Review: Compressor Fuhrmann

Synesthesia
fevereiro 5, 2020
Delay Llama Extreme
fevereiro 10, 2020

Review: Compressor Fuhrmann

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A reformulação da linha de pedais da Fuhrmann já uma realidade e o Compressor segue o (ótimo) padrão dos anteriormentes lançados. A pintura é muito bem feita e a cor escolhida para o pedal, um azul escuro fosco, é muito bonita. A mudança nos knobs também resultou um resultado final muito legal. O pedal oferece um visual simples mas muito bonito. Todas as inscrições do pedal também são muito bem aplicadas e com boa visibilidade. Para não dizer que gostei de tudo, não curti muito a logo do pedal. Mas só uma questão de gosto pessoal.

A construção também segue o mesmo padrão de qualidade dos outros pedais da nova linha que também analisamos. A placa é muito bem montada com soldas bem feitas e tudo muito organizado com a utilização de bons componentes. O pedal é true bypass e pode ser alimentado via fonte padrão (centro negativo, 9v.) Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na parte “da frente” do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação.

A embalagem da Fuhrmann é bem característica e fácil de identificar. A caixa vermelha é bem característica com a logo do fabricante na parte superior e o slogan na lateral. A embalagem é apenas um pouco frágil. O pedal vem embalado num saco de pano vermelho com diversas logos da empresa estampadas e acompanha um manual que explica o funcionamento do pedal.

Timbres

A procura e utilização de compressores por parte de guitarristas tem aumentado ultimamente, basta ver os pedalboards espalhados por aí, e o mercado nacional demorou um pouco para apresentar boas opções. Uma das melhores, sem dúvidas é o Compressor da Fuhrmann. O efeito de compressão serve para “espremer” a onda, eliminando assim os picos altos e baixos, tornando o timbre mais uniforme e coeso. Claro que o exagero no efeito pode também ocasionar numa perda de dinâmica, por isso sempre é bom ter cuidado na quantidade de compressão utilizada no seu timbre.

O Compressor oferece controles bem interessantes e úteis que facilitarão a vida dos guitarristas. O primeiro é o Blend, que permite ao músico misturar a quantidade de sinal limpo com sinal comprimido. Com isso você tem a possibilidade de ajustes discretos com uma leve compressão atuando no seu timbre de maneira bem orgânica ou regular o controle no máximo, transformando o seu pedal num verdadeiro funil de frequências, deixando tudo bem uniforme. Ele atua em conjunto com o controle sensitivity, que vai definir o quanto de compressão você terá no sinal. Quando você pensa nos dois controles atuando juntos, dá para imaginar a quantidade de possibilidades que eles podem oferecer. A chave bright também se mostrou bem útil quando fui tocar com humbuckers, já que ela acrescenta uma pitada extra de brilho ao timbre.

Outro detalhe interessante é que o Compressor não vai alterar as características do seu instrumento, sendo bem “transparente”. Em todas configurações em que utilizei o pedal e em diferentes guitarras, ele sempre soou muito bem, se mostrando uma ótima ferramenta. Utilizei o pedal tanto para sons limpos como em conjunto com overdrives (que já tem um nível de compressão próprio) e ele atuou muito bem em ambas as situações e com diferentes ajustes. Se você está a procura de um bom compressor para o seu pedalboard, não deixe de conferir o da Fuhrmann. Ele não deixa nada a desejar aos gringos e vai oferecer ótimos recursos!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Para extrair o que o Compressor tem de melhor, você precisa entender o que cada controle faz e de como eles interagem entre si. E a melhor forma de entender isso é testando e experimentando bastante o pedal, já que por vezes as mudanças são sutis, mas podem fazer diferença no resultado final. De maneira geral não é um pedal difícil de se usar e que vá exigir muito de você e ele oferece diversas possibilidades que podem e devem ser exploradas. Basta encontrar a que mais lhe agrade.

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Sensitivity: 14:00h

Blend: 13:00h

Attack:  14:00h

Bright: Off

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *