Novidades Landscape!
março 7, 2012
Fuhrmann apresenta mais novidades!
março 12, 2012

E o novo BOG está chegando…

A Deep Trip vai aos poucos divulgando um pouco as suas novidades. Dessa vez foi divulgado um vídeo do novo BOG(ainda sem a arte/caixa definitiva)

Conversamos com o homem por trás da marca, Du Menegozzo, que nos falou sobre as novidades:

“O BOG sempre foi o nosso modelo mais popular e eu acho que a nova versão vai agradar ainda mais. O circuito foi inteiramente redesenhado do zero, tendo como referências de timbre não apenas o BOG antigo, mas uma coleção grande de pedais de fuzz do mundo todo, incluindo algumas unidades vintage originais de época e outras raridades de fabricação mais recente. Gastei muito tímpano e queimei muita válvula fazendo dezenas de variações do BOG, testando uma a uma lado a lado com os itens da coleção, começando tudo de novo e retomando versões anteriores. Isso levou meses, mas valeu muito a pena!
Finalmente libertamos os usuários de fuzz da chatice de ter que usar o pedal em primeiro na cadeia de efeitos, de ter que evitar outros pedais com buffers, de não poder usar um wah-wah antes do fuzz e todos esses problemas técnicos do circuito original do Fuzz Face. O BOG é 100% imune a tudo isso, entregando uma variedade enorme de timbres vintage e modernos, flertando com o calor do germânio e a agressividade do silício, sempre com uma resposta dinâmica fora de série! Na Deep Trip, a principal exigência é sempre que o pedal responda plenamente ao guitarrista, se tornando agressivo com palhetadas vigorosas, acalmando com toques mais delicados nas cordas e trazendo timbres mais limpos e claros quando se abaixa o volume da guitarra. O controle tem que estar todo nas mãos!

A principal novidade visível no painel é o novo controle de frequências agudas batizado de HIGHS, que foi desenvolvido e cuidadosamente ajustado pra quando se quiser arredondar as típicas pontas afiadas do fuzz, maaaaas sem jamais descaracterizar o efeito (o que eu acho o principal desafio de ajustar agudos de fuzz). Os apreciadores do fuzz mais radical vão gostar de ajustá-lo todo pro lado “bright”, a turma fã de germânio vai ficar no meio termo e o pessoal que quer arredondar de vez vai baixar todo até o extremo “smooth”.
Nosso controle de graves, que antes era a chave VOICE, agora pode ser dosado com o controle LOWS. No sentido anti-horário ele traz graves bem cheios e soltos, bem ao estilo tradicional do fuzz face; mas girando pro sentido horário os graves vão ficando mais secos e firmes (quem acha que não gosta de fuzz vai amar isso), até o extremo “tight” que tira a ênfase dos graves e joga para os médios, destacando o ataque e a palhetada. Esse corte nos graves aumenta ainda mais a resposta dinâmica do pedal, então existe uma infinidade de timbres diferentes pra se achar ajustando o controle LOWS em conjunto com o controle de volume do instrumento.
Os controles de VOLUME e FUZZ continuam sendo semelhantes aos tradicionais, mas o segundo agora é bem mais útil em regulagens mais baixas, pois ele mantém o brilho e a definição, não fica xoxo ou abafado demais. O controle do centro, que chamávamos de MOOD, passou a se chamar BIAS pois ficou centrado na função de ajustar a alimentação do transistor: na região do meio estão os timbres mais tradicionais, no mínimo o pedal fica com decaimento esquisitão e um “gate” comendo o sustain (a turma alternativa adora isso) e no máximo chegam a sair sons com uma oitava acima! Esse é o controle que leva mais tempo pra explorar, cada guitarrista vai encontrando a posição preferida, mas o meio é um bom começo. O que ficou mais fácil no BIAS é que ele não mexe no volume final como o MOOD, então você pode até usar ajustes diferentes pra cada música em um show sem nenhuma dificuldade!

Acho que são essas as principais novidades do novo BOG. A previsão de lançamento é ainda para o primeiro semestre de 2012, daqui a um ou dois meses. No momento estamos fazendo as primeiras carcaças e ajustando os últimos detalhes de construção. Logo mais ele tá por aí pelo mundo!

 

 

pee
pee

1 Comentário

  1. Junior disse:

    Um desses vem fácil pra cá quando for lançado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *