Review: T.Miranda Pro Vibe

Element
julho 13, 2020
Vlog: 5 pedais da minha coleção que (provavelmente) você nunca viu!
julho 16, 2020

Review: T.Miranda Pro Vibe

 

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse é o primeiro pedal da T.Miranda que analisamos e o acabamento do pedal é bem compentente. O Pro Vibe PV-1 tem um visual bem chamativo, que vai se destacar no seu pedalboard. A pintura é muito bem executada, sem nenhuma falha aparente e a arte do pedal (que tem uma proposta psicodélica) é impressa numa placa super fina, que é muito bem fixada no pedal. Por ser uma arte bem chamativa e diferente, pode não agradar a todo mundo, mas faz jus a proposta do pedal.

A construção do pedal é bem sólida. A placa é bem montada, com bons componentes, mas não me agrada muito o “goop” (Gosma utilizada para proteger o circuito) utilizada pelo fabricante. Eu entendo que circuitos são copiados a todo instante, mas quem quiser copiar vai fazê-lo, independendo do curcuito ter ou não essa “proteção”. A base do curcuito são CI’s e não lâmpada como nos pedais de vibe tradicionais. O Pro Vibe pode ser alimentado por fonte padrão (9v, centro negativo) ou bateria. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na parte superior do pedal e a entrada para a fonte fica no lado esquerdo do pedal.

A embalagem é o ponto fraco quando pensamos no aspecto do PRODUTO. Eu sei que tem gente que acha que é besteira, que não tem utilidade e etc. Mas quando falamos de um produto, com um valor agregado considerável, uma embalagem que apresentasse bem o produto seria bom para o próprio fabricante. O pedal veio embalado numa caixa genérica, sem nenhuma identificação. Fica aí a minha sugestão para o fabricante de um olhar mais atencioso para isso e agregar ainda mais valor ao seu produto.

Timbres

O vibe se tornou um efeito clássico, uma referência, desejado e utilizado por muitos guitarristas que são apaixonados por timbres clássicos da história do rock. Mas mesmo com essa semanda, não é um efeito que tenha tantas opções disponíveis no mercado nacional e o Pro Vibe se apresenta como mais uma delas. Se trata um vibe construído baseado em CI’s, com as características (boas e más) desse tipo de circuito. É um pedal bem interessante para quem gosta de explorar modulações.

Apesar dos poucos controles o Pro Vibe é um pedal bem versátil, onde é possível conseguir alguns diferentes tipos de efeito. Os efeitos mais presentes são o vibe e o vibrato, mas também é possível encontrar bons timbres de phaser e chorus nele. Os timbres vão variar de acordo com a chave escolhida. Com a chave na posição Vibe o pedal vai oferecer timbres que vão variar entre phaser, vibe e uma pitada de chorus. O controle de depth oferece um alcance bem interessante e é responsável pelas diferentes sonoridades.O efeito de vibe aparece com uma profundidade legal a partir da posição 3h. Antes disso as possibilidades variam entre phaser e chorus. O controle de velocidade também vai permitir que o efeito se comporte de maneiras diferente, como num phaser super lento ou numa simulação de rotary speaker.

Mas pra mim é na posição sync que o Pro Vibe brilha com seu vibrato. A textura e a sensação de movimento que ele oferece ao timbre são muito peculiares. Foi difícil de desligar depois de acioná-lo! Ë um efeito que pode ser utilizado de maneira discreta e ainda assim se destacar. Eu, particularmente prefiro utilizar o efeito mais lento, proporcionando uma leve desafinação na sonoridade do instrumento. Ele funciona bem tanto com pedais de saturação como com outros pedais de modulação ou de ambiência.

O Pro Vibe é uma opção bem legal para quem está procurando um pedal de modulação simples e versátil. Se por um lado falta um pouco daquela profundidade característica do circuito com fotocélulas e lâmpada, por outro ele entrega um excelente vibrato e as opções de modulação também são legais. Se você gosta de modulação, vale a pena conhecer o Pro Vibe!

 

 

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar de apenas dois controles e uma chave, o Pro Vibe tem muito a se explorar, já que você consegue extrair desse pedal sonoridades de phaser, chorus, vibe, vibrato… Então vale a pena explorar todas as combinações e possibilidades que ele tem a oferecer. De acordo com a posição da chave os knobs oferecerão uma abordagem diferente.

 

Regulagem Favorita

Speed: 11:00h

Depht: 4:00h

Switch: Sync

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *