Review: Echoes Fuhrmann

Rage Master NKT275
setembro 15, 2021
Primeiras Impressões: Sci-Fuzz Híbrido Utopia FX
setembro 20, 2021

Review: Echoes Fuhrmann

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Não é de hoje que eu elogio a reformulação dos pedais da Fuhrmann. Essa nova identidade conferiu aos pedais um visual mais moderno, compatível com os novos recursos que os pedais entregam. O Echoes já é um pedal super reconhecido e utilizado por inúmeros guitarristas. Possui uma excelente pintura, na cor azul, com todas as inscrições do pedal na cor branca, o que torna tudo muito fácil de visualizar.

A construção dos pedais da empresa é muito sólida, com um padrão alto de qualidade. A placa é muito bem montada e soldada, com uma boa organização. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na parte de trás do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal é alimentado por fonte padrão (centro negativo, 9v.). Os conectores de plástico pode incomodar alguns mais puristas, mas eles não influenciam em nada no timbre do pedal e não interferem em nada. O Echoes é true bypass e o footswitch referente ao tap tempo é do tipo soft, o que faz todo sentido.

As embalagens da empresa são todas padronizadas com as cores e logo da empresa. Acho o papelão da caixa um pouco fino, mas não é nada que comprometa e no fim, cumpre sua função. O pedal vem embalado num saquinho vermelho com a logo da empresa (também já tradicional nos produtos da empresa) e um manual. Tudo simples, mas bem competente.

Timbres

Pedais de delay se transformaram, nos últimos tempos, em ferramentas vitais nos pedalboards da grande maioria dos guitarristas. Eles vem adquirindo um protagonismo cada vez maior nos timbres mundo afora, e com isso delays cada vez mais complexos e com novos recursos tem sido lançados. Nada de errado com isso, é claro. Eu também adoro delays e explorar as suas infinitas possibilidades é muito desafiador e divertido. Mas a minha impressão é que o mercado se dividiu em pedais super complexos com diversos recursos (e caríssimos) e pedais simples, com bons timbres mas que não oferecem tantas possibilidades. E se eu quiser alguns recursos a mais sem ter que operar um pedal super complexo? E se eu precisar de um delay simples, mas que ainda assim possua alguns recursos a mais? É exatamente nesse quesito que o Echoes se encaixa perfeitamente.

O grande mérito desse pedal é juntar recursos interessantes e úteis, sem perder a simplicidade e a facilidade de operação. No Echoes você vai ter três tipos de delay, duas opções de subdivisão rítmica e tap tempo. Tudo isso num pedal de tamanho compacto. Ele oferece até 1 segundo de atraso que pode ser ajustado tanto pelo knob time como pelo footswitch tap.  No modo digital, o Echoes vai oferecer repetições fiéis e cristalinas ao que está sendo tocado. O que é legal é que com o controle filter, você pode deixar essas repetições um pouco mais fechadas ao girar o knob no sentido horário, o que não é uma opção lá muito comum em delays digitais. Você ainda pode deixá-las ainda mais abertas, mas aí já soaram um pouco estridentes para o meu gosto.

O modo modulated vai oferecer repetições carregadas de modulação. Eu até gostaria que houvesse um controle em que fosse possível dosar essa quantidade de modulação, mas não é o caso. Em regulagens de tempo bem baixas, é possível simular um pedal de flanger ou chorus, que combinados com drive soaram muito bem! Eu também utilizei esse modo em pedalboards compactos em que a minha opção por modulação foi um tremolo. Então usei o Echoes para suprir um pouco a ausência de uma modulação mais tradicional, utilizando as suas repetições para preencherem ainda mais meu timbre. O modo analógico simula um delay mais fechado, cujas repetições vão se degradando. Uma reclamação que eu escuto bastante sobre esse tipo de delay, que a sonoridade é muito escura, também pode ser resolvida com o controle filter, trazendo um pouco mais de brilho para as repetições. Foi o modo que mais utilize e apesar de não ser realmente delay um analógico, entregou ótimos sons.

É difícil conciliar praticidade, facilidade de usar e recursos interessantes num único pedal, mas, na minha opinião, é exatamente isso que o Echoes entrega.  É um delay com bons timbres e possibilidades, que pode atender tanto a músicos iniciantes como a músicos profissionais, sem fazer feio em nenhum pedalboard. Se você procura um delay com bons sons, que vá além dos delays básicos, oferecendo mais possibilidades, eu recomendo fortemente o Echoes.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Echoes é um pedal super simples de se usar e os ajustes que você vai precisar fazer são ajustes simples, para adequar os timbres disponíveis no delay ao seu setup. Seria interessante você explorar as combinações de cada modo com ajustes no controle filter, para sonoridades mais ou menos fechadas.

Regulagem Favorita

Level: 1:00h

Time: 12:00h

Filter: 11:00h

Mode: Digital

Feedback: 11:00h

Subdivision: Colcheia Pontuada

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *