frente”do pedal, que pode ser alimentado através de fonte padráo, 9v. Eu ainda não encontrei a forma ideal de abrir o pedal por conta dos led’s, mas assim que conseguir, atualizo esse texto informando sobre a construção da placa e componentes.

A embalagem é bem charmosa fazendo jus ao visual do pedal. Vem com a parte da tampa bem protegida por uma espuma na parte interior e o pedal fica muito bem acondicionado na caixa, embalado num plástico. Acompanha o pedal apenas uns pezinhos de borracha.O Manual [e simples e conciso, mas para um delay com tantas opções, eu gostaria que ele tivesse mais informações sobre os controles e possibilidades, facilitando a vida do músico, especialmente dos mais inexperientes.

Timbres

O Aquarius oferece 8 diferentes tipos de delay mais um looper com capacidade para gravação de até 5 minutos. Obviamente se trata de um delay digital, mas em todos os seus 8 modos ele soou muito bem, inclusive nas configurações referentes a sonoridades analógicas. Outro detalhe bem interessante nesse pedal é que o looper e o delay podem ser usados simultaneamente! Legal, né!? Além dos tipos de delay mais conhecidos como tape, analog e digital, o Aquarius oferece novas possibilidades como Low Bit e Galaxy.

Dá para definir o Aquarius como um canivete suíço. Os 8 modos de delay oferecem possibilidades variadas e bem interessantes que ajudam o pedal a se ajustar a diferentes necessidades. O pedal é digital e os 8 modos que ele oferece oferecem sonoridades com características distintas e bem musicais. Os modos analógico e tape echo tem aquele decaimento característicos desses tipos de delay e mesmo não sendo tão orgânicos como os originais, funcionam bem. O mesmo vale para o modo de delay com modulação, que adiciona um bonito chorus nas repetições mas soa um pouco artificial. Por outro lado eu adorei o modo reverse. É o tipo de efeito que não se encontra tão fácil em outros modelos e as possibilidades são bem divertidas! Especialmente quando unimos à facilidade do tap tempo do pedal, que amplia e muito as viagens sonoras proporcionadas pelo Aquarius. Aliás, o tap tempo é uma das melhores funções do pedal. Fácil de usar e bastante útil sem ser necessário um outro footswitch.

O looper também é uma ótima ferramente e tem capacidade para armazenar até 5 minutos de gravação e a grande sacada é que pode ser utilizado em conjunto com delay. Então você pode criar umas camadas super diferentes com o reverse delay para uma música específica e acrescentar outras camadas por cima da gravação! E você pode acionar o looper girando o knob de modos até a opção ou acioná-lo apenas apertando um botão específico (que é para utilizá-lo em conjunto com o modo do delay selecionado no knob). No modo looper os controles assumem outras funções, então é possível controlar o “tone” da gravação, deixando-a com um som mais aberto ou fechado ou até adicionar modulação.

Sem dúvida alguma o Aquarius é um baita pedal e uma ótima ferramenta para se ter por perto. Se você tem um pedalboard compacto e precisa de um delay com múltiplas funções, certamente deve levá-lo em consideração como um ótimo candidato. E se você trabalha com mais de um delay e quer uma segunda opções que tenha tap tempo, ele também pode ser uma opção bem válida. O Aquarius veio para ficar e se torna uma opção bem bacana a ser considerada para quem gosta e procura “multidelays” sem ter que assaltar um banco para isso.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Normalmente ter tantas possibilidades numa caixa de tamanho “normal” torna a experiência um pouco confusa, já que para tantas possibilidades seriam necessários (teoricamente) muitos controles. O Aquarius tenta manter as coisas num nível simples e fácil de usar. Os três controles tradicionais de delay estão lá e o controle para os modos é bem simples de operar. Além disso a possibilidade de usar o looper com o delay acionado é ótimo para criar bases, texturas e para praticar. Escolha o seu modo favorito e comece a tocar!

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Feedback: 10:00h

Time: 11:00h

Modo: Reverse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *