Review: FC07 Drive Flamma Innovation

Citadel
3 de janeiro de 2023
Formula 51
5 de janeiro de 2023
Citadel
3 de janeiro de 2023
Formula 51
5 de janeiro de 2023

Review: FC07 Drive Flamma Innovation

 

Acabamento/Construção/Embalagem

A série Mini da Flamma Innovation mantém praticamente o mesmo padrão dos seus irmãos maiores. As cores sólidas, os pedais pintados numa única cor e as inscrições bem visíveis são parte da identidade visual do fabricante. No caso do FC07 Drive, a pintura é em amarelo com as inscrições em preto. Obviamente são menos recursos, então o footswitch não tem led nem dupla função como os maiores e não existe a possibilidade de salvar presets. É um trabalho de acabamento simples, mas bem competente, que logo identifica esse FC07 Drive como um pedal da Flamma.

O bom padrão de construção do fabricante também se mantém para a série Mini. A placa é muito bem montada e organizada com componentes que são condizentes com o preço e proposta do pedal. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterais do pedal (o de entrada um pouco acima, devido ao tamanho compacto do pedal) e a entrada para fonte de alimentação fica na parte superior do mesmo. O Drive deve ser alimentado por fonte padrão (centro negativo, 9v) e obviamente não possui opção para alimentação por bateria (o pedal é um pouco maior que uma). O pedal possui um circuito true bypass.

As embalagens da Flamma são bem funcionais, especialmente se pensarmos na escala industrial em que as coisas são produzidas na China. A caixa do pedal em si é toda branca, mas ela vem acompanhada de uma “luva”, onde constam todas as informações necessárias sobre o modelo em questão. Dentro da caixa acompanham o pedal: Um certificado de garantia, um pequeno adesivo e uma versão resumida do manual. Mas se você quiser o manual um pouco mais completo, ele está disponível para download no site do fabricante.

Timbres

É preciso colocar as coisas na perspectivas corretas para que o entendimento sobre cada pedal possa ser o mais claro possível. Assim, as expectativas tendem a se alinhar com a realidade. Eu optei por iniciar dessa maneira essa parte do review pela necessidade que algumas pessoas tem de supervalorizar alguns pedais, especialmente por conta do preço, achando que encontraram um santo graal.  É óbvio que todos queremos gastar o mínimo possível para montarmos um bom setup e termos um bom timbre e existem boas opções para essas necessidades, mas mantendo as expectativas onde devem estar para esse tipo de produto. Dito isso, o FC07 Drive é um pedal competente que pode ser útil em vários pedalboards.

O FC07 trabalha numa região de baixo/médio ganho. Esse ganho pode ser incrementado de acordo com a posição do switch Hot/Warm, que vão oferecer dois níveis de ganho ao pedal. Na posição Warm, o pedal vai oferecer um timbre mais “cremoso”, ótimo para se trabalhar em cima de um outro drive ou com o amplificador já saturando. Também soa bem sozinho para um timbre de “crunch”.

No modo Hot as coisas ficam mais nervosas, com o FC-07 entregando sonoridades mais agressivas, levando o pedal a uma sonoridade de médio ganho, ótimo para solos e passagens com um pouco mais de punch. Ele pode até flertar com uma distorção numa configuração de ganho mais alta, mas isso também trouxe um aumento no noise floor que me incomodou um pouco. O controle de tonalidade possui um alcance limitado, mas também vai entregar boas possibilidades.

Se você está a procura de um drive competente e não pode gastar muito, acho o FC-07 Drive uma possibilidade bem interessante, especialmente para a galera que está começando a tocar agora e está conhecendo os efeitos. Para quem já é experiente e já testou outros pedais de drive, ele não apresenta grandes novidades, mas pode ser interessante caso seja necessário ter um drive como backup ou até num pedalboard bem compacto.

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

O FC-07 Drive é super simples de entender e usar. Com o controle de tone sendo limitado é preciso ficar atento para as frequências do seu instrumento não serem prejudicadas pelo pedal, especialmente as agudas. É um pedal fácil de ajustar e com pouco tempo de uso você será capaz de extrair tudo que ele pode oferecer.

 

Regulagem Favorita

Overdrive: 11:00h

Volume: 2:00h

Tone: 02:30h

Warm/Hot: Hot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349