Review: FS-03 Delay Flamma Innovation

Makoyii
29 de setembro de 2022
A PRS entrou no mundo dos pedais!
3 de outubro de 2022

Review: FS-03 Delay Flamma Innovation

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Como é de se esperar, a Flamma Innovation tem um padrão muito bem definido para seus produtos, tanto em termos de acabamento como de construção. A maioria dos pedais da linha FS da empresa segue o mesmo padrão de design/acabamento com apenas variações nas cores entre cada modelo. O FS-03 Delay vem na cor azul, com os mesmos cinco knobs e a chave save/select que os outros modelos também possuem. O acabamento é muito bem feito, sem nenhum tipo de falha. É um visual simples, mas que funciona.

A construção da Flamma é bem sólida e eu diria até que é acima da média para sua faixa de preço e de outros fabricantes chineses aos quais eu tive acesso. A placa é muito bem soldada e organizada, o que é de se esperar numa produção em escala. O pedal possui entrada e saída estéreos e os jacks ficam localizados nas laterais do pedal. O Delay deve ser alimentado via fonte padrão (centro negativo, 9v) mas é necessário atenção para o consumo do pedal, que é de 300mA. Eu recomendaria a utilização de uma fonte com saída isolada e estabilizada. O Delay é true-bypass e o footswitch possui dupla função, que alem de ligar/desligar o pedal pode ligar ou desligar o tails. Outro detalhe bem interessante são os led’s ao redor do footswitch indicando que o pedal está ligado. Lembrando que cada em cada modo você pode salvar uma configuração.

A embalagem da Flamma é bem funcional, especialmente se pensarmos na escala industrial em que as coisas são produzidas na China. A caixa do pedal em si é toda branca, mas ela vem acompanhada de uma “luva”, onde constam todas as informações necessárias sobre o modelo em questão. Dentro da caixa acompanham o pedal: Um certificado de garantia, um pequeno adesivo e uma versão resumida do manual. Mas se você quiser o manual um pouco mais completo, ele está disponível para download no site do fabricante.

Timbres

Quando se imagina um multi-delay, especialmente quando fabricado na China e com um preço mais acessível, você imagina encontrar os tipos de sonoridade mais comuns e utilizadas pelo mercado: Analog, Digital, Tape… Então para mim foi uma (boa) surpresa ao receber o FS-03 Delay e descobrir quantas sonoridades diferentes do convencional ele pode oferecer. São 6 tipos de delay e um looper de até 80 segundos. É um pedal excelente para quem gosta de experimentar, criar e testar novas texturas e possibilidades sonoras. Os tipos de delay são: Tape, Liquid, Rainbow, Galaxy, Mod-Verse e Low Bit. A capacidade de salvar presets é essencial nesse pedal, pois são muitos sons diferentes e seria impossível lembrar de cada configuração, já que para um desses modos, os controles Tweak 1 e Tweak 2 assumem diferentes funções.

O primeiro modo é o modo Tape, que certamente será o mais conhecido e no final foi o mais utilizado por mim. Nele você é capaz de ajustar um filtro deixando a sonoridade mais aberta ou fechada e acrescentar ou não, um vibrato nas repetições do delay. Ele pod eficar bem escuro e bastante modulado, criando umas texturas bem interessantes e específicas. No Liquid, a proposta é oferecer um delay repleto de modulação (phaser) controlando a velocidade e a quantidade de modulação que se deseja da modulação nas repetições. Dá para criar umas coisas bem legais com uma modulação bem carregada, que gera uma sensação de fluidez e certa aleatoriedade ao timbre. O modo Rainbow é um dos mais interessantes e também desafiadores, pois une um efeito stutter (imagine um tipo de tremolo) com um pitch shifter. As coisas aqui podem sair de controle rapidamente!

No modo Galaxy você combina o delay com um post slow-gear (para diminuir o ataque) e chorus. Esse é um modo particularmente interessante para criar ambiências e “cenas” acrescentnado modulação e deixando o teak 1 numa regulagem bem alta, o que cria uma transição amis suave entre a nota tocada e a sua repetição. No Mod-Verse o pedal oferece um reverse delay com a possibilidade de acrescentar flanger na cauda. E aqui eu me fiz! Dá pra criar umas texturas muito legais brincando com a velocidade do flanger na cauda e as repetições do delay. O modo Low-Bit é o mais experimental de todos, oferecendo um timbre bem pixelado nas repetições e como ele oferece um pre slow gear em um dos controles, oferece a possibilidade de criar uns swells completamente fora da curva. É o modo perfeito para criar uma trilha sonora para um filme B de ficção científica!

O FS-03 Delay é surpreendente pelo que pode oferecer num pedal compacto e pelas escolhas sonoras que oferece. A maior parte dos modos está relacionado a algum tipo de modulação na cauda, mas a maneira como faz isso acaba criando texturas bem diferentes entre cada tipo de modulação o que é ótimo para quem gosta de explorar e de ter novas opções. Tem uma curva de aprendizado um pouco longa, é verdade, mas a capacidade de salvar os presets ajuda bastante para não ter que ficar relembrando o que já foi feito em cada modo. E ainda possui tap-tempo! O FS-03 Delay me surpreendeu muito tanto pela qualidade como pelas opções de timbre oferecidos. Se você está em busca de um pedal de delay que possa oferecer soluções que fogem um pouco do comum eu recomendo fortemente que você o leve em consideração.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O FS-03 Delay é um pedal que apesar de possuir uma operação simples, vai demandar um tempo para que seja totalmente compreendido. O fato dos controles tweak mudarem de função a cada modo torna a curva de aprendizado um pouco maior (graças aos chineses pelos presets!). Outro detalhe que me chamou muito a atenção nesse pedal é o quanto os controles são sensíveis. Qualquer pequeno ajuste já faz uma diferença grande no resultado, então é bom prestar atenção na hora que for regular algo, especialmente nos controles tweak 1 e 2.

 

Regulagem Favorita

Mix: 11:00h

Time: 01:00h

F.B.: 02:00h

Tweak 1: 11:30h

Tweak 2: 09:00h

Modo: Tape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *