Review: Belle Epoch Catalinbread

Rêver
janeiro 31, 2019
Fuzz God III
fevereiro 4, 2019

Review: Belle Epoch Catalinbread

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é um quesito em que a Catalinbread sempre cuidou muito bem, com seus esforços sendo reconhecidos e elogiados por toda a comunidade. O acabamento do Belle Epoch mantém a tradição do fabricante, oferecendo um pedal muito bonito e com referências diretas ao Echoplex, em qual foi baseado. As cores do pedal, tipo de fonte e knobs foram muito bem escolhidos, proporcionando ao pedal um visual diferenciado e de muito bom gosto.

A construção do pedal é impecável. A placa é muito bem montada, com ótimos componentes. São 5 controles na parte externa do pedal e dois na parte interna. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na lateral do pedal, assim como a entrada para a fonte de alimentação. O pedal pode ser alimentado por 9 ou 18V(fonte padrão) e não possui a opção de alimentação por bateria.

As embalagens da Catalinbread são personalizadas e são bem bonitas. Passam um pouco da personalidade do fabricante e de sua origem (Portland, no estado americano de Oregon). O pedal vem embalado num saquinho de pano e acompanham uma palheta e um bonito adesivo. Senti falta do manual do pedal (que está disponível gratuitamente no site do fabricante), mas entendo que pelo tamanho da caixa que adotaram é muito provável que não caberia tudo junto. Mas mantenho a minha tese da importância de um manual acompanhar o produto, por mais simples que ele seja, par atentar proporcionar ao comprador a melhor e mais esclarecedora experiência possível.

 

Timbres

As clássicas sonoridades de um delay de fita sempre estiveram presentes nos sonhos e ouvidos de guitarristas por todo mundo. E ter um equipamento desses à disposição definitivamente é para poucos. O Echoplex por exemplo, além de caríssimo, requer uma série de cuidados com manutenção e é um equipamento grande e delicado. E é aí que a Catalinbread apresenta o Belle Epoch, um pedal compacto com a proposta de oferecer esses timbres tão desejados de uma forma mais acessível.

Ele pode oferecer de 80ms a 600ms de atraso e na primeira pisada já mostra a que veio. Não é a toa que esse pedal tem entre a sua legião de fãs, caras como Eric Johnson. Como a proposta do Belle Epoch é recriar as sonoridades de um delay de fita, em nenhuma configuração ele vai apresentar repetições 100% limpas. Você pode ajustar a quantidade de saturação nas repetições através do knob “Rec Lev”, que vai proporcionar um overdrive bem característico, similar ao que se ouve em gravações antigas. Esse é um recurso muito interessante que vai possibilitar a criação de diversos timbres e texturas diferentes. Outro destaque no pedal é o controle Mod que oferece um pitch com uma oscilação aparentemente aleatória  e extremamente musical. Cada alteração no controle proporciona um novo som e pequenas surpresas. Parece que esse controle adiciona vida própria ao pedal!

Outra característica importante do Belle Epoch é o seu pré-amplificador, que adiciona uma coloração bem característica ao timbre, mesmo quando o pedal está configurado para true-bypass. Não a toa o Eric Johnson usou em algum momento um como booster em um de seus pedalboards, Se você procura sonoridades rítmicas complexas como multi tap delays essa não é a praia dele, mas dá para criar texturas bem legais com intervalos mais longos e as modulações atuando sobre as repetições. A psicodelia corre solta! Eel também funciona muito bem para sonoridades de slapbacks, produzindo uma textura bem quente e orgânica.

É difícil encontrar algo mais bacana que o Belle Epoch dentro da sua proposta (Talvez a versão Deluxe?). Compacto, cheio de recursos e com um preço acessível (pelo menos lá fora) é um pedal de delay difícil de bater. Uma coisa que você vai perceber quando testá-lo é que é um pedal que é difícil de desligar depois de acionado, pois as sonoridades são muito inspiradoras e musicais. Por isso fica a recomendação máxima do Pedais & Efeitos e desse que vos escreve. Imperdível!

 

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Com 5 controles o Belle Epoch não é dos pedais de delay mais simples de se usar. Mas são tantos timbres interessantes e musicais e o processo de descoberta destes é tão divertido que você não vai perceber o tempo passar. O desafio aqui vai ser achar um timbre ruim desse pedal. Eu? Falhei miseravelmente…

 

Regulagem Favorita

Echo Sustain: 12:00h

Mod: 09:00

Rec Lev: 10:00h

Mix: 12:00h

Echo Delay: 13:00h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *