
Airstrip
21 de janeiro de 2025
Novo Guitars e Fano Guitars anunciam fusão!
23 de janeiro de 2025Review: Gritador Browne Amps

Acabamento/Construção/Embalagem
O visual dos pedais da Browne Amps já são fácilemnte reconhecíveis mundo a fora devido ao sucesso que os pedais do fabricante tem alcançado. O Gritador é pintado na cor verde, possui as inscrições dos seus controles na cor preta e tem a característica “plaquinha informativa” que todos os pedais da empresa possuem. Nessa placa constam o nome do fabricante, o nome do modelo (num tamanho maior) a versão e o número de série. Uma solução simples mas que acabou criando uma identidade visual própria do fabricante.
A construção do pedal é bem sólida, com uma placa bem montada, se utilizando de bons componentes. Nenhuma surpresa até aqui. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam nas laterias do pedal e a entrada para alimentação do pedla fica na frente. O pedal deve ser alimentado com fonte padrão (9v, centro negativo) e não possui opção para alimentação por bateria. O Gritador possui uma chave de acionamento do tipo silenciosa, “soft-switch”.
A embalagem do fabricante segue o padrão “caixa de papelão branca adesivada”. A embalagem possui identificação tanto na parte de cima como em uma das laterais, identificando o fabricante e o modelo a que se refere. Dentro da caixa, o pedal vem embalado dentro de um saco de pano e acompanham adesivo, palheta e um manual super simples mas que explica bem todas as possibilidades do pedal. Tudo de muito bom gosto e de acordo com a proposta do pedal e do fabricante.
Timbres
O Gritador tem no seu DNA (e como inspiração) o som do clássico Tube Screamer. Até aí, seria mais um entre centenas de pedais no mercado carregando essa mesma característica, certo? Mas existiu uma real preocupação do fabricante em encontrar o seu próprio caminho e identidade, sem perder as referências clássicas. Isso não é tão fácil de fazer, já que o TS é um pedal com uma “personalidade” muito forte, com seus médios tão presentes e característicos. Mas posso aformar que a Browne entregou um bom produto como resultado final.
A principal característica, que também é a diferença do Gritador para outros pedais com o mesmo DNA, está nas frequências graves que ele é capaz de entregar. Elas estão muito presentes e ajudam o pedal a trilhar um caminho um pouco diferente ao de outros pedais baseados no TS. Esse “corpo” oferecido pelo pedal fez com que ele casasse perfeitamente em guitarras equipadas com captadores single. Foi de longe a minha combinação favorita com o pedal. Com humbuckers é preciso ter mais cuidado, especialmente se você utilizar o pedal com mais ganho, já que o timbre pode adquirir uma sonoridade bem suja que flerta com uma característica “fuzzy”.
A minha utilização favorita do Gritador foi com o pedal regulado em baixo ganho. Ele oferece uma dinâmica muito interessante e interage muito bem com outros pedais de saturação. Inclusive trabalha muito bem como booster para empurrar outro pedal de saturação ou amplificador valvulado. Mas você pode trabalhar com ele exercendo qualquer papel de overdrive dentro do seu pedalboard que ele vai entregar um bom resultado. Inclusive vale ressaltar que ele oferece bastante ganho, chegando a flertar com uma distorção em regulagens mais extremas. O controle Tone tem um alcance bem interessante, sendo musical e útil em todo o seu curso. Testei o pedal tanto com minha Fender American Traditional (com captação Customy Pickups) como com minha TLK HH da Latone e ele se soou muito bem com ambas as guitarras.
De maneira geral o Gritador é um pedal de overdrive bem útil. Ele pode ser utilizado em diferentes funções e não será um problema utilizá-lo em conjunto com outros pedais. Não é um pedal que vai revolucionar o seu som, mas pode ser uma ferramenta importante e bem competente dentro de qualquer pedalboard. Se você gosta da sonoridade do Tube Screamer mas gostaria de experimentar algo novo sem abandonar totalmente as caracteristicas que o tornaram um clássico, o Gritador é uma ótime pedida!
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
Apesar dos poucos controles, você pode encontrar vários timbres interessantes no Gritador. São apenas três controles, mas que permitem ao guitarrista uma variedade até que interessante de sonoridades, especialmente na variação do controle de ganho. Você pode utilizá-lo em diferentes funções no seu pedalboard e ele vai cumprir muito bem o papel que lhe for determinado.
Regulagem Favorita
Level: 01:00h
Tone: 01:00h
Drive: 09:00h