
School Lunch Multi-Effect
25 de agosto de 2025
Amp Academy Stomp
1 de setembro de 2025Review: ’77 Fuzz Lite Supercool Pedals

Acabamento/Construção/Embalagem
A Supercool Pedals é um fabricante canadense com uma linha de pedais que tem uma proposta de acabamento bem diferente do que se vê por aí. A escolha começa com o nome do pedal e a referência óbvia na arte. As referências são diversas e no caso do ’77 Fuzz Lite é uma referência a uma antiga marca de cigarros (Só faltou o camelo para ficar mais óbvio…). O acabamento é muito bem feito e o pedal possui um visual bem legal e com uma proposta diferente de outros fabricantes do mercado.
A construção da Supercool é bem eficiente, com uma placa muito bem montada e organizada, se utilizando de bons componentes. Dentro do pedal você vai encontrar um dip switch responsável por alterar a clipagem do pedal. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal. A fonte de alimentação fica na frente do pedal e ele deve ser alimentado por fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria.
A embalagem da empresa é no padrão “caixa de papelão branca com adesivos” que é tão comum no mercado, mas o bom mesmo te espera quando você abre a caixa. Cada pedal da SuperCool vem embalado em um saquinho personalizado de acordo com o modelo. Cada pedal tem o seu próprio. Além disso acompanham o pedal na caixa bótom, adesivo, palheta e chaveiro, além de um manual pequeno, mas muito bem diagramado e com ótimas informações sobre o pedal. Um trabalho de dar gosto!
Timbres
O ’77 Fuzz Lite é um circuito de fuzz baseado em um amplificador operacional duplo, muito popular na década de 70, quando engenheiros e técnicos buscavam substituir transistores instáveis e não muito confiáveis pela nova tecnologia de circuitos integrados. O Resultado? Um fuzz extremamente estável e confiável que pode ser posicionado em qualquer ligar na sua cadeia de sinal, entregando timbres ben saturados e com uma característica bem peculiar nas frequências médias que o diferencia de outrs pedais da mesma categoria. Para quem ainda não descobriu, estou me referindo ao Big Muff, que é a base do som do pedal que estamos avaliando.
Eu gostei muito do controle Smoke no ’77 Fuzz Lite. É um controle de tonalidade mais versátil e amigável do que se está acostumado a encontrar nesse tipo de circuito e ele passeia entre filtros passa-alta e passa-baixa , o que gera um booster bem interessante e musical nos médios. Isso abre muitas possibilidades de utilização desse pedal, o que não é muito comum em circuutos do tipo “Muff”. Sons quentes e agressivos são a tônica desse pedal e mesmo em quantidades modestas de ganho ele soa enorme. Pude testá-lo em diferentes guitarras e o resultado sempre foi muito satisfatório. Não é o pedal mais versátil do mundo mas os timbres que estão nele são muito satisfatórios.
O controle Tar é responsável pelo nível de ganho, sustain e também pelo nível de compressão do timbre. Não espere uma variação enorme de possibilidades aqui. Ela existe mas não é como se você vá transformar o seu ‘77 Fuzz Lite em um overdrive. Em compensação, as toneladas de ganho e sustain estão garantidas! O pedal ainda possui um interessante dip switch interno. Você pode alterar a clipagem do pedal tornando-a assimétrica resultando num timbre mais “gated” e com aquelas falhas de som similares a um controle de bias fraco, fornecendo pouca voltagem ao transistor. Isso é legal porque é possível mudar bem a característica do pedal!
Eu poderia escrever muitas linhas sobre o ’77 Fuzz Lite mas ele, na sua essência, é mais um ótimo pedal de Muff. O controle Smoke é uma grata surpresa trazendo médios mais do que bem vindos a esse tipo de sonoridade e ampliando as possibilidades de utilização do pedal. Se você já gosta e utiliza esse tipo de timbre no seu som, vai adorar o pedal. Mas se não gosta, não é ele que vai fazer a sua cabeça e gosto mudarem (apesar desses médios fazerem uma diferença considerável no resultado final). O ’77 Fuzz Lite não apresenta muito em inovação mas acrescenta muito em diversão!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O ’77 Fuzz Lite é um pedal muito simples de operar e entender. Quem já conhece bem pedais de Muff vai se surpreender com o alcance do controle de tonalidade(Smoke) e do quão útil ele pode se tornar para aplicar o pedal em diferentes situações. E se você enjpar do timbre do pedal em algum momento ainda pode recorrer ao dip switch interno para mudar a característica do timbre.
Regulagem Favorita
Tar: 01:00h
Smoke: 01:00h
Level: 01:00h





