Review: Joost Trefílio Pedais

Polychrome Walrus Audio
maio 12, 2021
Magus Pro
maio 17, 2021

Review: Joost Trefílio Pedais

 

Acabamento/Construção/Embalagem

O acabamento dos pedais da Trefílio é bem característico. A caixa “crua” já se tornou uma característica do fabricante, que recentemente acrescentou uma arte simples aos pedais. O Joost segue o mesmo padrão do fabricante. O acabamento simples não tira o mérito do fabricante de criar um padrão de identidade para os seus produtos e entregar um bom resultado final. A arte do pedal é auto-explicativa (já que se trata de um booster).

Os pedais da Trefílio são montados e soldados à mão, o que oferece um visual realmente “handmade’ ao pedal. A placa é bem montada, com bons componentes, mas eu acho que poderia ser um pouco melhor fixada. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do  pedal e a entrada para fonte de alimentação fica na “frente”. O Joost pode ser alimentado por 9 ou 18v (centro negativo) e não possui opção para alimentação via bateria. O pedal possui um buffer de entrada que funciona apenas quando o pedal é acionado.

A embalagem do fabricante é simples, em papelão “cor madeira” com a logo do fabricante estampada na parte superior. O pedal vem embalado num saco de plástico. Eu gostei bastante do manual do fabricante. Muito bem escrito e elucidativo, mesmo se tratando de um efeito super simples, esclarecendo TODAS as características e modo de funcionamento do pedal.

Timbres

O Joost é tão simples que eu poderia detalhar a sua utilização e funções em apenas um parágrafo. Talvez eu até o faça, mas isso não diminuiria a importância de um pedal como esse pode ter dentro de um pedalboard. Encare esse booster primariamente como um pedal de volume. Ele vai entregar um aumento de sinal de até 26dB (de timbre limpo, o que é bastante!) quando ligado em 9v e pode cumprir diferentes funções dentro do seu pedalboard. Vale lembrar que se você optar em alimentá-lo em 18V ele pode exercer a função de um overdrive de primeiro estágio, com uma saturação de baixo ganho.

Como mencionei anteriormente, você pode utilizar o Joost de diferentes formas. Você pode utilizá-lo como um pedal de volume para destacar determinadas passagens ou frases que queira destacar. E o que eu mais gosto no pedal é que ele faz isso sem interfeir na dinâmica do seu instrumento ou no seu timbre. O Joost vai justamente ressaltar as qualidades e características do seu timbre da maneira mais fiel possível e isso é uma ótima ferramenta para se ter no pedalboard. Ele vai ressaltar frequências características no seu timbre que muitas vezes passam desapercebidas. Óbvio que é preciso você ter um bom “timbre base” (guitarra e amp) para isso, Se seu timbre for ruim, ele não vai fazer milagres.Se você utiliza um amplificador valvulado, ele pode ser utilizado para “empurrar” o amp, levando-o a uma leve saturação graças aos seus 26dB.

Você pode utilizar o mesmo raciocínio para “empurrar” outros pedais de drive e distorção com o Joost posicionado antes deles. E você vai preservar totalmente a característica do pedal que estará sendo empurrado. Você pode, por exemplo, manter um drive de primeiro estágio que com o empurrão consiga atingir ganho suficiente para cumprir outra função de ganho no pedalboard. Com isso dá para utilizar um pedal a menos no board. Outro detalhe legal no Joost é que quando ele está acionado, ele oferece um buffer, que é bem legal para quando se utiliza um grande número de pedais. Se você quiser deixar o buffer ligado o tempo inteiro, basta deixar o pedal acionado e equlibrar o volume do pedal.

Como eu mencionei no primeiro parágrafo, não subestime o Joost pela sua aparente simplicidade. Ele pode se tornar uma ferramenta muito útil para se ter no pedalboard e cumprir várias funções. É um pedal utilíssimo que provavelmente não vai ser a “estrela” do pedalboard, mas que vai fazer a diferença, especialmente em situações ao vivo.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Joost é um dos pedais mais “plug and play” que você vai ter na sua vida. Então não poderia ser mais simples de utilizar. É plugar e se divertir.

Regulagem Favorita

Volume: 1:00h

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *