Review: Ekoverb Flamma Innovation

Feed Me Mk3
17 de fevereiro de 2022
Impulse TR Loader
21 de fevereiro de 2022
Feed Me Mk3
17 de fevereiro de 2022
Impulse TR Loader
21 de fevereiro de 2022

Review: Ekoverb Flamma Innovation

Acabamento/Construção/Embalagem

A Flamma Innovation é um fabricante que vem conquistando um espaço até surpreendente dentro do mercado.  A empresa possui um padrão de acabamento sólido, com um trabalho muito bem executado. O Ekoverb é pintado na cor vermelha, com os knobs pretos e mesmo com a quantidade de knobs e chaves possui uma boa visualização de todos os controles.

A construção também é bem sólida, com um padrão muito bem estabelecido de placa e componentes. Dentro de uma escala industrial, não esperaria algo diferente. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal com o Ekoverb oferecendo entrada e saída estéreo. O pedal deve ser alimentado por uma fonte de 9v, centro negativo que ofereça pelo menos 300mA, conforme especificação do fabricante, o que limita a utilização do pedal a uma fonte isolada com uma saída que comporte esse consumo. O pedal é true-bypass e o footswitch de Tap Tempo possui dupla função, que alem de determinar o tempo do delay pode acionar uma função “freeze”. Outro detalhe bem interessante são os led”s ao redor do footswitch indicando que o pedal está ligado.

A embalagem da Flamma é bem funcional, especialmente se pensarmos na escala industrial em que as coisas são produzidas na China. A caixa do pedal em si é toda branca, mas ela vem acompanhada de uma “luva”, onde constam todas as informações necessárias sobre o modelo em questão. Dentro da caixa acompanham o pedal: Um certificado de garantia, um pequeno adesivo e uma versão resumida do manual. Mas se você quiser o manual um pouco mais completo, ele está disponível para download no site do fabricante. Como na maioria dos fabricantes Chineses, a palavra de ordem é funcionalidade.

Timbres

O Ekoverb é um pedal de Delay e Reverb que oferece três combinações de diferente possibilidades desses efeitos que podem ser selecionados através de um switch abaixo dos knobs. As combinações são: Reverse Delay/Swell Reverb, Analog Echo/Reverb Modulado e Analog Delay/Shimmer. Os knobs vão oferecer os ajustes necessários para cada sonoridade e você pode utilizar os efeitos em conjunto ou separadamente. Caso deseje utilizar apenas um dos efeitos, basta zerar o controle de volume que você não deseja utilizar. Os controles do lado esquerdo são responsáveis pelos ajustes do delay, e os do lado direito, pelos ajustes do reverb.

Eu gosto muito da idéia de ter mais de um efeito em um pedal. Para quem gosta de utilizar boards compactos e não gostaria de abrir mão de alguns efeitos/funcionalidades acaba sendo bastante útil. O Ekoverb é uma opção pra lá de interessante nessas situações.  As combinações de delay/reverb que ele oferece são bem musicais e ótimas para quem gosta de criar ambiências e paisagens sonoras. Os reverbs que estão disponíveis no pedal, por exemplo, não são dos mais discretos. Obviamente eles podem ser utilizados de maneira mais contida, mas brilham mesmo criando atmosferas, com caudas longas, seja com ou sem o delay. É claro que ter dois efeitos num pedal compacto trás suas limitações, já que não temos tantos parâmetros de controle, especialmente nos reverbs, onde não é possível controlar a quantidade de modulação no reverb modulado ou as oitavas no shimmer. Mas foi bem interessante ter algumas opções disponíveis, como um shimmer discreto, em conjunto com uma sonoridade de analog delay, por exemplo.

No lado dos delays as coisas são mais simples, já que os controles fundamentais do efeito(volume, tempo e repetições) estão presentes no pedal. As sonoridades de Analog Echo e Analog Delay são praticamente idênticas, com variação no tempo máximo de repetição de cada um. São delays que podem ser usados tranquilamente em qualquer situação ou estilo, o que ainda é facilitado pela presença de um controle de tone, que pode tornar as repetições do analog delay (que normalmente são mais fechadas) um pouco mais claras. Eu sei que não é um efeito tão fácil de se usar, mas achei o reverse delay do Ekoverb divertidíssimo, especialmente quando utilizado em conjunto com o swell reverb. Dá pra criar uns sons bem legais! Outra ferramenta bem legal pra criar essas paisagens sonoras é a função Hold no footswitch de tap, que funciona como um “freeze“, criando um sustain bem longo.

O Ekoverb tem as suas limitações. A ausência de controles mais específicos nos reverbs faz com que a utilização do efeito seja “8 ou 80”. Dois dos delays tem a sonoridade extremamente parecida. Mas isso não estraga a experiência com o pedal. Eu me arrisco a dizer que o Ekoverb já valeria só pelos delays, mas a combinação dos efeitos pode criar timbres bem musicais e interessantes e tudo num único pedal, compacto e com ótimo preço. E ainda possui tap tempo, função hold e entrada E saída estéreo. A Flamma fez um belíssimo trabalho aqui e se você procura um pedal compacto, que te entrege bons sons de reverb E delay, eu recomendo demais que você conheça o Ekoverb.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da grande quantidade de knobs a operação do Ekoverb é relativamente simples. Os controles são separados para delay e reverb e são simples de se utilizar. O desafio e diversão estão em combinar os dois efeitos e encontrar os melhores timbres, definindo o papel de cada um no som. Os controles de volume de cada um serão bem importantes nesse papel, já que você pode optar por destacar mais o delay ou mais o reverb, a gosto do freguês.

Regulagem Favorita

Delay

Level: 10:00h

Time :  1:00h

Tone: 11:30h

Feedback: 2:30h

Reverb

Level:  1:00h

Decay: 12:00h

Tone:  12:00h

Pre-Delay: 07:00h

Mode: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349