Review: Esplora Fuzz AC Noises

Double Dreamer
21 de outubro de 2019
Collider
24 de outubro de 2019
Double Dreamer
21 de outubro de 2019
Collider
24 de outubro de 2019

Review: Esplora Fuzz AC Noises

 

Acabamento/Construção/Embalagem

Esse já é o terceiro review de um pedal da AC Noises que eu faço e o ótimo padrão de acabamento da empresa se mantém. A arte, a pintura e as cores escolhidas formam um belíssimo conjunto o que torna bem fácil a identificação do pedal e por consequência do fabricante, que já criou uma identidade própria mesmo com pouco tempo de mercado. A pintura e a arte são muito bem executadas e as inscrições são pequenas e discretas. É bem legal uma empresa com tão pouco tempo de mercado já ter uma identidade tão bem definida com pedais tão diferentes.

A construção segue o padrão do (ótimo) acabamento e é impecável. A montagem da placa é de dar gosto, do tipo de ficar um tempo olhando os detalhes. Todos os componentes são de boa qualidade. O pedal é true by-pass e pode ser alimentado por fonte padrão 9v (Não há a opção de alimentação por bateria). Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na “frente” do pedal assim como a entrada para alimentação via fonte.

A embalagem é bem simples e não condizia com a beleza do pedal. Isso mesmo, condizia, pois o fabricante atualizou a embalagem recentemente. O pedal vem acondicionado num saquinho de pano e acompanham o mesmo o manual e uma palheta.

Timbres

O Esplora Fuzz tem no seu DNA a clássica sonoridade do Big Muff. Mas com algumas alterações que acrescentam bastante versatilidade ao circuito. Se você já gosta desse tipo de circuito vai se deleitar nesse pedal. E se não achou um circuito com essas características que ainda tivesse lhe agradado, pode dar uma boa olhada nesse pedal, pois as alterações incrementadas pelo fabricante oferecem um novo “frescor” a esse tipo de circuito.

O Esplora tem bastante ganho e sustain. Oferece aquele timbre gordo e cheio amado por tantos guitarristas e o acréscimo de médios é muito bem vindo e facilita muito a vida quando se está tocando com banda. Se você quiser a opção de um timbre de Muff mais tradicional, basta deixar o switch do lado esquerdo posicionado para cima, eliminando o controle de tonalidade e deixando o timbre, inclusive, com bem mais volume . Na posição para baixo ele oferece os médios já citados e bastante úteis.

Falando no controle de Tone, ele tem um alcance bem amplo oferecendo sempre ótimas opções e sendo útil em quase todo o seu curso. O switch da esquerda oferece um boost de agudos quando setado na posição “para baixo”. Também se mostrou bem útil quando fui testar o pedal com guitarras equipadas com captadores do tipo humbucker. Facilita bastante a articulação das notas não permitindo que as mesmas “embolem”. O Esplora funcionou muito bem tanto para acordes cheios e gordos, riffs pesados como também para linhas melódicas repletas de sustain. Impossível não acionar o delay e partir para viagens sonoras repletas de sustain e ganho. O controle de ganho mesmo numa regulagem para baixo ganho, ainda oferece bastante e esse circuito também não é dos melhores para se limpar a saturação no controle de volume da guitarra.

O Esplora Fuzz é uma ótima opção para quem gosta das sonoridades clássicas de um bom Muff, mas gostaria de ter alguns “truques” na manga que oferecessem mais versatilidade ao músico. É possível usá-lo para diferentes estilos e situações e isso se deve às opções acrescentadas pelo fabricante ao circuito. Uma ótima opção para quem gosta desse tipo de sonoridade!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O Esplora é um pedal bem simples de se usar. Os controles são fáceis e graças as possibilidades de equalização que o pedla oferece, é possível adequá-lo para diferentes situações e necessidades. Vale a pena investir um tempo explorando essas combinações e descobrindo todos os (ótimos) timbres que o pedal tem a oferecer.

Regulagem Favorita

Vol: 12:00h

Ton: 13:00h

Gain: 14:00h

Switch (esq):  Baixo

Switch (dir): Cima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *