Promoção Pedais & Efeitos/Wampler Brasil!
14 de junho de 2012PedalPro System!
18 de junho de 2012Entrevista: Buffalo Audio!
Continuando nossa série de entrevistas, conversamos com mais um fabricante “hermano”. A Buffalo Audio vem se destacando por fabricar pedais de Drive/Distortion com excelente qualidade. Quem conhece atesta. Confira o papo que tivemos com o gente boa Oli Martin, criador da marca!
Pedais & Efeitos: Como surgiu a Buffalo Audio?
Oli Martin: Como muitos outros fabricantes, eu começei construindo clones para mim. Sou um grande fã de pedais vintage e eles são uma raridade aqui na Argentina. Quando você encontra um para venda normalmente são muito caros! Então eu aprendi a construí-los para que pudesse utilizá-los tocando ao vivo.
Depois de construir alguns efeitos, me senti confortável o suficiente para começar a modificar os clones ajustando-os para o meu gosto pessoal e, quando eles começaram a substituir alguns pedais bem caros que eu tive na minha pedaleira eu comecei a pensar sobre a construção de uns poucos pedais para tentar vendê-los.
Pedais & Efeitos: Quais as dificuldades que enfrentaram no início?
Oli Martin: Tecnicamente falando, foi difícil conseguir algumas peças feitas em pequenas quantidades. Eu queria ser o mais profissional possível na escolha dos componentes para os pedais, mas quando você tem para construir as Placas ou os caixas por exemplo, você tem que encomendar um monte deles e foi um monte de dinheiro para iniciar o negócio. Felizmente tudo correu bem.
Pedais & Efeitos: Como é feito o processo de pesquisa e desenvolvimento dos pedais? Vocês começam do zero ou se baseiam em algum esquema já existente?
Oli Martin: Eu só construo circuitos analógicos, tudo aqui é feito à mão por mim ou por Nacho que começou a trabalhar na BFFA um ano atrás, ninguém mais está envolvido. Infelizmente, eu trabalho com a tecnologia quase obsoleta, não há muita inovação nesta área nos dias de hoje e criar algo completamente novo com ele pode ser quase impossível, mas eu não construo clones. Eu escolho algum circuito existente como base por onde começar, mas eu executo várias modificações e combinações de circuitos para fazê-lo soar como minha cabeça me diz que deveria. Às vezes este processo dura uma semana e às vezes leva vários meses, mas é a parte divertida do trabalho com pedais. Minha idéia é que você não consiga obter com o pedal original os timbres parecidos com o pedal que eu criei e também não consiga os timbres do pedal original com um pedal da BFFA.
Pedais & Efeitos: Você poderia nos falar um pouco dos modelos fabricados pela Buffalo? Quais as características principais de cada um?
Oli Martin: Eu construo, principalmente o que eu gosto de chamar de Pedais ¨Dirt ¨(Sujos). Neste momento, existem 4 pedais em produção na BFFA: O White Pony, o Black Pony, o 66 e o Pistolero.
Ambos os “Pony” são pedais de Overdrive. , eles têm algumas diferenças como a forma como cada um gerencia o ganho ou se são transparentes ou se adicionam um pouco médios ao seu som, mas no final tudo depende do que você está planejando fazer com cada pedal. Eles são desenhados para funcionar perfeitamente em conjunto, utilizando o White Pony como Drive principal e o Black Pony como um booster para quando você precisa para se destacar para um riff ou um solo, mas é tudo questão de gosto pessoal.
O ’66 é um pedal de distorção, que começou com um pedido de um amigo que precisava de um que soasse como um amplificador distorcido. Eu não queria construir uma outra Distorção com um voicing Marshall, então eu me concentrei em outro clássico britânico, VOX, e o 66 é o que veio depois de algumas experiências. É baseado em um estágio de potência Vox AC30.
E por último mas não menos importante, o Pistolero, é uma unidade de Fuzz de silício, porém com “twist”. Tem um controle “Focus” que permite gerenciar a definição do fuzz, fazendo-o soar clássico, mas quando você começar a brincar com ele você pode obter um som totalmente novo impressionante com “velcro” e timbres lo-fi.
Pedais & Efeitos: Qual o pedal campeão de vendas da Buffalo?
Oli Martin: O White Pony é o meu pedal mais vendido no momento, embora o 66 esteja realmente recuperando o atraso. Mas como foi o primeiro pedal que eu lançei há um monte de White Ponys por aí.
Pedais & Efeitos: E na sua opinião, qual o melhor pedal fabricado pela Buffalo?
Oli Martin: Eu realmente gosto do White Pony, eu tenho dois deles no meu pedalboard!(rs). É um grande overdrive, todos deveriam testá-lo.
Pedais & Efeitos: Tem algum pedal, de outro fabricante, que você gostaria de ter desenvolvido e lançado? Qual?
Oli Martin: Da Argentina eu amo o Coyote tremolo/ pan da Dedalo fx. Eu adoraria tê-lo em BFFA. Do resto do mundo, se me é permitido sonhar, eu escolheria o Fulltone TTE (Tube Tape Echo) É uma beleza totalmente criada, embora não seja exatamente um pedal, eu não posso imaginar desenvolver algo parecido com isso aqui, principalmente por causa da as peças que são impossíveis de construir / chegar até aqui.
Pedais & Efeitos: Vocês começaram a vender no Brasil. Já receberam algum feedback dos guitarristas daqui?
Oli Martin: Infelizmente ninguém me escreveu para dizer-me se gostaram do pedal ou não. Eu acho que pode ser por causa da língua, mas eu adoraria ouvir as opiniões, tudo me ajuda a melhorar.
Pedais & Efeitos: Existe algum novo pedal em Desenvolvimento? Caso exista, qual é? e qual a previsão de lançamento?
Oli Martin: Agora eu estou trabalhando em 6 pedais diferentes mas todos eles são protótipos. Creio que apenas 2 deles vão vingar. O próximo pedal previsto para lançamento, que já está 90% concluído, é um outro OD, mas com um pouco de um “sabor fuzz” acrescido. Ele se chamará Pony Zombie e deve estar disponível para o público em aproximadamente dois meses.
Pedais & Efeitos: Agora o espaço é seu. Deixe um recado para os nossos leitores!
Oli Martin: Eu gostaria de agradecer a todos por separar um tempo para ler a entrevista e a você em particular por ela. É maravilhoso ter esse tipo de espaço para promover o que eu amo fazer. Muito obrigado
Para conhecer mais sobre a Buffalo Audio, acessem http://www.buffaloaudio.com.ar/
E também em inglês!
Pedais & Efeitos: How did the Buffalo Audio?
Oli Martin: Like many other brands I started building some clones for myself. I´m a big fan of vintage units and those efects are quite a rarity here in Argentina, when you find one for sale they are usually VERY expensive so I learned how to build them in order to be able to use them to play live. After building a few effects I felt comfortable enough to start modifying those clones adjusting them to my personal taste and when they started replacing some expensive pedals i had on my pedalboard I sarted to think about building a few pedals and trying to sell them.
Pedais & Efeitos: What are the difficulties they faced at the beginning?
Oli Martin: Technically speaking it was hard to get some parts done in small quantities. I wanted to be as professional as possible when choosing the components for the pedals, but when you have to build the PCB´s or the enclosures for example you have to order a lot of them and it was a lot of money to start the business. Fortunatelly everything went ok.
Pedais & Efeitos: How is the process of research and development of the pedals? You”start from scratch” or based on some scheme already exists?
Oli Martin: I only build analog circuits, everything here is handmade by me or by Nacho that started working at BFFA a year ago, no one else is involved. Unfortunatelly, I work with almost obsolete technology, there´s not a lot of inovation on this field nowadays and creating something completely new with it can be nearly impossible, but I don´t build clones. I choose some existing circuit as a base from where to start but I perform lots of mods and circuit combinations to get it to sund as my head tells me it should. Sometimes this process last a week and sometimes it takes several months, but it´s the funiest part of working with FX´s. My idea is that you can´t get the original pedal to sound like the one I´ve built and that you can´t get the original´s tone from the BFFA pedal.
Pedais & Efeitos: Could you tell us a little of the models manufactured by Buffalo? What are the main characteristics of each?
Oli Martin: I Build mainly what I like to call ¨dirt¨ pedals. Right now there are 4 pedals in production at BFFA, the White Pony, the Black Pony, The ´66 and the Pistolero.
Both Ponys are overdrive pedals, they have some diferences like how each one manages the gain or if they´re transparent or if they add a ittle mids to your sound but at the end it all depends on what are you planing to do with each pedal. They are designes to work perfectly toghether using the White Pony as an always on pedal and the Black Pony as a boost for when you need to stand out for a riff or a solo, but it´s all a mater of personal taste.
The ´66 it´s a distortion pedal, it begun as as request from a friend who needed an amp like distortion. I didn´t want to build another Marshall like distortion pedal so I focused on the other British classic, VOX, and the 66 is what came after some experimets. It´s based on a Vox AC30 tube power stage.
And last but not least the Pistolero, It´s a vintage silicon fuzz unit but with a twist. It has a focus control which lets you manage the definition of the fuzz so it can ve very old school, but once you start messing with it you can get a whole new awesome sound with velcro fuzz and low fi sounds.
Pedais & Efeitos: What is the best-selling pedal of Buffalo?
Oli Martin: The White Pony is my best selling pedal right now, although the ´66 is realy cathing up. But as it was the first pedal I´ve released there are a lot of White Ponys out there.
Pedais & Efeitos: And in your opinion, what is the best pedal manufactured by Buffalo?
Oli Martin: I realy like the White Pony, I have two of them on my pedalboard jajaja it´s a great overdrive everyone should at least try it.
Pedais & Efeitos: Is there a pedal, another manufacturer, you would like to havedeveloped and released? What?
Oli Martin: From Argentina I love Dedalo fx´s Coyote stereo tremolo/pan I´d love to have it on BFFA. From the rest of the world If I´m allowed to dream I´d choose fulltone TTE (tube tape echo) It´s a beautyfully made efect although not exactly a stompbox, I can´t imagine developing something like that here mainly because of the parts that are impossible to build/get here.
Pedais & Efeitos: You started to sell in Brazil. Already received some feedback from guitarists here?
Oli Martin: Unfortunatelly no one wrote me to tell me if they liked the pedal or not. I think it might be because of the language but I´d love to hear the opinions, everything helps me to improve.
Pedais & Efeitos: Is there a new pedal in Development? If yes, what is it? and what isexpected to launch?
Oli Martin: Right now I´m working on 6 diferent pedals but they are all prototypes I believe only 2 of them will make it out of the lab. The next pedal to launch that´s already 90% finished it´s another OD but with a little fuzz flavor added, it´s called Zombie Pony and It should be out to the public in aproximately two months.
Pedais & Efeitos: Now the space is yours. Leave a message for our readers!
Oli Martin: I´d like to thank everyone for taking the time to read the interview and you in particular for it. It´s wonderful to have this kind of space to promote what I love doing. Thanks a lot.