Review: El Malito Wintter Labs

FLWR
20 de outubro de 2022
Artificial Blonde
24 de outubro de 2022

Review: El Malito Wintter Labs

Acabamento/Construção/Embalagem

A nova versão do El Malito trás um visual que remete ao seu antecessor sem deixar de ter uma personalidade própria. A Wintter Labs optou por um visual mais moderno e dinâmico, que casou muito bem com o pedal e sua proposta sonora. O acabamento do pedal é muito bem feito, sem falhas aparentes. Os nomes dos controles são bem visíveis e a opção pelo nome dos controles em espanhol foi bem original. A escolha pelo footswitch localizado no lado direito do pedal (e também do led) não deixa de chamar a atenção, criando um espaço maior para o nome do pedal e a logo do fabricante ficarem centralizados na arte. O posicionamento dos knobs e switches oferece uma boa simetria para acalmar o coração daqueles que sofrem de TOC.

A construção do El Malito é bem sólida e organizada, se utilizando de bons componentes. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e consome cerca de 25mA. O pedal possui acionamento true bypass.

A embalagem é bem simples. Uma caixa de papelão com o adesivo da empresa na parte de cima da caixa. Dentro da caixa, o pedal vem embalado dentro de um charmoso saquinho de pano, acompanhado por um adesivo da empresa. O manual do pedal é enviado ao cliente após a compra por meios eletrônicos, de maneira ecologicamente correta e é simples mas claro e esclarece quaisquer dúvidas que o usuário possa ter sobre o funcionamento do pedal.

Timbres

O El Malito é um pedal de distorção que não tem medo ou vergonha de se assumir e de ser o que é: Pesado. Sujo. Intenso. É um pedal com muitas possibilidades mas que se foca em ser ótimo em uma única coisa: Criar uma massa sonora capaz de causar estragos por onde passar. Você pode até tentar domá-lo com pouco ganho e ele também vai funcionar de certa maneira, mas não é onde ele realmente vai brilhar. E não ache que ao reduzir um ganho você vai encontrar um drive de primeiro estágio mais tradicional. Não é o caso! Esse pedal respira rock!

O El Malito tem ganho e volumes suficientes para ser ouvido e notado nas mais diferentes vertentes de rock e metal. E as suas três bandas de equalização o ajudam a entregar mais possibilidades dentro dessa proposta. Eu estou longe de ser um músico de metal, por exemplo. Então a minha utilização do pedal se deu em situações onde precisei reforçar uma passagem ou base com mais peso ou para solos. E ele respondeu muito bem às minhas necessidades. É um pedal que possui graves muito poderosos, o que casou muito bem para compensar alguns timbres mais magros de single, mas que precisaram ser cortados para uma utilização mais equilibrada com humbuckers.

As chaves de clipagem oferecem 9 diferentes combinações que entregarão diferentes níveis de volume/compressão e quando combinadas com as três bandas de equalização expandem muito as possibilidades do El Malito, tornando-o fácil de se adequar a diferentes sonoridades para esses sons mais pesados e diferentes setups. Testei todas as combinações das chaves e elas sempre me entregaram resultados muito musicais. Algumas combinações vão oferecer mudanças mais drásticas, outras mais sutis, mas sempre com resultados interessantes. Utilizei nos testes com o pedal tanto guitarras com single coils como guitarras com humbuckers e os controles facilitam bastante os ajustes necessários para ótimos timbres. Inclusive a chave para corte de agudos também me foi útil em algumas situações.

O El Malito é um pedal de distorção bem completo. Provavelmente, um dos mais versáteis do mercado nacional. Mas isso dentro do espectro de distorção. Com menos ganho você vai conseguir utilizá-lo para um rock mais tradicional, mas não acho que ele cumpra de maneira excelente a função de overdrive, por exemplo (como faz quando está na sua). É uma distorção pesada e poderosa, que vai se sair muito bem na função para qual ele foi projetado. As três bandas de equalização são uma ótima ferramenta assim como as chaves de clipagem. Se você está em busca de um pedal versátil para sons pesados, encontrou. É um pedal malvado. Não tente transformar o El Malito no El Bonzito. Utilize-o alto. Com ganho. Com vontade.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O El Malito oferece muitas possibilidades e é preciso investir um tempo para entender as nuances das chaves de clipagem. os sons que cada uma oferece e como elas interagem entre si. São nove possibilidades e esse entendimento vai ser crucial para extrair do pedal o que ele tem de melhor a oferecer. É um pedal de operação simples mas com uma boa gama de possibilidades e sons a serem explorados. E muito, mas muito volume.

Regulagem Favorita

Bajo: 11:00h

Medio: 12:30h

Alto: 2:00h

Distorsion: 02:00h

Clipping 1: Ge

Clipping 2: Si

High Cut: Off

Volume: 10:00h

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *