5 (ótimos) overdrives esquecidos pelos guitarristas!

Arcades
maio 7, 2020
Signus
maio 11, 2020

5 (ótimos) overdrives esquecidos pelos guitarristas!

Vivemos a era de ouro dos pedais. Sobre isso não há dúvidas. São tantas novidades e lançamentos que fica muito difícil acompanhar tudo que sai, agora em todo o mundo com ótimos fabricantes por todos os lados. E isso acaba alimentando algo que já é muito forte em nós, guitarristas: O Desejo por novidades. Isso acaba fazendo com que o mercado acabe “esquecendo” alguns ótimos pedais, que ainda estão à disposição, mas que por já serem “antigos”, já não satisfazem muitos por não haver o aspecto “novidade” envolvido. Afinal, não tem como se mostrar um guitarrista antenado e postar uma foto no instagram com pedais lançados há 15 anos atrás, certo?

Dito isto, decidi fazer uma lista com 5 ótimos overdrives que foram esquecidos pelos guitarristas. E quando eu me refiro a esquecimento, é pela observação e pesquisa, onde notei que esses pedais são pouco vistos nos PEDALBOARDS atualmente (especialmente em comparação com tempos atrás). É óbvio que vários músicos lembram, dos pedais. Aí vai aparecer um abençoado pra dizer: “Mas eu ainda uso esse pedal!” Ótimo. Mas muita gente já usou e não usa mais. Essa é a intenção aqui, certo? Outro detalhe é que não teremos pedais da BOSS na lista. Acho que para os pedais da BOSS vale um artigo separado.

Tudo claro? Vamos à lista!

 

Fulltone Fulldrive 2

Olha, se vocês imaginassem o perrengue que era pra conseguir um pedal desses… O Fulldrive 2 era objeto de desejo de 9 entre 10 guitarristas. Era o início da popularização do mercado de “Pedais de Boutique” e a idéia de ter um TS modificado com um booster integrado atiçava muita gente. E a verdade é que ele ainda é um pedal bem legal!

 

Xotic AC Booster

Pra mim, o AC Booster foi o pedal que popularizou essa onda de “overdrives transparentes”. Foi uma febre junto com os dois outros pedais da Xotic e apesar de não ser mais produzido, ainda é bem fácil de encontrá-lo no mercado.

Barber Electronics Direct Drive

Eu escolho o Direct Drive, que foi o pedal da Barber que estourou por aqui, mas vários outros do mesmo fabricante poderiam estar nessa lista. Esse pedal foi muito utilizado por aqui, sendo ótimo para trabalhar como overdrive de primeiro estágio! O Fabricante continua produzindo o modelo que agora está na sua versão 4!

 

Voodoo Lab Sparkle Drive 

O Sparkle Drive é outro pedal variante do TS que fez bastante sucesso por aí. Ele oferece um ótimo recurso que  é o de misturar o timbre limpo com o sujo, adicionando ainda mais versatilidade a um timbre bem conhecido. Ainda continua sendo produzido pela Voodoo Lab.

Z.Vex Box of Rock

Você deve estar pensando: “Mas o Box of Rock não é um pedal de distorção?”. Sim e não. Você pode obter ótimos timbres de distorção com ele (especialmente quando associado ao booster) mas também pode ober ótimos timbres de overdrive de alto ou baixo ganhos. Com a proliferação de “Marshalls in a Box” no mercado, ele acabou meio esquecido, mas continua sendo uma ótima opção para quem busca esse tipo de sonoridade.

 

1 Comment

  1. Roger Guita disse:

    Sou músico a mais de 25 anos e nunca ouvi falar de nenhum destes pedais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *