Review: Boss SD-SS Cuervo v.1 w/808 Mod Jr. MOD

Lamelight
abril 11, 2019
Novidades da Fredric Effects!
abril 15, 2019

Review: Boss SD-SS Cuervo v.1 w/808 Mod Jr. MOD

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O acabamento da Jr. MOD obviamente se utiliza da estrutura (de tanque) dos pedais da Boss. A inclusão das chaves na estrutura do pedal é muito bem feita, sem sobras ou rebarbas. São acrescentadas duas chaves ao pedal, logo abaixo dos knobs de volume e drive e não atrapalham em nada a utilização dos mesmos. No caso do meu modelo em específico, fui em quem optou pela mudança nos knobs.

A montagem da placa também é feita de maneira extremamente profissional, com ótimos componentes e de maneira muito organizada.

Não existe uma embalagem oficial da empresa. Normalmente se utiliza da mesma caixa da Boss em que o pedal foi enviado. O que eu destaco aqui é o ótimo e extremamente informativo manual que acompanham os pedais, onde são explicadas com clareza todas as novas opções que o pedal oferece e suas possibilidades e até com algumas regulagens sugeridas. Muito bom!

 

Timbres

O Conceito de modificação de pedais é bem interessante, já que normalmente busca potencializar o que o pedal já tem de bom, ou em alguns casos, acrescentar alguma versatilidade a um circuito mais específico. Nesse caso, o SD-1, (que na minha opinião já é um ótimo overdrive) recebe opções e possibilidades que elevam, e muito, o patamar do pedal. Isso sem descaracterizá-lo por completo. São diferentes opções de clipagem e filtro que vao transformar o seu SD-1 num verdadeiro canivete suíço.

A primeira coisa a se destacar é o quão abrangente se torna o knob de tone. A interação dele com as três posições da chave Cuervo Filter (localizada abaixo do knob Drive) oferece diversas possibilidades e uma ótima adaptação a diferentes tipos de guitarras e amplificadores. Você vai poder deixar o seu SD-1 com a cara de um TS (com todos aqueles médios pronunciados), com os médios mais “adocicados” deixando a sonoridade mais polida e agradável ou deixá-lo mais “transparente”. É impressionante o quão versátil e eficiente se torna esse controle com essa modificação. São tantas as possibilidades que dá pra passar horas só brincando com o controle de tone e a chave cuervo filter.

A chave SS Switch (localizada abaixo do knob de volume) oferece ao músico dois tipos de clipagem. Voltada para cima (SS Mod) ela proporciona um timbre com maior transparência e definição e mais volume. Voltada para baixo (SD-808 Mod) ela oferece menos volume e uma sonoridade mais “aveludada”. Isso é muito legal porque é como se, na teoria, você tivesse dois overdrives aos seus pés. Dá pra cobrir praticamente tudo passando do blues ao rock com esse pedal. Com guitarras equipadas com singles optei pela configuração SS Mod com a cuervo filter posicionada para baixo e consegui extrair um timbre bem cremoso, com uma vibe vintage do pedal e uma pitada muito bem vinda de graves. Já com humbuckers gostei de utilizar a combinação SD-808 (SS Switch posicionado para baixo) com a Cuervo Filter Switch na posição para cima e foi impossível conter o sorriso no rosto. Um timbre poderoso, com médios destacados e bastante articulação pulava dos falantes para alegria dos meus ouvidos.

Eu tenho certeza que essa modificação da Jr MOD será capaz de convencer qualquer um de que é uma das melhores opções de overdrive disponíveis no mercado nacional hoje. O SD-1 por si só já é um ótimo pedal, mas essa modificação acrescenta uma versatilidade impressionante ao pedal. São ótimos timbres que funcionam em diversas situações musicais e que vai agradar aos guitarristas que se dispuserem a testá-la e a conhecê-la. Uma ótima opção para quem procura um overdrive versátil mas que não soa genérico, pelo contrário! Tem personalidade pra dar e vender!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Eu não acredito que você vá conseguir tirar um único som inutilizável desse pedal. Tudo que eu testei com ele e em diversas configurações soou muito bem. Vale a pena explorar cada knob e chave disponível para entender bem o que eles overecem e como eles interagem entre si. As combinações possíveis são muitas e cabe a você encontrar a que melhor se aplica a sua necessidade musical e de timbre. Vai ser uma divertida jornada.

 

Regulagem Favorita

Volume: 12:00h

Ganho: 09:00h

Tone: 12:00h

SS Switch: Para cima

Cuervo Filter Switch: Posição do meio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *