Artifakt Lo-Fi Elements
1 de julho de 2024Futura v.2!
5 de julho de 2024Review: Fuzz FZ-1W Waza Craft Boss
Acabamento/Construção/Embalagem
A BOSS e suas caixinhas coloridas definiram todo o padrão de uma indústria e seu visual é reconhecido em qualquer pedalboard em todo o planeta. O Fuzz FZ-1W não foge a regra do visual clássico da empresa mas mantém algunas particularidades. A primeira é na pintura do pedal, que possui um aspecto “poroso” tanto no visual quanto ao sentir o pedal nas mãos. É um acabamento que passa a sensação de ser um pouco mais rústico, o que casa perfeitamente com a proposta sonora do pedal. E por pertencer à linha Waza Craft ele possui alguns detalhes, como o nome da linha abaixo da logo do fabricante e a rosca que dá acesso ao compartimento de bateria ser na cor prata.
A BOSS definiu um padrão de construção na indústriae na linha Waza isso é levado ainda mais a sério. Como a linha “premium” na empresa, e fabricado no Japão, a escolha de componentes é ainda mais
Timbres
O projeto do FZ-1W foi concebido após a equipe da BOSS ter trabalhado no audacioso projeto do Tone Bender (numa parceria com a Sola Sound). No processo de pesquisa e testes de diversos transistores, os engenenheiros descobriram possibilidades bem interessantes, que não serviriam para o projeto no qual eles estavam trabalhando, mas que depois se transformou no pedal que hoje estou analisando. É o segundo pedal da série Waza Craft (O primeiro foi o Tone Bender) que não está relacionado a um pedal da BOSS do passado e o primeiro a ser um projeto original.
Se tem um efeito na qual a BOSS nunca conseguiu se destacar é com pedais de Fuzz. Mesmo com o sucesso tardio de pedais como FZ-2 e FZ-3, sempre foi um efeito subestimado pelos guitarristas, passando desapercebido por vários. E agora eles tem um pedal com potencial para mudar isso. Apesar de uma aparência similar, o FZ-1W não é um clone direto do TB-2W. Ele tem as suas próprias características sonoras, apesar de encontrar algumas similaridades com seu irmão mais velho. O FZ-1W é um fuzz de silício, com uma surpreendente versatilidade, graças a amplitude dos controles de ganho e tonalidade. Aqui você vai encontrar a aspereza dos fuzzes clássicos com sonoridades mais modernas de fuzz.
Para mim, o grande diferencial do FZ-1W é o controle de tonalidade, que oferece ao músico a possibilidade de explorar novas texturas, não ficando preso aos timbres (icônicos) da década de 60. Ele não vai soar muito estridente com o controle no máximo (Mesmo com a utilização de guitaras com single-coils) nem muito fechados e abafados na extremidade oposta. O controle Fuzz (ganho) vai ajudar ainda mais a expandir o seu vocabulário sonoro e expandir o alcance do pedal. Você vai encontrar sonoridades bem interessantes em regulagens mais tímidas desse controle, com o pedal flertando com um overdrive com um voicing bem único e característico. Apesar de se tratar de um fuzz de silício, achei que o FZ-1W cumpre um bom papel quando se reduz o volume do instrumento, ampliando suas possibilidades de uso. Você pode ir de um leve crunch (sem perder o DNA do Fuzz) até um som mega pesado apenas trabalhando essa dinâmica no seu instrumento.
O Fuzz FZ-1W é um ótimo ponto de encontro entre as sonoridades vintage da década de 60 e de timbres de fuzz mais modernos, com toda a sua versatilidade e flexibilidade. É um pedal fácil de ajustar a diferentes guitarras e amplificadores, embora não tenha gostado muito de compartilhar o pedalboard junto com meu afinador. Indo além do que fuzzes mais tradicionais podem ir, é uma ótima opção para quem gosta desse tipo de sonoridade e se aventurar em terrítórios novos (mas ainda assim com a sensação de estar pisando em território conhecido). Seja você um especialista em fuzz, ou iniciante querendo iniciar nesse caminho, o FZ-1W é uma belíssima opção!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Com paenas 3 knobs e uma chave, o FZ-1W não vai apresentar qualquer dificuldade de utilização a quem decidir se aventurar com ele. Mas não o subestime. Mesmo com poucos controles ele pode entregar uma variedade bem grande de timbres. Então o ideal é que você invista um bom tempo entendendo o alcance e possibilidades de cada controle para extrair o que o pedla pode fazer de melhor pelo seu som.
Regulagem Favorita
Level: 1:00h
Tone: 12:30h
Fuzz: 16:30h
Mode: M