Review: Aquarius Delay Joyo

Nyle Compressor
19 de julho de 2019
Kangra Filter Fuzz
23 de julho de 2019
Nyle Compressor
19 de julho de 2019
Kangra Filter Fuzz
23 de julho de 2019

Review: Aquarius Delay Joyo

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A nova série “R” da Joyo realmente veio para mudar e elevar o conceito sobre a marca, já que apresenta um visual diferenciado. O pedal é muito bem pintado num bonito tom de azul e os knobs prateados oferecem um ar de sofisticação e modernidade. Os led’s nas extremidades chamam bastante a atenção e são sincronizados de acordo com o tempo do delay. Olhando de longe o Aquarius parece uma nave espacial!

A construção referente aos itens na parte externa é bem robusta. Jacks e pots são de boa qualidade e a caixa parece pronta para durar bastante tempo. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação fica na “frente”do pedal, que pode ser alimentado através de fonte padrão, 9v. Eu ainda não encontrei a forma ideal de abrir o pedal por conta dos led’s, mas assim que conseguir, atualizo esse texto informando sobre a construção da placa e componentes.

A embalagem é bem charmosa fazendo jus ao visual do pedal. Vem com a parte da tampa bem protegida por uma espuma na parte interior e o pedal fica muito bem acondicionado na caixa, embalado num plástico. Acompanha o pedal apenas uns pezinhos de borracha.O Manual é simples e conciso, mas para um delay com tantas opções, eu gostaria que ele tivesse mais informações sobre os controles e possibilidades, facilitando a vida do músico, especialmente dos mais inexperientes.

Timbres

O Aquarius oferece 8 diferentes tipos de delay mais um looper com capacidade para gravação de até 5 minutos. Obviamente se trata de um delay digital, mas em todos os seus 8 modos ele soou muito bem, inclusive nas configurações referentes a sonoridades analógicas. Outro detalhe bem interessante nesse pedal é que o looper e o delay podem ser usados simultaneamente! Legal, né!? Além dos tipos de delay mais conhecidos como tape, analog e digital, o Aquarius oferece novas possibilidades como Low Bit e Galaxy.

Dá para definir o Aquarius como um canivete suíço. Os 8 modos de delay oferecem possibilidades variadas e bem interessantes que ajudam o pedal a se ajustar a diferentes necessidades. O pedal é digital e os 8 modos que ele oferece oferecem sonoridades com características distintas e bem musicais. Os modos analógico e tape echo tem aquele decaimento característicos desses tipos de delay e mesmo não sendo tão orgânicos como os originais, funcionam bem. O mesmo vale para o modo de delay com modulação, que adiciona um bonito chorus nas repetições mas soa um pouco artificial. Por outro lado eu adorei o modo reverse. É o tipo de efeito que não se encontra tão fácil em outros modelos e as possibilidades são bem divertidas! Especialmente quando unimos à facilidade do tap tempo do pedal, que amplia e muito as viagens sonoras proporcionadas pelo Aquarius. Aliás, o tap tempo é uma das melhores funções do pedal. Fácil de usar e bastante útil sem ser necessário um outro footswitch.

O looper também é uma ótima ferramente e tem capacidade para armazenar até 5 minutos de gravação e a grande sacada é que pode ser utilizado em conjunto com delay. Então você pode criar umas camadas super diferentes com o reverse delay para uma música específica e acrescentar outras camadas por cima da gravação! E você pode acionar o looper girando o knob de modos até a opção ou acioná-lo apenas apertando um botão específico (que é para utilizá-lo em conjunto com o modo do delay selecionado no knob). No modo looper os controles assumem outras funções, então é possível controlar o “tone” da gravação, deixando-a com um som mais aberto ou fechado ou até adicionar modulação.

Sem dúvida alguma o Aquarius é um baita pedal e uma ótima ferramenta para se ter por perto. Se você tem um pedalboard compacto e precisa de um delay com múltiplas funções, certamente deve levá-lo em consideração como um ótimo candidato. E se você trabalha com mais de um delay e quer uma segunda opções que tenha tap tempo, ele também pode ser uma opção bem válida. O Aquarius veio para ficar e se torna uma opção bem bacana a ser considerada para quem gosta e procura “multidelays” sem ter que assaltar um banco para isso.

 

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Normalmente ter tantas possibilidades numa caixa de tamanho “normal” torna a experiência um pouco confusa, já que para tantas possibilidades seriam necessários (teoricamente) muitos controles. O Aquarius tenta manter as coisas num nível simples e fácil de usar. Os três controles tradicionais de delay estão lá e o controle para os modos é bem simples de operar. Além disso a possibilidade de usar o looper com o delay acionado é ótimo para criar bases, texturas e para praticar. Escolha o seu modo favorito e comece a tocar!

Regulagem Favorita

Level: 12:00h

Feedback: 10:00h

Time: 11:00h

Modo: Reverse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *