Review: Gentlemen Analog Gain Stack Neural Devices

Clean Boost
2 de fevereiro de 2023
Cloudburst
6 de fevereiro de 2023
Clean Boost
2 de fevereiro de 2023
Cloudburst
6 de fevereiro de 2023

Review: Gentlemen Analog Gain Stack Neural Devices

Acabamento/Construção/Embalagem

Eu conheci a Neural Devices pelo Instagram e o interesse pelos pedais da empresa foi imediato. O visual dos pedais é muito legal com uma arte simples mas uma ótima escolhe de cores e knobs. O Gentlemen oferece um visual meio retrô em suas cores tom pastel. A pintura é muito bem feita e as inscrições (que são na cor preta) são bem visíveis e fáceis de identificar.

A construção segue o (ótimo) padrão do acabamento. O pedal possui uma placa muito bem montada e organizada, com bons componentes  sendo utilizados na montagem do pedal. Os jacks de entrada e saída ficam na frente do pedal, assim como a entrada para fonte de alimentação. O Gentlemen deve ser alimentado por fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui a opção de alimentação por bateria.

A embalagem da Neural é simples naquele padrão “caixa branca carimbada” tão comum nesse mercado. Dentro, acompanha apenas uma folha com informações sobre o pedal, que eu inclusive creio que poderia conter mais informações e ser um pouco mais completa.

 

Timbres

O Gentlemen é um overdrive de baixo/médio baseado no Marshall Bluesbreaker, mas entregando um pouco mais e indo um pouco além de outros pedais com a mesma topologia. A primeira diferença é que aqui nós encontramos também um booster de 20dB, que pode ser utilizado em conjunto com o drive ou de maneira independente. É um booster com muito volume e que graças a uma micro chave localizada entre os dois footswitches você pode definir se quer que ele atue antes ou depois do drive. Só isso já é uma ferramenta bem interessante.

A equalização do pedal foi uma característica que me chamou bastante a atenção, já que num primeiro momento achei o pedal com um timbre bem aberto e com agudos proeminentes além do meu gosto pessoal. O Gentlemen possui três controles para ajustes de equalização: Bass, Treble e Air (Que funciona como um tipo de Presence). Com single coils tive que girar bastante os botões para encontrar um timbre que me agradasse e se adequasse ao meu setup sem ficar com um brilho excessivo, mas também sem matar as frequências agudas tão importantes para o instrumento. Entender o controle AIr e a sua interação com os outros dois controles de equalização foi fundamental para encontrar o equlíbrio que eu estava buscando.

Nas guitarras com humbuckers, pelo menos para mim, o pedal soou bem muito mais rápido. O brilho que era excessivo nos singles trouxe uma característica diferente aos captadores duplos, acrescentando bastante ao som. Nessa configuração fui capaz de colocar mais brilho e retirar um pouco dos graves conseguindo ótimos timbres. Utilizei o Gentlemen tanto na função de primeiro como de segundo estágio e ele se saiu bem em ambas. Dá até pra flertar com sonoridades com mais ganho ao utilizar o booster em conjunto. A chave de clipagem é outro fator que acrescenta um pouco mais de versatilidade ao pedal, com suas três possibilidades, sendo a clipagem de Ge a mais diferente delas. O que eu acho que ficou meio “perdido”dentro do projeto foi o switch gain, que oferece três diferentes níveis, mas que raramente eu precisei alterar.

O Gentlemen é um overdrive cheio de recursos interessantes e pela quantidade desses recursos tendo em consideração o seu tamanho compacto, pode facilmente se tornar uma peça chave dentro do seu pedalboard. Ele pode cumprir diferentes funções com bastante qualidade, entregando ótimos timbres de overdrive. Vale a pena conhecer!

Facilidade de Usar/Achar bons timbres

Apesar da quantidade de knobs e chaves, o Gentlemen é um overdrive relativamente simples de se operar. Mas eu recomendo que você experimente bastante todas as combinações e possibilidades que ele oferece, pois esse tempo fará uma grande diferença no entendimento sobre o pedal e a sua capacidade de extrair o que ele pode oferecer de melhor. Das opções de clipagem as regulagens de equalização, tente de tudo!

Regulagem Favorita

Bass: 1:00h

Air: 10:00h

Treble: 12:00h

Boost: 10:00h

Vol: 1:00h

Drive: 1:00h

Clip: Direita

Gain: Meio

B>A/A>B: A>B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/peda8333/public_html/wp-includes/functions.php on line 5349