Review: Bella Overdrive Aura Amps

Grand Canyon Delay/Looper
novembro 13, 2018
Solar Bender v.3
novembro 15, 2018

Review: Bella Overdrive Aura Amps

Acabamento/Construção/Embalagem

O Bella Overdrive foi o grande lançamento da Aura Amps em 2018. E com isso a empresa investiu bastante em todo o conceito do pedal. O Acabamento é muito bem executado, deixando o pedal muito bonito (Você não achou que eu iria falar que ele ficou belo, né?). A cor escolhida ajuda o pedal a se destacar nos pedalboards e a arte chama a atenção. A escolha por knobs do tipo “chiken head” na cor branca ajudam não apenas no visual mas a identificar a regulagem do pedal em palcos mais escuros.

A construção segue o padrão do fabricante. A montagem é simples e bem montada, com bons componentes sendo utilizados. Os jacks de entrada e saída de aúdio ficam nas laterais do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. A entrada para fonte nas laterais não me agrada, já que fica muito próxima ao cabo e pode ocasionar algum incômodo de espaço caso você queira utilizar um plugue em “L”. O Bella pode ser alimentado via fonte de 9 ou 18v (Padrão Boss). Como eu não curto colar velcro nos pedais, não curto muito o esquema de parafusos utilizados pela Aura (e por diversos outros fabricantes) mas é apenas um detalhe meu, não impactando em nada a qualidade da construção do pedal.

As embalagens da Aura sempre são um show a parte. É muito bacana ver o cuidado do fabricante com esses detalhes. Eu só acho que falta um manual nos produtos. Por mais simples que um produto seja, eu acho sempre importante passar informações ao usuário sobre o mesmo. É um cuidado a mais para que se possa proporcionar a melhor experiência possível e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o produto. Fica a dica!

 

Timbres

O timbre dos Marshall JTM45 (E consequentemente do Bluesbreaker) é uma das sonoridades mais desejadas pelos músicos e copiadas pelos fabricantes. Existem várias opções no mercado com essa sonoridade e a Aura entregou um produto com bastante persoonalidade, o que não é tão fácil dentre tantas opções. O Bella é um ótimo overdrive para diversas situações e estilos, mas se a sua praia for blues/rock, aí ele vai se encaixar como uma luva.

O Bella Overdrive mantém aquele tão conhecido “DNA Marshall” na sua sonoridade. É um pedal de médio ganho que pode exercer diversas funções dentro do seu pedalboard. Ele pode trabalhar como booster, empurrando outros overdrives ou um canal saturado (ou prestes a saturar) de um amplificador valvulado. Nesses casos ele vai acrescentar além de ganho (se for configurado para isso) e sustain,  bonitos agudos cortantes e com brilho na medida certa, o que ajuda um monte quando você está tocando com banda. Como overdrive, o Bella apresentou um timbre consistente, com os controles de equalização oferecendo boas possibilidades timbrísticas em diferentes regulagens. Utilizei bastante os controles de equalização para adequar o timbre que eu queria em diferentes guitarras. Na minha Fender Strato American Traditional precisei domar um pouco dos agudos, enquanto na Gibson Les Paul Special, foi o controle de graves que foi acionado para equilibrar as coisas. Os resultados foram sempre satisfatórios e esse pedal ofereceu ótimos timbres em diversas e diferentes situações. Os controles de equalização são bem efetivos e ajudam bastante a adequar o timbre do pedal ao equipamento que você vai utilizar.

A chave de clipagem também oferece boas possibilidades. Na posição para baixo, o timbre fica mais comprimido e com menos ganho. Funciona bem para sonoridades com menos ganho, como em bases rítmicas ou solos de blues. Com a chave acionada para cima, a sonoridade fica mais “aberta” oferecendo mais ganho e volume, levando o Bella a outro patamar de ganho. Nessa situação o pedal pode ser explorado para sonoridades de bandas como Black Crowes e Blackberry Smoke ou até para um Hard Rock oitentista.

Se você curte as sonoridades dos amplificadores Marshall certamente vai gostar desse pedal. Ele vai te proporcionar diferentes sonoridades e pode exercer diferentes funções dentro do seu pedalboard. Um ótimo overdrive da Aura Amps!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A operação do Bella é simples e o pedal é muito intuitivo na hora de usar. Utilize bastante os controles de equalização para adequar o timbre do pedal ao  instrumento que você está utilizando. A chave Voice também deve ser explorada. O Bella é praticamente plug and play e é muito simples e rápido extrair ótimos timbres dele.

 

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

Gain: 10:00h

Treble: 12:00h

Bass: 13:00h

Voice: Posição para baixo

1 Comentário

  1. Caio disse:

    Rapaz, vi vários vídeos sobre esse pedal e adorei o timbre que tiraste dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *