Review: Old Chorus GMA Effects

Float Dual Moving Filter
11 de agosto de 2022
Multicab 4
15 de agosto de 2022

Review: Old Chorus GMA Effects

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal da GMA Effects que analisamos e a primeira impressão com relação ao acabamento foi muito bacana. O Old Chorus é pintado num verde água e possui umas texturas na pintura que conferem ao pedal um visual bem legal. Os knobs e inscrições na cor branca complementam bem o visual do pedal e facilitam a visualização dos controles. Uma arte simples, mas de muito bom gosto.

A construção do pedal é sólida, com uma placa bem montada e soldada utilizando bons componentes. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal assim como a entrada para alimentação do pedal (que fica logo abaixo do jack de entrada de áudio). O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui opção de alimentação por bateria.

A embalagem do fabricante ainda está em desenvolvimento e por isso recebemos o pedal sem ser numa embalagem dedicada. O que é legal é que o fabricante já se mostrou ciente da importância de ter uma embalagem condizente com o nível do seu produto e eu estou curioso para ver como essa questão vai se desenvolver para lançamentos futuros.

Timbres

Apesar de ter ficado marcado pela sonoridade de uma década, e muitas vezes de maneira pejorativa, o efeito de chorus continua vivo e pulsante. É um efeito elegante, que pode ser utilizado de diferentes maneiras e que certamente tem o seu lugar no pedalboard de muitos guitarristas. A GMA chega com uma opção simples, mas com uma sonoridade bem bacana para quem curte o efeito, ou até para aqueles dispostos a dar uma “segunda chance” a esse tipo de modulação. O Old Chorus é o tipo de pedal que dentro de qualquer desses contextos citados anteriormente pode fazer total sentido.

O Old Chorus pode oferecer sonoridades clássicas do efeito, ou sonoridades um pouco mais discretas do efeito, apenas para uma leve “molhada” no timbre. Com a regulagem dos controles abaixo de “50%” você consegue acrescentar profundidade ao seu timbre sem colocar muito movimento ao mesmo. Esse tipo de sonoridade é muito legal para se usar com drive, por exemplo, dando quase uma percepção de estar acontecendo uma dobra de guitarra. Também funciona muito bem para pizzicatos com palm muting, que é outra técnica que eu também utilizo bastante e que um efeito como esse ajuda a  destacar.

Para sonoridades mais carregadas e mais próximas de um timbre de chorus clássico, é preciso deixar o controle de Depth praticamente na configuração máxima. Nessa situação o Old Chorus vai entregar uma sonoridade cheia e muito bonita, mas sem soar demasiadamente exagerada. Eu até acho que os controles poderiam ir pouco além em termos de sonoridade, oferecendo ainda mais profundidade e velocidade, mas entendo que é um tipo de sonoridade que nem é tão usado assim e talvez não faça falta para a maioria dos guitarristas. Mas em termos de opções que o pedal pudesse oferecer, creio que o tornaria mais versátil.

O Old Chorus é um pedal muito competente e com uma proposta muito clara. Entregar uma sonoridade de chorus clássica sem complicações e com um preço acessível. E isso ele consegue fazer com bastante qualidade. É o tipo de modulação que é bem legal de se ter no pedalboard, tanto para abordagens mais discretas do efeito como para ter aquele timbro cheio e bonito de chorus. Tudo isso com simplicidade e praticidade.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

A utilização do Old Chorus é super simples, com o efeito sendo mais efetivo com a regulagem do controle depth a partir da posição meio-dia. O timbre está pronto, sem muita necessidade de explicações ou conhecimentos prévios.

Regulagem Favorita

Rate: 11:00h

Depht: 5:00h

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.