Review: Cloak Catalinbread Effects

The Duelist 2022
24 de fevereiro de 2022
Boneyard Fuzz
2 de março de 2022
The Duelist 2022
24 de fevereiro de 2022
Boneyard Fuzz
2 de março de 2022

Review: Cloak Catalinbread Effects

Acabamento/Construção/Embalagem

A Catalinbread se tornou um dos principais nomes do mercado a alguns anos atrás e depois de passar por algumas mudanças de comando, está de volta com tudo. O Cloak é o primeiro pedal dessa nova fase da empresa que eu tenho a possibilidade de conhecer e é muito bom perceber que o alto padrão permanece o mesmo. A arte do pedal é muito bonita e o acabamento é impecável como sempre foi um padrão da empresa. Minha única ressalva fica para os nomes de cada knob, que se confundem com a arte e ficam impossíveis de se ler à distância.

A construção também possui um ótimo padrão, com uma placa muito bem montada e soldada, utilizando-se de ótimos componentes. Vale ressaltar que existem dois controles internos no Cloak: Um é o controle de ganho e outro define se o pedal trabalhará com ou sem buffer (Buffered bypass ou True bypass). Os jacks de entrada e sáida de áudio ficam nas laterais do pedal e a entrada para fonte de alimentação fica logo abaixo do jack de saída de áudio. Ele pode ser alimentado através de fonte padrão (centro negativo) de 9v ou 18v.

As embalagens da Catalinbread são das mais bonitas e chamativas do mercado. A caixa é extremamente colorida mas não é das mais firmes. O pedal vem bem fixado dentro da caixa, que possui um tipo de “berço” para acomodar bem o pedal. Ele vem embalado num saquinho de pano com a logo da empresa e com dois lindos adesivos, um com a arte do pedal e outro com a logo da empresa.

Timbres

Pedais de reverb tem adquirido uma importância cada vez maior em pedalboards de guitarristas pelo mundo afora. Em músicas e estilos que requerem boas doses de ambiência e “espacialidade” eles são fundamentais e o Cloak é uma opção bem interessante para os amantes do efeito. Ele é um reverb estilo “room” que também possui a função de shimmer. Eu diria até que essa (shimmer) é a função principal do pedal, apesar de tê-lo utilizado bastante na função de room.  E funciona muito bem em ambas as situações. Eu já mencionei que, para mim, não faria muito sentido ter apenas um pedal de shimmer no board, mas com a opção de utilizá-lo também de outra maneira, as possibilidades se ampliam, tornando o pedal mais interessante (pelo menos pra mim).

O Cloak é um pedal muito bem desenhado e desenvolvido pela Catalinbread, oferecendo ótimos recursos que até me fizeram utilizar mais shimmer do que de costume. Mas vamos começar pelo Room reverb, que possui um controle em que você pode definir o “tamanho da sala”, proporcionando desde reverbs curtos, com baixa profundidade até reverbs longos, se aproximando de reverbs tipo “hall” (com o knob “room” no máximo), tudo isso com ótimas clareza, difusão e profundidade, criando ambiências muito musicais. Só com a abrangência do knob room dá pra se divertir bastante! O controle shimmer define a quantidade de “oitavas” que você pode acrescentar ao sinal e combinado com o knob room oferece muitas possibilidades. Um filtro passa-baixa especialmente projetado atua e suaviza os harmônicos antes que eles fiquem fora de controle e destruam o caminho do sinal.

Aliás, os controles do Cloak são extremamente úteis nessa busca por diferentes timbres. O knob Mix, que define a quantidade de reverb no sinal pode ser utilizado até para fazer com que o pedal trabalhe com um swell permanente, proporcionando sonoridades bem legais. Outro knob bem útil é o Hi-Cut que é responsável por cortar harmônicos de ordem superior do sinal para suavizar as bordas em configurações de shimmer mais altas. Sabe aqueles agudos que as vezes soam um pouco irritantes demais em pedais desse tipo? Aqui você pode controlá-los e criar até ambiências bem mais escuras e fechadas do que normalmente se esperam de um pedal com esse efeito. Com esse pedal você é capaz de criar uma cauda bem longa de reverberação, mas com o controle Mix deixá-la bem ao fundo, o que oferece uma profundidade bem interessante ao timbre.

O Cloak não é um pedal de reverb revolucionário, mas tudo o que ele faz é de maneira extremamente competente e musical. Com alguns recursos que ajudam a trazer uma personalidade bem própria dele, é uma ótima opção para quem gosta de criar paisagens e ambiências sonoras, de maneira simples, com um pedal compacto. Se você não gosta de shimmers, ele faz um ótimo trabalho com as sonoridades de “Room Reverb”. Mas se você gosta, a diversão está garantida!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar de possuir poucos controles e ser de fácil operação o Cloak oferece recursos bem interessantes que merecem uma exploração mais profunda. A interação entre os controles é bem interessante e resulta em inúmeras possibilidades. Explore bastante as combinações dos controles shimmer e room size e pode abusar do controle de hi-cut para criar texturas mais fechadas e sombrias. O controle de mix pode criar um swell bem musical e interessante. A chave é explorar todos os controles para encontrar o timbre que mais lhe agrada!

Regulagem Favorita

Room Size: 5:00h

Hi-Cut: 2:00h

Mix: 12:00h

Shimmer: 3:00h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349