Review: Boss DS-1 Muscle Mod (Brown Version)

Joyo R-11 Baatsin
abril 8, 2020
Molecular Boost!
abril 14, 2020

Review: Boss DS-1 Muscle Mod (Brown Version)

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O acabamento da Jr. MOD obviamente se utiliza da estrutura (de tanque) dos pedais da Boss. A inclusão da chave e do novo knob na estrutura do pedal é muito bem feita, sem sobras ou rebarbas. São acrescentados dois novos controles ao pedal, logo abaixo dos knobs de tone e distorção e não atrapalham em nada a utilização dos mesmos.

A montagem da placa também é feita de maneira extremamente profissional, com ótimos componentes e de maneira muito organizada. Trabalho impecável!

Não existe uma embalagem oficial da empresa. Normalmente se utiliza da mesma caixa da Boss em que o pedal foi enviado. O que eu destaco aqui é o ótimo e extremamente informativo manual que acompanham os pedais, onde são explicadas com clareza todas as novas opções que o pedal oferece e suas possibilidades e até com algumas regulagens sugeridas. Muito bom!

Timbres

O DS-1 é um fenômeno de vendas da Boss e já está no mercado a anos! Mas mesmo com todos os números de unidades vendidas e o tempo no mercado, ainda é um pedal incompreendido por parte dos guitarristas. A missão da JR Mod foi dar uma “polida” no projeto para deixá-lo mais versátil, proporcionando timbres que você já mais encontraria num DS-1 “normal”.  A Muscle Mod vai ter entregar timbres inspirados em amplificadores britânicos e podendo variar de um crunch até uma distorção poderosa.

A minha primeira surpresa com essa modificação foi descobrir que ela transforma o seu DS-1 num excelente overdrive. Não que você não consiga timbres de overdrive no DS-1 tradicional, mas com os ajustes no controle Tone e o controle de médios, a coisa aqui se eleva a outro patamar. E esse fato acrescenta muita versatilidade ao pedal, que pode trabalhar em praticamente qualquer função (pensando em saturação) dentro do seu pedalboard. A primeira grande mudança perceptível no pedal é o controle de Tone, que ficou muito mais musical e utilizável em todo o seu curso. Óbvio que com o tone no máximo numa stratocaster ou numa telecaster o timbre vai ficar estridente, mas ainda assim bem distante da caixa de abelhas que o original proporciona em regulagens mais altas. O legal é que você vai conseguir adequar o timbre do pedal ao seu instrumento de maneira muito rápida e intuitiva. E a forma como ele trabalha em conjunto com o novo knob de médios oferecem uma nova complexidade ao timbre.

A chave muscle é responsável por definir a característica da distorção que você vai utilizar. Lembrando que mesmo no modo “normal” (Chave posicionada para baixo) a sonoridade do pedal já foi modificada. Nessa posição o timbre vai ser mais macio e comprimido, ótimo para sonoridades um pouco mais pesadas. Quando você aciona a chave (posição para cima) o timbre passa a oferecer menos distorção e compressão, mas ganha em transparência, graves e volume. E é uma ótima maneira de utilizar o seu DS-1 como um overdrive de primeira linha. O pedal funcionou muito bem em diversas situações no meu pedalboard. Utilizei-o tanto como distorção como na função de overdrive e ele correspondeu muito bem , entregando ótimos timbres. Houve até situações que eu consegui utilizar o DS-1 Muscle Mod como overdrive de primeiro estágio!

Essa é uma modificação que vai impressionar bastante quem já conhece o DS-1 tradicional e vai encantar quem procura um pedal de saturação versátil capaz de exercer várias funções dentro de um pedalboard. A interação do controle de tone com o novo knob de médios abre um range de possibiidades que só se encontra nos melhores pedais de boutique. Acho que para resumir o que essa modificação fará pelo seu DS-1 é isso: Vai trasformá-lo num dos melhores pedais de boutique voltado para saturação disponíveis no mercado nacional. Vale MUITO a pena conhecer!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Você não vai ter dificuldade em operar o DS-1 Muscle Mod. Os controles do DS-1 já são amplamente conhecidos e a chave Muscle oferece duas opções de ganho. O grande pulo do gato onde  vale a pena investir mais tempo é entendendo a interação do controle de tone com o knob de médios. Aqui você vai encontrar uma ampla variedade de timbres e adequá-los da melhor maneira ao seu setup.

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

Tone: 11:00h

Dist: 10:00h

Médios: 12:00h

Chave: Para cima (Muscle On)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *