Review: Fugu Dual Analog Chorus Dedalo FX

Lost + Found
8 de agosto de 2025
PMF-8824
12 de agosto de 2025
Lost + Found
8 de agosto de 2025
PMF-8824
12 de agosto de 2025

Review: Fugu Dual Analog Chorus Dedalo FX

Acabamento/Construção/Embalagem

A Dedalo FX é um fabricante argentino que já apareceu por aqui antes e dessa vez vamos analisar um pedal da linha de pedais maiores (com dois footswitches) que é mais tradicional da empresa. O Fugu segue o mesmo design dos outros pedais da empresa, com a variação de cor na parte superior, que no caso desse modelo, é vermelho. Todo o resto do pedal permanece com o acabamento de “caixa crua”. As inscrições do pedal são todas na cor branca (assim como os knobs) o que facilita bastante a visualização dos controles.

A construção do pedal é sólida, com uma placa bem montada e organizada. A placa possui vários trimpots internos, mas sem indicação de que sobre qual parâmetro eles atuariam. Na dúvida, não mexa!  Os jacks para entrada e saída de áudio ficam localizadas na frente do pedal assim como a entrada para fonte de alimentação. O Fugu é true-bypass e consome 75mA. O pedal possui dois footswitchs e 2 controles. Sim, você não leu errado. Os 5 knobs brancos e o curioso controle de tonalidade que fica localizado ao lado da saída de áudio do pedal. Eu já tinha mencionado essa opção do fabricante por controles em formatos “diferentes” no review do D60 e aqui isso se repete.

A embalagem para essa linha de pedais maiores da Dédalo é bem legal. É super colorida com a logo do fabricante estampada na parte superior e a indicação do modelo em um pequeno adesivo em uma das laterais da caixa. Dentro da embalagem o pedal bem embalado eum saco plástico e acomodado em um “berço” de papelão da própria caixa. Uma solução bem interessante e iteligente. Acompanham o pedal um cartão com a logo do fabricante e todas as informações técnicas do pedal e um adesivo com a logo do fabricante.

Timbres

É curioso obervar como o efeito de chorus se tornou um caso de “ame ou odeie”. Tem gente que adora o efeito e faz questão de ter sempre um no seu pedalboard e tem gente que só com a possibilidade de se mencionar o efeito já sai tacando pedras. Eu particularmente não entendo quem não gosta do efeito. Um bom pedal de chorus sendo utilizado com bom gosto é capaz de entregar timbres e texturas muito interessantes e musicais. E o Fugu se encaixa exatamente aqui. É um pedal que oferece recursos bem interessantes para que o músico possa encontrar a melhor maneira de enxaixá-lo no seu som, com o plus de ainda ter um ÓTIMO vibrato.

Ao olhar o pedal você pode dividí-lo em dois visualmente para facilitar a sua operação. No lado esquerdo ficam os controles referentes aos sons de chorus e do lado direito os controles utilizados para as regulagens do vibrato. São controles independentes de velocidade e intensidade para cada oscilador. O controle central com quatro formatos de onda funciona apenas para o vibrato. O Fugu utiliza tecnogia Bucket Brigade (BBD) o que confere um som bem característico ao pedal. Aqui você vai encontrar aquela sonoridade clássica de chorus quente e encorpada que tanta gente gosta. Os controles de Rate e Depth tem um alcance bem interessante o que oferece algumas possibilidades interessantes de timbre. Você pode encontrar algumas sonoridades que remetam a um rotary speaker ou a um flanger, dependendo do ajuste dos controles.

Ao acionar o segundo oscilador (atráves do footswitch Dual) as coisas ficam ainda mais interessantes. Eu sou muito fã do efeito de vibrato e o Fugu é um prato cheio para quem curte essas sonoridades. Com o vibrato acionado, você pode utilizar o controle dual wave, que oferece quatro diferentes tipos de onda para o efeito, ampliando as possibilidades de utilização do efeito. Você pode selecionar uma sonoridade bem Lo-Fi para timbres numa pegada mais old school ou partir para sonoridades bem mais malucas, explorando o controle de rate. Você ainda pode utilizar o footswitch dual para acionar um efeito ramp tanto para o chorus como para o vibrato, e é um recurso muito interessante caso seja necessário criar um efeito temporário ou uma assagem específica durante uma música.

O Fugu é um ótimo pedal de modulação e ter dois diferentes efeitos a apenas “uma pisada” no pedal é uma mão na roda. O chorus vai agradar quem gosta dos timbres mais clássicos do efeito e sua simplicidade vai agradar a quem procura um som mais “pronto” do efeito. O vibrato oferece soluções e variações bem interessantes e musicais e é uma ótima maneira de utilizar modulação no seu pedalboard de uma maneira diferente do usual. O Fugu é uma opção bem legal para quem quer adicionar “cor” ao seu timbre e ter duas opções num único pedal é uma mão na roda!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Os cinco knobs podem assustar um pouco mas o Fugu é um pedal bem simples de se operar e entender. São dois controles par ao chorus e três para o vibrato, sendo basicamente controles de velocidade e profundidade para ambos os efeitos. No caso do vibrato, ainda conta com as quatro possibilidades de formato de onda. A diferença entre essas quatro possibilidades vão se tornar mais evidentes em regulagens maisextremas dos controles, mas cláro que não precisam ser utilizados necessariamente dessa maneira. Serve para você entender como o efeito está soando e tentar descobrir a melhor opção par ao seu som.

Regulagem Favorita

Rate: 12:30h

Depth: 12:30h

Dual Wave: Sine

Wave Rate: 12:00h

Depht Rate: 03:00h

Tone: 12:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *