Enigmatic ’82 Overdrive Special Amp
1 de outubro de 2024WA-C1 Chorus
3 de outubro de 2024Review: Groovy Wizard Kittycaster FX
Acabamento/Construção/Embalagem
A Kittycaster FX é uma empresa relativamente recente no mercado, mas que já chegou mostrando que não está para brincadeira! Começando pela caixa customizada (com um formato e tamanho diferentes do “tradicional”) e uma arte psicodélica que tem tudo a ver com a proposta da empresa. O Groovy Wizard possui as cores roxa e preta que formam um ótimo conjunto com a cor (alumínio) da caixa. A decisão de deixar o nome dos controles fora da arte principal foi um acerto, e a escolha de knobs diferentes que ajudam a complementar o ótimo (e único) visual do pedal.
A construção do pedal é bastante sólida com uma placa muito bem montada e organizada. Os jacks para entrada e saída de áudio ficam na frente do pedal, assim como a entrada pra fonte de alimentação. O Groovy Wizard pode ser alimentado com 9V ou 18V se utilizando fonte padrão (centro negativo) ou a opção de alimentação por duas baterias de 9 voltas, que inclusive são personalizadas e enviadas pelo fabricante em conjunto com o pedal. O tamanho é um pouco maior que o “normal” o que me agrada bastante, particularmente. A caixa inclinada num estilo que lembra os antigos Tone Benders também é um destaque.
No quesito embalagem/apresentação do produto a Kittycaster FX arrebenta. Eles tem, na minha opinião, a melhor entrega do mercado na atualidade. Tudo que acompanha o pedal é muito bem pensado e casa muito bem com o conceito da marca. Desde o manual (muito bem escrito e ilustrado) até a bandana que envolve o pedal (Nas cores e com a logo da empresa) tudo é de muita qualidade. Além disso, dentro da caixa acompanham adesivos, e um porta palhetas (contendo quatro palhetas) em formato de chaveiro com a logo da empresa, além das duas baterias que eu citei acima. Para você ter uma idéia do nível de detalhe, o pedal vem montado com quatro pés de borracha para que não deslize no chão. A empresa envia junto com o pedal quatro parafusos para facilitar a vida do músico caso ele opte pela utilização de velcro. Muito acima da média!
Timbres
O Groovy Wizard é um fuzz híbrido que se utiliza de dois transistores, sendo um de silício e outro de germânio. A idéia do fabricante com isso foi tornar o circuito o mais versátil o possível, com uma sensibilidade maior ao toque. E na minha singela opinião, eles acertaram na mosca. Além disso o pedal possui algumas “modernidades” como trabalhar bem com outros pedais com buffer antes dele sem problemas e o fato de poder ser alimentado em 18V, o que pra mim fez uma diferença ENORME no resultado sonoro final, ampliando o headroom e a dinâmica oferecidas pelo pedal.
A primeira coisa que eu gostaria de destacar no Groovy Wizard é de como ele soou muito bem em todas as guitarras que eu utilizei. Ele respondeu muito bem com Singles, Humbuckers, P-90, Lipsticks… E isso com a ajuda dos seus controles que tem um alcance muito interessante (menos um, que eu menciono daqui a pouco). Em termos de dinâmica o pedal reage muito bem tanto a intensidade do ataque da palheta como ao volume da guitarra, o que permite que você passe rapidamente de um timbre poderoso de fuzz a quase um booster crunch, por exemplo. Com o controle de ganho ao meio-dia o pedal se comporta num delicioso meio-termo entre fuzz e overdrive. Ele entrega uma textura um pouco mais granulada de fuzz mas sem os graves exagerados de um e com a quantidade de ganho de um overdrive de segundo estágio. Isso sem considerar as dinâmicas de palheta e volume que eu mencionei anteriormente.
No quesito equalização o Grovvy Wizard possui dois controles: Contour e Presence. O controle presence atua nas frequências mais altas na saída, entregando brilho e uma “mordida” bem característica ao pedal. Já o controle contour molda o grave antes de atingir o circuito de fuzz, mantendo as coisas mais apertadas ou adicionando circunferência. Eu achei a atuação desse controle um pouco mais limitada, especialmente quando o pedal está sendo alimentado por 9v. Por falar nisso… Alterar a voltagem desse pedal para 18v é como abrir a caixa de pandora. Você passa a ter um alcance muito maior do controle de ganho e também da dinâmica do pedal. Os controles de tone atuam de maneira mais efetiva e uma transparência ainda maior, transformando essa transição de fuzz para overdrive mais suave.
Que BAITA pedal é esse Groovy Wizard! É um dos fuzzes mais dinâmicos em que eu já toquei e utilizá-lo sendo alimentado em 18v amplia e muito a percepção sobr eo pedal. É impressionante como tudo soa melhor e mais claro. Esse é o tipo de fizz que tem o poder de agradar quem torce o nariz para esse tipo de saturação. Por sua versatilidade, dinâmica e facilidade de utilização, é uma ferramneta que pode estar presente em qualquer pedalboard.
Facilidade de Usar/Achar bons timbres
O Groovy Wizard é um pedal bem simples de entender e rapidamente você vai encontrar ótimos timbres. É muito legal a experiência de testar o pedal em diferentes voltagens (segundo o fabricante, o pedal vai funcionar em qualquer voltagem entre 5v e 18v) e ver as nuances que isso vai te oferecer.
Regulagem Favorita
Volume: 01:00h
Gain: 03:00h
Presence: 02:00h
Contour: 12:00h