Review: Gain Over Tefi Vintage Lab

Rail Fuzz Machine
fevereiro 13, 2020
Red Briton
fevereiro 17, 2020

Review: Gain Over Tefi Vintage Lab

Acabamento/Construção/Embalagem

 

Esse é o primeiro pedal da Tefi Vintage Lab que analisamos aqui no site. Se trata de um fabricante italiano ainda com pouco tempo de estrada mas já com produtos relevantes e com uma identidade visual definida e bem diferente. O fabricante optou por um visual cartunesco em todos os seus pedais. É uma escolha bem arriscada, mas o resultado final ficou bem legal e chamativo. É impossível não saber que se trata de um pedal da Tefi. O acabamento é primoroso com a pintura e arte no pedal sendo muito bem executadas. A cor escolhida para o Gain Over também é bem bonita. Se for para apontar algum detalhe de que não gostei, foi a dos led’s e inscrições em cima da arte. Mas é um detalhe que não compromete o bom resultado final.

A construção do Gain Over segue o ótimo padrão do acabamento. A montegem da placa é impecável, com tudo bem soldado, sem restos de cola ou solda e ótimos componentes. Dá gosto de ver! Os jacks para entrada e saída do pedal ficam na lateral do pedal. Se eu pudesse escolher, colocaria na “frente do pedal”, já que se trata de um pedal um pouco maior que o normal e os cabos ajudam a aumentar essa percepção de espaço. Mas é apenas uma preferência minha. O jack para alimentação do pedal fica na parte da frente e ele pode ser alimentado com uma fonte padrão (centro negativo, 9v). Não há opção para alimentação via bateria.

Eu achei que a embalagem destoa um pouco do produto final. Ela segue aquele antigo e surrado padrão de mercado de caixa branca adesivada. Dentro, o pedal vem bem acondicionado num saquinho de pano e acompanham o manual um manual e um carftão da empresa.

Timbres

Dois overdrives numa caixa. Essa é a proposta do Gain Over. São dois canais com diferentes níveis de ganho compartilhando o mesmo controle de tonalidade (Contour). Mas eles possuem controles de volume e ganho independentes. Esse tipo de projeto é bem funcional porque oferece versatilidade e praticidade, já que serão necessários menos cabos e espaço na fonte de alimentação no pedalboard. Lembrando que os dois canais não podem ser utilizados juntos.

o canal de baixo ganho oferece sonoridades que vão de um clean boost indo até um crunch gordo e saturado. Ótimo para bases e para quem procura um overdrive de primeiro estágio que funcione bem acordes e mantenha o timbre da guitarra bem orgânico. Funcionou muito bem para rock, pop, blues dentre outros estilos. O canal de hi Gain tem um alcance maior de ganho, visto que ele pode também oferecer timbres que se assemelham aos do canal de baixo ganho, como pode elevar bastante o nível de saturação. Mas não espere nada extremo, porque essa não é a proposta do pedal. Com o canal de alto ganho o pedal entra num território de hard setentista muito interessante. Bem legal para bases pesadas e com um sustain matador para solos.

O controle de tone compartilhado pode ser encarado de duas maneiras distintas. Como ele é compartilhado entre os dois canais, você tem uma mesma tonalidade só que em diferentes níveis de ganho. Assim é possível alternar entre bases e solos sem perder ou mudar a característica do overdrive. O lado é que caso você queira uma sonoridade diferente, mais fechada ou com mais agudos, não será possível. Mas o alcance do controle contour é bem amplo e musical. Os controles de volume independentes também auxiliam na hora de configurar um canal para bases e outro para solos.

Para quem gosta de utilizar drives de primeiro e segundo estágio no pedalboard, o Gain Over é uma mão na roda, já que oferece essas duas possibilidades numa única caixa. Com ele no pedalboard você será capaz de cobrir uma grande variedade de estilos como blues, rock, pop e até um hard rock, sem descaracterizar o timbre do seu instrumento. Esse pedal pode exercer funções variadas no seu set e se tornar num ótimo coringa para o seu timbre!

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A operação do Gain Over é simples e intuitiva. São dois canais de overdrive com controles de volume e ganho independentes e um controle de tonalidade compartilhado. Defina como cada canal vai funcionar e em que faixa de ganho ele vai aturar e pronto. Simples, rápido e eficiente.

Regulagem Favorita

Lo Vol: 12:00h

Lo Gain: 11:00h

Contour: 12:00h

Hi Vol: 13:00h

Hi Gain: 13:00h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *