Moon Op Amp Fuzz
27 de abril de 2022
Review: Multiverse Modulated Delay Velouria FX
29 de abril de 2022
Moon Op Amp Fuzz
27 de abril de 2022
Review: Multiverse Modulated Delay Velouria FX
29 de abril de 2022

Novidade da Moll!

A Moll anunciou uma nova linha de pedais e o primeiro modelo dessa linha!

“A Molll Audio Devices apresenta uma nova linha de pedais: a Reactive FX.

Com um visual pra lá de colorido, remetendo às embalagens de balinha e sabão em pó, os efeitos reativos propõem uma relação direta entre o controle do pedal e a dinâmica do usuário para criação de sons interativos e reações sarapintadas.

O primeiro pedal a entrar na linha será o Reacto, um tremolo analógico com opção de sonoridades clássicas como do bias tremolo e do harmonic tremolo.

Já pensaram como seria para controlar os parâmetros de seus efeitos só pela sua dinâmica, sem precisar mexer em um botão ou um pedal de expressão?
Com os efeitos reativos da molll é possível controlar os pedais pela pegada e expressão manual do usuário. Seja com uma palhetada, um dedilhado ou uma batida que você dê no instrumento, a reação do pedal vai surtir efeito e moldar o seu som com muita dinâmica e personalidade.

O que são os efeitos reativos?
Os pedais reativos fazem o uso do envelope follower para controlar certos parâmetros do efeito. Imaginem o envelope filter, que controla a frequência do filtro pela dinâmica do usuário, só que controlando outros parâmetros. Assim, pela intensidade e pegada que você toca no instrumento, é possível moldar o som de maneiras que vão além de controles populares como o pedal de expressão e o tap tempo. Por exemplo, no Reacto, é possível controlar o Rate (velocidade da modulação) com a intensidade do envelope. Dessa maneira, a dinâmica do instrumentista controla diretamente as rapidez do tremolo, criando uma relação entre partes leves e intensas da música com modulações mais lentas e rápidas do efeito.

Os pedais Reactive FX vão estar disponíveis a partir do segundo semestre de 2022.”

E qual é o primeiro modelo? É o REACTO!

“O Reacto é um pedal de tremolo com sonoridades clássicas e funções nada convencionais. 

Com circuito totalmente analógico, o Reacto recria os sons do bias tremolo e do harmonic tremolo. Enquanto o tremolo de bias é normalmente associado aos primeiros efeitos de tremolo em equipamentos valvulados, o tremolo harmônico foi primeiramente utilizado nos amplificadores da Fender no início dos anos 60. O que distingue o harmonic tremolo dos demais em sua categoria de efeitos é o fato dele adicionar um sinal invertido e filtrado em relação ao sinal original do instrumento. O resultado é uma modulação com interação de fase que remete a efeitos como o phaser. No Reacto, é possível utilizar a modulação do bias tremolo e introduzir o som do tremolo harmônico. 

Controles: 
DEPTH – Profundidade da modulação
RATE – Velocidade da modulação
MOD – Intensidade do tremolo harmônico
REACT – Sensibilidade do envelope
VOLUME – Ganho geral do pedal 
Chave de três posições – Seleção de controle do envelope, podendo ser desligado na posição do meio. 

Controle interno (trimpot):
Ramp up/down – Tempo de resposta do envelope.
* Oferecemos uma modificação para transferir o controle de ramp up/down para a parte externa (na lateral direita do pedal). 

O que torna o Reacto um tremolo nada convencional é o uso do envelope follower para controlar suas funções. Por meio do knob REACT, o usuário deve ajustar a sensibilidade de entrada no pedal para acionar o envelope que, por sua vez, controla os parâmetros de DEPTH ou RATE pela intensidade e dinâmica que o usuário toca em seu instrumento. Uma chave seleciona qual dos parâmetros o envelope vai controlar e, se desejado, é possível desligá-lo com a chave na posição do meio. Com a chave na posição inferior, o RATE (velocidade) do tremolo vai reagir proporcionalmente à intensidade que entra no pedal, ou seja, quanto mais intensa é a dinâmica do usuário, mais rápido será a velocidade da modulação. Com a chave na posição superior e o knob MOD no mínimo, o DEPTH (profundidade) do tremolo vai reagir inversamente à intensidade que entra no pedal, ou seja, quando mais intensa é a dinâmica do usuário, menos aparente será o efeito do tremolo. No entanto, é possível usar essa função de outra maneira como, por exemplo, com o knob de MOD depois da posição do meio-dia, deixando o harmonic tremolo mais evidente e alternando entre bias e harmonic tremolo por meio do envelope. Nessa configuração, quanto mais intensa é dinâmica do usuário, menor será o efeito do harmonic tremolo. 

Como todo tremolo, o Reacto modula o volume do sinal e é comum que muita intensidade na modulação (DEPTH) diminua o volume geral de seu instrumento. No entanto, o Reacto possui um booster interno para compensar a perda de volume do tremolo. O controle VOLUME compensa o ganho e pode empurrar amplificadores e outros efeitos se o usuário desejar usar o pedal como booster.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349