
ANTI 1992
26 de agosto de 2024
Review: RE-2 Space Echo BOSS
4 de setembro de 2024Review: Fuzz Genetic SVI Sound

Acabamento/Construção/Embalagem
A SVI Sound é uma empresa sediada na Bulgária e capitaneada por um Ucraniano. É uma operação de um homem só que tem por premissa entregar um visual steampunk aos seus pedais, o que torna os pedais da empresa únicos dentro do mercado. O Fuzz Genetic tem um dos visuais mais simples dentro da linha da empresa mas mesmo assim possui idéias bem interessantes e um visual bem classudo. É um pedal bem pequeno de maneira geral e possui orientação horizontal (tal como os Z.Vex). A caixa tem um acabamento “cru” e todas as inscrições estão numa placa que é fixada ao pedal. A escolha dos knobs na cor dourada combina bem com o visual do pedal, mas são um pouco difíceis de Os switches coloridos destoam um pouco do visual geral, mas não chegam a comprometer o resultado final.
O pedal é montada e soldada a mão, com uma placa muito bem organizada e se utilizando de bons componentes. Os jacks de entrada e saída de aúdio ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Fuzz Genetic deve ser alimentado com fonte padrão (centro negativo, 9v, consumo de 22 mA) e não possui a opção de alimentação por bateria. Ele ainda possui dois footswitches e o pedal é truebypass.
A embalagem do fabricante é bem simples. O pedla vem acondicionado numa caixa de papelão pardo, com um adesivo da logo do fabricante na parte superior e a indicação (à mão mesmo) do modelo do pedal em uma das laterais da caixa. Dentro, o pedal vem acompanhado de pézinnhos de borracha e palhetas personallizadas. É uma pena que o pedal não venha acompanhado de um manual bem escrito, já que ele oferece possibilidades muito interessantes de timbre e com controles nem sempre usuais em pedais e fuzz e seria muito útul para o usuário saber exatamente o que está acontecendo.
Timbres
O Fuzz Genetic é um fuzz de germânio cheio de recursos capazes de expandir muito suas possibilidades sonoras. Ele pode entregar desde timbres mais clássicos de fuzz até ir ao território de octave fuzz, entre outros sons. Eu sei que em pedais de fuzz, talvez até mais do que em qualquer outro efeito, a inovação é difícil e por muitas vezes até indesejada, já que você encontra otimos timbres desse tipo de efeito em pedais extremamente simples e fáceis de usar. Entãoesse tipo de pedal deve agradar a galera que é bem mais experiente e viciada em fuzz.
O Fuzz Genetic é realmente um pedal surpreendente, pela quantidade de sons que ele pode oferecer. Ele pode se aproximar de sons mais clássicos de fuzz face em algumas regulagens mas pode, ao girar de um knob, assumir outra característica bem mais extrema. O controle Blend é particularmente interessante (e desafiador). Ele mistura dois fuzzes paralelos. Apesar da idéia parecer interessante devo admitir que ainda não encontrei um ponto ideal para utilizar um dos extremos do controle. O botão Mode muda a fase da mixagem. Então, se a fase for negativa, você terá dois sinais diferentes e quando você misturar meio a meio (posição intermediária do controle de blend), você obterá um segundo harmônico limpo. Oitava acima dos sinais de entrada. Quando o modo estiver ligado, você poderá obter um subharmônico no sinal mixado.
O pedal ainda possui um chave Fat que foi bem interessante de se usar com captadores single coil, porporcionando uma gordura ‘extra” ao timbre do instrumento. O segundo footswitch (Fuzz+) acrescenta mais volume e ganho ao som e dependendo da posição do switch Mode, pode oferecer um som ainda mais pronunciado de oitava, se aproximando de um território synth se for explorado em acordes. Por utilizar transistores de germânio o Fuzz Genetic ainda limpa muito bem com o volume da guitarra, oferecendo a possibilidade de que você tenha a possibilidade de uma variação de ganho enorme, apenas nas suas mãos.
O Fuzz Genetic é um pedal para quem gosta de fuzz e que já tem experiência com o efeito. Ele possui tantas opções que por vezes pode deixar o músico perdido e isso certamente pode ser um argumento contrário a ele, com uma complexidade que normalmente não é comum a pedais de fuzz. Mas se você gosta de explorar sonoridades e texturas e não tem receio de se aventurar em novos territórios é um pedal que vai garantir horas de diversão e ótimos sons.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Para mim, o grande pecado da SVI Sound com relação a esse pedal é não oferecer um manual detalhado com as funções dele. Isso encurtaria bastante a curva de aprendizado do pedal e facilitaria bastante o processo. O Fuzz Genetic não é dos pedais mais intuitivos e para conhecer (e entender) tudo que ele pode oferecer é preciso investir um bom tempo com o pedal. Mas se você também não quiser investir esse tempo nesse processo de aprendizado, coloca tudo no meio dia e vai com tudo que o pedal vai te entregar ótimos sons.
Regulagem Favorita
Volume: 01:00h
Tone: 01:00h
Mode: Off (para cima)
Blend: 12:00h
Fat: Off
Fuzz: 3:00h