
Iron Horse v.3
4 de novembro de 2021
Intelligent Harmony Machine
8 de novembro de 2021Review: Fluorescence Shimmer Reverb TC Electronic

Acabamento/Construção/Embalagem
Seguimos nas análises dos pedais dessa linha mais “econômica” da TC Electronic, agora o com o Fluorescence. Ele possui um visual simples, mas sem deixar de manter uma certa identidade visual como os demais pedais da linha. A cor azul com as inscrições na cor cinza oferecem um visual claro e funcional. O Acabamento é muito bem executado, como seria de se esperar de uma empresa
A construção é bem sólida, com uma placa muito bem montada e com bons componentes. O pedal possui uma carcaça de metal e passa uma impressão grande de robustez. O acionamento via “soft switch” dá um toque de modernidade ao pedal. Os jacks de entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação. O pedal pode ser alimentado via fonte, centro negativo, 9v e também possui a opção de ser alimentado por bateria de 9v. O Fluorescence é true-bypass.
A embalagem do Fluorescence é de um azul um pouco mais escuro do que a cor do pedal e com a mesma arte. Achei bem legal. Dentro o pedal vem acondicionado num saco plástico e acompanham certificado de garantia e manual. O manual é pequeno e super simples (quase genérico) e vem com instruções em diversos idiomas. E as instruções se resumem basicamente a como o pedal funciona.
Timbres
O Shimmer é um tipo de reverb que se popularizou bastante nos últimos anos. Então não é de se estranhar que diversas marcas tenham apostado no efeito e lançado suas unidades com esse tipo de som, especialmente nos “multi-reverbs”. Mas e um pedal exclusivamente de Shimmer? Quando eu recebi o Fluorescence devo admitir que me questionei se valeria a pena ter um pedal exclusivamente com esse efeito no pedalboard. Afinal, eu uso pouquíssimo esse tipo de sonoridade. Mas é possível utilizar o pedal, com bons resultados sonoros, no contexto certo.
Se você já gosta desse tipo de reverberação, o Fluorescence vai lhe agradar de cara. Os quatro controles oferecem flexibilidade suficiente para uma boa variação de sons que são bastante úteis na hora de se criar uma boa atmosfera sonora. O knob de reverb pode deixar o efeito soando “por dias”ou deixar uma curta ambiência, quase como uma falha, gerando umas poucas notas. Mas consegui resultados bem interessantes e diferentes com o knob de reverb no mínimo e o knob de mix no máximo. Uma sonoridade meio “glitch lo-fi”. Com maiores quantidades de reverb e o controle de mix numa configuração alta (e somado a um fuzz) fui capaz de produzir timbres gigantes e psicodélicos, que poderiam facilmente ser parte de algum triller de ficção b genérico por aí.
Os controles de Tone e Shimmer interagem bastante entre si e de certa maneira são similares. O controle de Tone vai deixar as oitavas mais brilhantes ou escuras de acordo com o seu posicionamento e o controle de shimmer, de certa maneira, também oferece essa solução. Ele (o knob shimmer) muda a característica do efeito, numa mistura de tonalidade e intensidade. Eu utilizei o Fluorescence para produzir umas atmosferas bem interessantes e explorei bastante o efeito com o controle de mix no máximo, produzindo sons dramáticos e quase catastróficos, onde só escutava o efeito do shimmer.
Sem dúvida alguma o Fluorescence é um pedal divertido, mas se você não curte o efeito, não é esse pedal que vai mudar a sua opinião. É um pedal que também não faz muito sentido (ao vivo, no pedalboard) se usa pouco o efeito, mas que é bem interessante de se ter como apoio. Mas se você gosta do efeito, já tem um reverb mais simples, e que gosta da sonoridade ele, somá-lo ao Fluorescence pode ser uma ótima solução. Se você gosta de explorar reverbs, e gosta de shimmer, vale a pena conhecer essa latinha da TC.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O Fluorescence é um pedal simples de se usar e ainda mais de char bons timbres. O knob Mix terá um papel importante para definir o quanto de shimmer fará parte do seu sinal. O maior desafio do pedal é entender exatamente o que o knob shimmer faz exatamente. Mas a boa notícia é que certamente você vai conseguir extrair bons sons dele.
Regulagem Favorita
Reverb: 3:00h
Mix: 1:00h
Tone: 11:00h
Shimmer: 11:00h